1 de outubro de 2010

Belmiro

A pedido de um leitor do Blog, colocamos aqui... Belmiro, defesa-esquerdo do Varzim nos anos 80, que desapareceu nas águas Francesas á dois anos.

Belmiro era um jogador raçudo e dava tudo dentro de campo...
Em 1986/87, ajudou o Varzim concluir a temporada num brilhante sétimo posto, a um ponto do sexto lugar ocupado pelo Belenenses.

Belmiro Graça começou a carreira de futebolista no FC de Malta, do concelho de Vila do Conde, nos Campeonatos Distritais, na época de 80-81. Dali transitou, na época seguinte, para o GD da Maconde, nessa altura a competir em provas oficiais. Em 82-83 ingressou no Varzim, já a época ia adiantada, com a equipa poveira na I Divisão Nacional, treinada por José Torres.
Inscrito como semi-amador (pescador-futebolista) estreou-se na Taça da Associação de Futebol do Porto no jogo com o Boavista, no Bessa(derrota por 6-1). Nessa época o Varzim classificara-se em 12.º lugar entre as 16 equipas do Escalão Maior.

Na época de 83-84, Belmiro voltou a fazer parte da equipa poveira, na I Divisão, com José Torres como treinador e Manuel Gambôa a adjunto, tendo-se classificado em 8.º lugar entre os 16 concorrentes. Actuava no sector defensivo juntamente com Vitoriano, Washington, José Maria, Torres, David, Paulo Marques, Lima Pereira e Sidónio.
A seguir, de novo na I Divisão Nacional, Belmiro viu descer o Varzim à II Divisão, ao ficar em 15.º lugar, com a dupla técnica José Torres/Manuel Gambôa. Jogavam nessa equipa, nomes como Lúcio, Bandeirinha, Dias, António Lima Pereira, José Maria, Miranda, Manuelzinho, Veldemar...

Na época de 85-86, o Varzim subiu de novo à I Divisão, com Belmiro na defesa, depois de na II Divisão ter ficado em 2.º lugar na 1.ª fase e vencido a Liguilha que garantiu a subida, com Calisto a treinador e Rui Barros no seu primeiro ano com a camisola varzinista. Manteve-se na equipa em 86-87 na I Divisão, com a dupla técnica Calisto/Cacheira, onde militavam Rui Barros, Soares, Brito, Lufemba, Vata e Reinaldo, entre outros, obtendo o 7.º lugar entre as 16 equipas participantes.

De novo se manteve na equipa varzinista na I Divisão, na época de 87-88, onde, novamente, pela mão de Calisto com Cacheira a adjunto, obteve o 17.º lugar entre 20 equipas, descendo de Divisão.

Na época de 88-89 Belmiro esteve no Desportivo das Aves, para regressar ao Varzim na época seguinte, na II Divisão, treinado por Manuel Oliveira. Depois, na época de 90-91 fez parte da equipa que se estreou na Divisão de Honra, treinada pela dupla Calisto/Cacheira. Foi a sua derradeira presença no Varzim, tendo praticamente passado o testemunho a seu irmão José Graça, fruto das escolas varzinistas, já que foi a primeira e última vez que jogaram juntos na equipa poveira, mantendo-se o mais novo por outras épocas.
A seguir Belmiro ingressou no Oliveira do Bairro, na II Divisão-B e não tardou em abandonar o futebol profissional, para se dedicar unicamente à carreira de pescador, e foi nessa qualidade que se tornou “embarcadiço”, percorrendo, como emigrante, os mares de Marrocos e Mauritânia, principalmente.

Post dedicado a este Lobo do Mar

8 comentários:

Anónimo disse...

Era um bom jogador, dava sempre o litro.

Força Varzim!

Anónimo disse...

bons anos e bons jogadores, que saudades

Anónimo disse...

O Nosso Miro!!! Era assim que o tratavamos...humildade,raça e querer era a imagem de marca dele,assim como uma pessoa 5 estrelas e fora das 4 linhas era simpatia e alegria em pessoas.Infelizmente segundo sei nunca mais aapareceu o seu corpo...Descansa em paz "Nosso Miro"!!!!

Anónimo disse...

E com prazer e uma enorme saudade destes tempos,de parabens esta quem publica este comentario,do companheiro e amigo belmiro so posso dizer,humilde,querer e raça.
A vida e assim.
Que deus te tenha em eterno descanço.
Participei na estreia dele contra o boavista e com ele fomos a conversar na viagem acerca do jogo que ia ser a sua estreia com a camisola do varzim.
A equipa-djair,noe,belmiro,lima pereira,ribeiro,miranda,ailton,ali queta,paulo marques,paulo pires,jarbas.
Abraços para todos,
Que saudades.

PFGFR disse...

Associo-me à homenagem, relembrando um artigo que escrevi aquando do desaparecimento do Miro:

http://varzinistas.blogspot.com/2008/01/homenagem-um-heri.html

Anónimo disse...

Devia de haver uma maquina do tempo,pros atuais jogadores do Varzim,voltarem atras e verem a atitude,garra e determinaçao com que estes jogadores atuavam, estilo Belmiro e outros,como ze maria,lima pereira,etc...Lembro-me dessa altura que pra qulquer lado que o varzim ia jogar levava 2 autocarros c adeptos,porque nessa altura sabia-se que se um ou outro jogo corre-se mal,de uma coisa tinham a certeza,o Varzim ia lutar até ao ultimo minuto.
Agora jogos fora de portas...vão sempre umas 20 ou poucos mais adeptos,na esperança que apareça um Varzim como dantes.
Resta relembrar estes grandes profissionais como o Belmiro e esperar que os tempos gloriosos do passado voltem em breve.

Anónimo disse...

...e como nós Varzinistas de Fé, não perdemos a esperança, lá estaremos no domingo em Freamunde a acompanhar o nosso Varzim.
Aconteça o que acontecer, somos Varzim até morrer.

Anónimo disse...

Nem mais...