10 de julho de 2010

Glórias do Passado - Lúcio

Lúcio foi inegavelmente um dos bons guarda-redes portugueses na sua época, atingido assinalável notoriedade, pese embora o facto de nunca ter jogado num clube de grande dimensão. Também por isso, as qualidades deste guardião português, que atravessou toda a década de 80 são de facto de assinalar, pois actuando em clubes como Leixões SC, Varzim SC e FC Tirsense, conseguiu, mesmo assim, chegar às selecções nacionais, sendo, durante algum tempo, regularmente convocado, representando Selecção Nacional Olímpica e, por uma vez, a principal Selecção de Portugal.

Eduardo Lúcio Esteves Pereira nasceu no dia 1 de Setembro de 1954 em Leça da Palmeira na cidade de Matosinhos. Evidenciou-se na posição de guarda-redes e surge integrado no plantel principal do clube da sua cidade, o Leixões SC, em meados da década de 70.

Ingressou no Varzim SC do primeiro escalão do futebol português na temporada de 1982/83, pela mão do treinador José Torres. Permanece 6 anos consecutivos ao serviço dos varzinistas, integrando as equipas dos anos de ouro da equipa Poveira. Lúcio é, naturalmente, um dos nomes grandes da história do nosso clube.

Logo na sua primeira época no Varzim SC, em 1982/83, Lúcio é totalista da equipa no Campeonato Nacional da 1ª Divisão, não dando chances a qualquer um dos guarda-redes integrantes do plantel.

(Lúcio no Varzim SC na época de 1982/83)

(Varzim SC na decada de 80)

(Lúcio no Varzim SC na temporada de 1982/83)


(Varzim SC na época de 1982/83)
.
É totalista também no Campeonato Nacional da 1ª Divisão da época seguinte de 1983/84 e praticamente sempre titular na baliza do Varzim SC na temporada de 1984/85, aqui treinado por um antigo companheiro de equipa, o vimaranense José Alberto Torres, mas onde a equipa varzinista não conseguiu, porem, atingir o objectivo da manutenção no primeiro escalão do futebol português. Lúcio, apesar de tudo, foi o melhor jogador do Varzim SC no Campeonato Nacional da 1ª Divisão.

Joga na 2ª Divisão Nacional na temporada de 1985/86 ao serviço do Varzim SC, mas de forma efémera, pois logo nessa época a equipa poveira consegue o regresso à 1ª Divisão Nacional.


(Varzim SC na decada de 80)

(Lúcio no Varzim SC na temporada de 1983/84)

(Varzim SC na época de 1983/84)

(Caricatura de Lúcio)

(Varzim SC na época de 1983/84)

(O guarda redes Lúcio no Varzim SC)

(No Varzim SC na época de 1983/84)
.

(Sob o relvado do Estádio da Povoa de Varzim)


(Varzim SC na época de 1984/85)

(Lúcio no Varzim SC)

(Lúcio)


(Varzim SC na época de 1984/85)

(Lúcio no Varzim SC na época de 1984/85)

Nas épocas de 1986/87 e 1987/88 o Varzim SC disputa o Campeonato Nacional da 1ª Divisão, liderado por Henrique Calisto. Sobretudo na primeira destas temporadas a equipa do Varzim SC foi destaque na competição, com um futebol de invulgar espectacularidade e com um guarda-redes praticamente intransponível.

Lúcio defrontou dezenas de vezes o Vitoria SC, ao serviço do Leixões SC, do Varzim SC ou no FC Tirsense, quer em jogos oficiais quer em jogos particulares, de onde se destaca, naturalmente, as partidas disputadas entre os vimaranenses e os varzinistas no Torneio de Verão da Povoa do Varzim.


(Varzim SC na época de 1986/87)

(Lúcio no Varzim SC)

(Varzim SC na temporada de 1986/87)

Revelou-se sempre um grande obstáculo nos jogos com o Vitoria SC. Destaquemos o confronto realizado entre Varzim SC e o Vitoria SC na 3ª jornada do Campeonato Nacional da 1ª Divisão da temporada de 1986/87. Nessa partida o resultado cifrou-se num empate a 1-1, em grande medida devido à actuação de Lúcio, que impediu vezes sem conta o golo à equipa do Vitoria SC.

