8 de fevereiro de 2011

Despedida de "Quim"

25 de Agosto de 1976

Varzim 0 x 0 Leixões

O Varzim alinhou com: Freitas, Lima Pereira, Quim, Festas, Leopoldo, Manafá, Ruben, João, Marco Aurélio, N´Habola, Jarbas.
Jogaram ainda: Cacheira, Montoia, Washington, Eliseu e Horácio.

Joaquim Marques da Rosa, o popular defesa central poveiro "Quim" ingressou no Varzim S.C, ainda com idade de júnior, decorria o ano de 1959, sendo promovido a sénior na época seguinte.
Nessa mesma época fez a sua estreia no plantel principal poveiro, actuando como avançado centro, sendo experimentado na posição que o consagrou - defesa central, algum tempo depois devido a uma lesão contraída pelo colega Serra.

Nesta mais que justa e merecida festa de homenagem, "Quim" pôde sentir na pele a solidariedade e o carinho de toda a cidade, colegas e árbitros que graciosamente quiseram associar-se a tão distinto e marcante momento, contando ainda com a colaboração do Grupo Infantil da Escola Primária do Desterro que apresentou alguns números de folclore poveiro nos intervalos dos jogos realizados e o Presidente da Assembleia Geral do Clube, Dr. Armando Faria, que fez o elogio ao homenageado, historiando os 18 anos de carinho e dedicação pelo clube de sempre - o Varzim Sport Club.

No entanto, e como não poderia deixar de ser, foi o futebol o prato forte desta jornada de gratidão a "Quim" com a realização de dois jogos a marcarem essa tarde desportiva.

Porém, e ainda antes do início do encontro principal que opôs o Varzim ao Leixões e que terminou com um empate a zero (no outro jogo o Gil Vicente venceu o Rio Ave por uma bola a zero) os jogadores das quatro equipas participantes prestaram a sua homenagem ao atleta poveiro abrindo alas para a sua passagem até ao centro do terreno, local onde o atleta foi agraciado com recordações de ocasião por parte dos seus administradores e dos que com ele colaboraram, além de como não podia deixar de ser do clube que representou.

Joaquim Marques da Rosa "Quim" retirou-se com 34 anos de idade, depois de uma carreira recheada de bons momentos como são exemplo os títulos de campeão Regionais e Nacionais obtidos, bem como as chamadas á selecção Militar e á selecção B de Portugal e Espanha.
Assim no dia 25 de Agosto de 1976, caiu o pano no sonho cor-de-rosa de um menino pescador que um dia quis ser profissional de futebol, e que dedicou toda a sua carreira desportiva ao serviço do clube da sua terra - O Varzim S.C - despedindo-se do seu público em ambiente de grande festa e carinho.

1 comentário:

Anónimo disse...

como é ...então ninguém comenta este post? ...o Quim Marques da Rosa ...um verdadeiro HOMEM...atleta ...varzinista...
poveiro...grande chefe de familia...ainda o vi jogar e muito bem...aquilo é que era um defesa..antes quebrar que torcer