23 de novembro de 2011

Treinadores do passado

Porque o futebol é, não o esqueçamos, paixão, exigência de instante, caso de julgamento sumário, com absolvição ou castigo, muitos técnicos de nome prestigiado passaram, ao longo dos anos, e com tempos de permanência condicionados pelos resultados, pelo comando das equipas varzinistas envolvidas nas disputas dos campeonatos de vários escalões. Nomes como os de José Vale, Artur Baeta, António Teixeira, Rodrigues Dias, Joaquim Meirim, Bernardino Pedroto, Washington, Ricardo Perez, Nicolau Vaqueiro, José Maria, Horácio, José Torres, Álvaro Carolino, Henrique Calisto...

Cada um destes técnicos cumpriu, na medida da sua competência, das suas possibilidadees, das condicionares ocasionais - grau de estabilidade geral, valia intrínseca dos atletas à disposição, ambição maior ou menor, capacidade de concorrência - o que da sua acção se exigia ou esperava. Com o Varzim em alta ou em baixa, nas divisões distritais ou nacionais. Uns ficando ligados a subidas de escalão, outros a descidas, muitos indo além ou ficando aquém das expectativas. Medindo-se, regra geral, a eficácia dessa acção pelos resultados conquistados, avulta no vasto leque de treinadores que orientaram equipas varzinistas o nome de António Teixeira. Por um motivo óbvio: foi ele que esteve à frente da equipa que alcançou a melhor classificação de sempre no Campeonato Nacional da I Divisão: o 5º. lugar, na temporada de 1978/79. Tal proeza ficaria a dever-se, fundamentalmente, a um facto inédito da equipa varzinista na I Divisão: não ter perdido um único jogo em casa, o que só teria paralelo, nessa prova, nos casos de F.C. Porto e Benfica. De assinalar, por curiosidade, que o Varzim segurou o seu quinto lugar ao derrotar, na última jornada, o Sporting, treinado por Milorad Pavic, por uma bola a zero. Golo de Albino, para completar a evocação.

A passagem de Joaquim Meirim correspondeu, também, a um período de euforia clubista, sobretudo pelo carácter original e plémico do então emergente treinador saído do desconhecimento para a ribalta do futebol. Meirim voltaria, uma segunda vez, ao Varzim, mas não iria além de três jornadas no comando da equipa.

Um homem deixou marca muito específica no Varzim Sport Club. Artur Baeta, "mestre" Artur Baeta, um homem reconhecidamente vocacionado para a formação de jogadores, para a descoberta e burrilamento - não só desportivo como cívico - de jovens talentos. Responsável, a partir de meados da década de 40, pela organização da Escola de Jogadores do F.C. Porto, Artur Baeta daria, episodicamente a sua colaboração ao futebol varzinista. Episodicamente mas de maneira marcante.

8 comentários:

Anónimo disse...

Pedroto marcou todos os Clubes por onde passou. O Varzim não foi exepção.
Muito antes do tinhoso do mourinho "inventar" a psicologia na liderança ou lá o que isso é, nós já tivemos o Teixeira e o Meirim, figuras sem igual.
Lembro também o Torres e o Carolino pelas qualidades humanas. o Carolino então salvou-nos do abismo...

Se o Varzim é grande pois isso passa também por estes treinadores.

Anónimo disse...

...já agora o Rogério Gonçalves, Manuel Oliveira, José Rachão, Diamantino Miranda não prestam???...pois é mas desses ninguém fala

Luís Costa disse...

O Rogério Gonçaves - presta; o Manuel Oliveira - presta; o Joaquim Rachão - presta. Agora o Diamantino Miranda NÃO PRESTA NÃO!!!

Anónimo disse...

Diamantino Miranda ? Mas tas parvo ou que ? O homem que disse que lhe deram uma bicicleta pensavam que me tinham dado um ferrari .

CALAAAATEEEEEEEE

Anónimo disse...

Antes de comentar, gostaria de saber a fonte de onde este artigo foi extraído.
Cumpts

Lobos do Mar disse...

http://www.fortunecity.co.uk/olympia/goal/243/treinado.htm

Saudações Varzinistas

seno de fi disse...

Embora nesta evocação falte, por exemplo, o nome do Germano (ex: central do Benfica e Selecção) e em contrapartida apareça um nome de um treinador José Maria que não estou a ver quem seja ou estará a referir-se a Pedroto, há nomes que destaco pela competência e amor ao Clube, embora admita que entre os restantes também os haverá, só que por esta ou aquela razão, não acompanhei de perto a vida Varzinista nesses períodos.
António Teixeira: Homem com H grande. A equipa técnica era constituída por: SÓ ELE. Treinava os guarda-redes, era preparador físico, era treinador-adjunto dele próprio, enfim exercia os cargos numerosos que hoje constituem qualquer equipa técnica dos Clubes, mesmo a nível 3.ª (desculpem, 2.ª divisão) como é o caso pomposo actual do Varzim. Ele estava com o Varzim na 1.ª Divisão. Todos os Clubes nos temiam, mesmo os Grandes, cada vez que à Póvoa se deslocavam.
Era um disciplinador nato.
Em reconhecimento do seu trabalho, fez-se algo que nunca mais vi fazer-se no Clube: por iniciativa dos associados um Jantar de Homenagem ao Homem que à 5 anos consecutivos treinava o nosso Clube!
Que no novo Estádio haja uma sala com o seu nome, é uma proposta a não desprezar.
Joaquim Meirim: Treinador polémico,inovador e um comunicador exímio. Os jornais desportivos muito dinheiro ganharam à custa dele, por via das declarações bombásticas e sem medo que proferia. Inovador. Nem toda a gente saberá que foi ele que começou com o aquecimento, antes dos jogos, no relvado, quando toda a gente o fazia no balneário. Era tolo, diziam. Não passou muito tempo para até os árbitros o fazerem.
Ainda hoje tento imaginar a carreira que teria Joaquim Meirim se um dos Clubes grandes tivesse coragem e inteligência de o contratar.
Com idade de menino, guardo vagas recordações de Ricardo Perez, principalmente da estima que todos os Varzinistas tinham por ele. Não era para menos. Num curto espaço de tempo tirou o Varzim dos campos pelados para o levar aos grandes palcos.

Anónimo disse...

relativamente ao falecido António Teixeira faltou contar outra verdade ...que só os jogadores desse tempoo poderão agora divulgar...em por vezes tornava-se malcriado para com os atletas faltando-lhes ao respeito às suas maezinhas...de Meirim com quem tive o privilégio de conversar largamente ...era um homem muito à frente do seu tempo...um verdadeiro 'one man show'...