22 de abril de 2013

Pedrinho escreve sobre o viveiro do eixo Vila do Conde - Caxinas - Póvoa

 Crónica de Pedrinho ao Mais Futebol, sobre as suas origens, e o número de jogadores formados no eixo Vila do Conde - Caxinas - Póvoa de Varzim.

 «Um bem haja a todos os leitores do Maisfutebol,

 Hoje venho escrever sobre um assunto que me orgulha bastante: as minhas origens e o número de jogadores formados no eixo Vila do Conde - Caxinas - Póvoa de Varzim.

 Posso enumerar um número interminável de nomes de jogadores de futebol formados na minha região, muitos que vi jogar enquanto jovem e admirava, outros que vi crescer e que me enchem de orgulho. Ao colocar aqui alguns nomes vou obviamente ser injusto com outros mas há obviamente jogadores que não posso negligenciar, que elevaram o nome desta região ao terem as quinas ao peito sendo os casos de André, Paulinho Santos, Bruno Alves, Hélder Postiga, Fábio Coentrão e Neto.

 Podemos dizer que este eixo do qual sou originário não é apenas conhecido pela pesca mas também pela sua aptidão futebolística. Eu, como muitos outros, comecei a jogar a bola na rua com os amigos, talvez por não termos consolas na altura, assim a paixão pelo desporto-rei foi crescendo, e como muitos outros fui recrutado para jogar no Varzim.

 É certo que as condições económicas neste momento obrigam os clubes a apostar na formação e ainda bem para os jovens portugueses, mas a verdade é que nem sempre foi assim, e muitos jovens de valor não chegaram aos seniores.

 Falando particularmente do meu clube de formação (Varzim S.C.), vejo que as condições estão bastante melhores do que no meu tempo, e isso deixa-me muito contente, visto que é o próprio clube que vai tirar rendimentos desse mesmo investimento.

 Quando me formei treinavam três escalões sobre o mesmo campo pelado, mas apesar disso nada nos desmotivava pois a paixão pelo jogo era maior. Um dos motivos pelo elevado número de jogadores de futebol nesta zona é, em minha opinião, que estes jogadores aprendem rapidamente o que é ter amor a camisola e vontade de vencer, somos pois jogadores que se distinguem por terem uma raça e vontade invulgares, que nunca viram a cara à luta.

 Esse fator, aliado a uma qualidade técnica acima da média bem potenciada pelas equipas técnicas levam a que muitos jovens cheguem a fazer carreira no futebol português. Lembro-me do célebre jogo da Taça de Portugal entre Varzim e o Benfica (2-1) em que terminámos o jogo com 10 jogadores que eram originários da formação do clube.

 Mas como vivemos num viveiro de talentos futebolísticos , espero num futuro próximo ter muito mais jogadores originários desta zona, pois muitos jovens já frequentam as seleções nacionais e espero que continuem a trabalhar arduamente para que tenham um futuro risonho.

 Um abraço et à bientôt...

 Pedrinho»

Sem comentários: