4 de janeiro de 2012

O jogo da subida: Varzim S.C/União da Madeira (85/86)

Varzim S.C 2 x 1 União da Madeira (1985/1986)




Nas imagens:
- Lídio Marques levantado em ombros pela massa associativa.
- Um dos dois golos que ditaram a subida de Divisão.

Lito Milhazes: Foi um dos melhores momentos que eu vivi no Varzim, no dia do jogo estava uma chuva intensa e um vento forte, estávamos fortemente confiantes que iamos ganhar o jogo, estávamos a jogar muito bem, muito fortes fisicamente e moralmente, tinhamos uma grande equipa. Com a chegada do Prof. Henrique Calisto ficamos praticamente uma equipa imbatível a todos os niveis, só a vitoria nos interessava, o empate chegava para o União. Jogamos a 1ª parte contra o vento e a chuva, estavam perto de 10 mil pessoas, com as condições do tempo, é um recorde de assistência nunca visto. 4 poveiros na equipa e acabámos com 6 poveiros mais 2 no banco. Na 1ª parte tentamos pressionar o União, estava difícil devido ao mau tempo, ao intervalo estava 0-0.
No começo da 2ª parte marcamos o primeiro golo, uma explosão de alegria, o estádio parecia que vinha abaixo, deu-nos uma grande confiança, passado um minuto sofremos o empate, não sentimos o golo e continuamos com o nosso futebol e confiantes na vitoria, sempre a pressionar e tranquilos, até que aos 57 minutos apareceu o segundo golo, que grande sensação de alegria, 10 mil pessoas a gritar Varzim, Varzim, grande arrepio nós sentimos com esse apoio, todos dissemos naquele momento que ninguém nos travava a vitória e a subida, poderiamos ter marcado mais golos, pois tivemos várias oportunidades de golo. Acabou o jogo e foi uma explosão de alegria tanto dos adeptos como dos jogadores, os adeptos entraram no campo e foi uma festa nunca vista, só visto! Grandes emoções, alegria, festa, muitas bandeiras, jogadores e adeptos a chorar, ficámos sem equipamentos, demos tudo aos adeptos que bem mereciam. Uma palavra para eles que foram sempre espetaculares, fantásticos, únicos, a festa continuou pela noite dentro. A nossa equipa [quando refiro equipa, é todo o plantel] era composta por grandes jogadores, um plantel coeso, humilde, com muita raça, faziamos dos treinos jogos, dava gosto treinar, espírito de grupo forte, pensávamos só na equipa, grande capacidade de trabalho, sem dúvida das melhores equipas do Varzim. Eramos um por todos, todos por um! Uma verdadeira equipa.


Na imagem:
- O grande "Zé Maria da Música" também levantado em ombros pela massa associativa.

Lúcio Pereira: Foi um jogo que continua na memória daqueles que participaram directa ou indirectamente e daqueles que nos acompanharam. Foi festa até às tantas, nem a chuva intensa arrefeceu os ânimos para festejarmos aquele feito, com invasão de campo após final do jogo, onde alguns jogadores eu incluído saímos do relvado todos nus e arranhados porque os nossos adeptos queriam ficar com algumas recordações, acho que mais coisas para contar e para relembrar melhor, é numa mesa com mais pessoas que estiveram presentes. Mas a nossa vitória começa uns dias antes quando o Aves jogava em casa com o U. Madeira e sem precisar do jogo venceu o União, estávamos receosos que o União pudesse fazer um bom resultado e já não precisava do nosso jogo, por isso temos que fazer vassalagem a todos o Desp. das Aves que diginificou o futebol.



- Lídio Marques, considerado por muitos adeptos varzinistas o melhor presidente de sempre do Varzim S.C, fala desta memorável subida ao Jornal A Voz da Póvoa, 20 anos depois (2006).

Este era um cântico utilizado pela massa associativa, nas subidas de divisão do Varzim à Primeira Divisão: “Ai ó meu Varzim do meu coração, conseguiste entrar na primeira divisão!"

Sem comentários: