4 de agosto de 2010

Glórias do Passado - FESTAS

Festas - um dos mais excêntricos jogadores portugueses entre a década de 70 e 80.
Ao longo da sua carreira representou também, como futebolista, clubes como o Varzim SC, Guimarães, Sporting CP, SC Braga, SC Salgueiros, alem do Leça FC e a Académica de Coimbra nos escalões de formação.

Chegou a ser internacional português nas camadas jovens mas também representou a Selecção Nacional “A” onde completou 4 internacionalizações. Depois de futebolista tornou-se treinador de futebol e nessas funções não perdeu a sua originalidade nos métodos utilizados.

Natural de Vila do Conde, Fernando António de Carvalho Festas, nasceu no dia 12 de Junho de 1956. O futebolista Festas, oficialmente, começou a jogar no escalão de juvenis do Leça FC na temporada de 1971/72.

No percurso de formação regista-se ainda uma passagem efémera pela Académica de Coimbra como júnior. Foi porem no Leça FC – clube ao qual retornou depois da passagem pelos estudantes de Coimbra – que o jovem Festas completou a sua formação como futebolista.

É no Varzim SC que surgirá, todavia, no mais alto patamar do futebol português. Ingressa na equipa poveira no início da época de 1975/76 para jogar a 2ª Divisão Nacional, Zona Norte, e ao vencer essa competição, conseguiu assim subir ao primeiro escalão do futebol nacional.

(Equipa do Varzim SC na decada de 70)


(Festas no Varzim SC)

Vai estrear-se na 1ª Divisão Nacional na temporada de 1976/77, portanto, ao serviço do Varzim SC. Durante esta época, a equipa varzinista, comandada por António Teixeira, foi uma das grandes sensações da principal competição portuguesa, classificando-se no 7º lugar da tabela geral.

Festas, jogando como defesa central ou médio defensivo, foi sempre uma das primeiras opções, jogando um total de 19 jogos no Campeonato Nacional da 1ª Divisão, sem marcar, contudo, qualquer golo.

(O defesa Festas observa atento a entrada do seu companheiro varzinista)

(Jogo frente ao Sporting CP na época de 1976/77)

(Festas no Varzim SC na época de 1976/77)

(Festas no centro da defesa do Varzim SC)

Na época seguinte de 1977/78 a equipa do Varzim SC voltou a realizar uma temporada tranquila, embora, sem o fulgor evidenciado na edição anterior do Campeonato Nacional da 1ª Divisão.

O Varzim SC terminou no 10º lugar da classificação geral enquanto o jovem Festas teve uma participação muito activa na equipa, com um total de 21 jogos no escalão maior. A sua polivalência na zona defensiva era, naturalmente, bastante útil à equipa.


(Equipa do Varzim SC na temporada de 1977/78)


(Festas no Varzim SC na época de 1977/78)

(Festas lesionado é carregado pelos companheiros para fora do campo)


(No Varzim SC na época de 1977/78)


(Em acção em jogo entre o Varzim SC e o SC Braga)

Seguiu-se mais uma fantástica temporada da equipa poveira no Campeonato Nacional da 1ª Divisão da época de 1978/79. Ainda sob a alçada técnica do português António Teixeira, o Varzim SC alcançou agora a proeza de terminar a principal competição nacional no 5º lugar da classificação geral.

Desta feita, o jovem Festas, jogando, sobretudo, como defesa central, foi, praticamente, sempre utilizado e muitas vezes titular na equipa do Varzim SC. Jogou 24 jogos no nacional maior, sem ter conseguido ainda, até aquele momento, marcar qualquer golo na competição.


(Plantel do Varzim SC na época de 1978/79)


(Festas no Varzim SC)


(O jogador Festas com um companheiro de defesa no Varzim SC)


(O jovem Festas no Varzim SC)


(Ao serviço do Varzim SC na decada de 70)


Entrevista a Eduardo Esteves(Sexta-Feira)- 22:00h aqui no Blog(Rádio Onda Viva):

1 comentário:

Duarte Cruz disse...

A 7ª pessoa que entrevistei foi o Nuno Gomes.

Excerto da entrevista:

"Esta época surgiu a oportunidade de regressares ao Varzim ?

Sim, após falar com algumas pessoas do Clube, surgiu essa hipótese de empréstimo por parte da União de Leiria.
Mas pela situação económica do clube e pelas intenções do presidente do União de Leiria, não houve hipótese de eu ir para o Varzim."

Leia mais e comente no blog: http://ultras-varzim08.blogspot.com/