O jogo realizou-se no Estádio do Varzim sob arbitragem de Veiga Trigo da A.F. Beja em pleno verão do ano de 1986. A equipa do Varzim SC alinhou com a seguinte formação: Lúcio na baliza; uma defesa composta por Vitoriano, Brito, Quim e Lito; um meio campo com José Maria, Soares, Miranda e Manuelzinho e, no ataque, Vata e Lufemba, as coqueluches da equipa.
.
O Vitoria SC, treinado por Marinho Peres, apresentou na baliza o guarda-redes Jesus; a defesa com Costeado, Miguel, Nené e Carvalho. O meio campo foi composto por Nascimento, N´Dinga e Adão e, no ataque, Paulinho Cascavel, Ademir e Roldão.

(Lúcio no Varzim SC em 1986/87)

(Varzim SC na época de 1986/87)

(Lúcio no Varzim SC)

Foi um bom espectáculo de futebol, sem grande qualidade técnica é verdade, mas bem disputado e combativo. Na primeira parte o Vitoria SC dominou completamente o encontro dispondo de varias oportunidades de golo, teimosamente negadas pelas majestosas intervenções de Lúcio, o guarda-redes poveiro.
.
Na segunda metade o Varzim SC adiantou-se no marcador um pouco contra a corrente do jogo. Após um deficiente lançamento de linha lateral pelo vitoriano Carvalho, o médio do Varzim SC Miranda cruzou para a área onde surgiu Manuelzinho a rematar para a defesa incompleta de Jesus e na recarga Lufemba a facturar.


(Varzim SC na época de 1986/87)

O Vitoria SC foi em busca do golo da igualdade, que surgiu poucos minutos depois, por intermédio de N´Dinga a responder eficientemente a um cruzamento de Adão. A partir de então o Vitoria SC tentou adiantar-se no marcador, dispondo de três soberanas ocasiões para conseguir, todas elas através de Paulinho Cascavel.

Em duas dessas oportunidades foi o guarda-redes varzinista Lúcio que evitou o golo ao avançado brasileiro do Vitoria SC e a última, foi o poste da baliza, que rechaçou um colocado remate de Paulinho Cascavel na cobrança de um livre frontal à baliza do Varzim SC.


(Varzim SC na temporada de 1986/87)
(Lúcio no Varzim SC)

Brilhante 7º lugar a classificação do Varzim SC na época de 1986/87, altura em que Lúcio era presença assídua nos trabalhos da Selecção Nacional. Nesta altura, era o suplente na Selecção Nacional do guarda-redes vitoriano Jesus.

Concretizou a sua 1ª e única internacionalização pela selecção principal portuguesa no dia 5 de Dezembro de 1987, no mítico Estádio de San Siro na cidade de Milão. Portugal defrontava a congénere italiana num desafio importante para o apuramento para o Euro 88.

O titular dessa partida na baliza da selecção lusa foi o vitoriano Jesus. Ocorre que este sofreu uma lesão impeditiva de continuar em campo e nesta altura é substituído por Lúcio que defende praticamente todo o encontro.

Portugal, treinado naquela altura por Juca encontrava-se bastante fragilizado pelos castigos impostos aos melhores jogadores portugueses por causa do caso Saltilho. Acabou derrotado por 3-0, com os golos, sofridos por Lúcio, apontados por Vialli, Giannini e De Agostini.

(Varzim SC na época de 1987/88)


(Lúcio em caricatura)

A época de 1987/88 foi a ultima temporada de Lúcio ao serviço do Varzim SC, colocando assim ponto final a uma ligação de seis anos. Nessa época o Varzim SC voltou a não conseguir a manutenção, sobretudo após a debandada dos melhores jogares no final da temporada anterior. Nesta ultima época, Lúcio voltou a ser totalista no Campeonato Nacional da 1ª Divisão na baliza da equipa poveira.
.
(Lúcio no Varzim SC na época de 1987/88)

1 comentário:

Alberto disse...

Lamentavelmente, noto, que o texto e as imagens que constam deste post foram retiradas sem qualquer autorização do blogue "Glórias do Passado".

Na verdade, não importo nada que outros blogues, sites da internet, mesmo que ligados a outros clubes recolham o material e os textos que são publicados no blogue "Glórias do Passado".

Mas fazê-lo, sem qualquer indicação à sua origem ou com um simples link a redirecionar para o post original é ilegítimo e manifestamente criticável.

Alberto de Castro Abreu