3 de janeiro de 2011

Quim

Quim, foi sem dúvida um dos maiores símbolos deste clube. Poveirinho de gema... deu sempre o litro pelo seu clube de coração.
Fernado Ferreira, Quim, Salvador e Sidónio, foi considerada a melhor defesa do campeonato(69/70).

Aqui temos um texto retirado do jornal comércio da Póvoa no dia 15 de Março de 1975 no jogo em que o Varzim venceu o União de Coimbra por 3 x 0. Um texto que deixa largos elogios não só a Quim, como também á prata da casa. Pois nessa altura (tal como agora) o plantel Varzinista era formado por vários atletas da sua formação.

"Mais uma vez ficou provado que a «prata-da-casa» pode vir a singrar dentro do clube e levá-lo, até, ao lugar a anslado por todos nós, poveiros e varzinistas. Essa «prata-da-casa» que não se pode fazer só num ano mas sim tratá-la com carinho á nascença..."
"Daqui lançamos um bravo bem caloroso para Quim, o veterano defesa central poveiro que, ultimamente, tem mostrado á evidência de que velhos... são os trapos. E que as suas exibições têm sido repletas não só de valentia que é o seu maior trunfo, mas também de um todo que o tem colocado como o elemento mais válido da equipa. Devia ser por esse espelho que muitos jogadores de futebol se revissem, para manterem uma forma física e técnica capazes de ultrapassarem a idade que muitos julgam ser o limite da boa forma. Alvo de uma série de lesões, algumas de certa gravidade (ossos do ofício), Quim poderá servir como talismã para os jovens que estão a desabrochar agradávelmente duma bem estruturada escola do Varzim - como ele próprio desabrochou há uns 16 anos, envergando sempre a camisola Varzinista, á exepção da selecção militar , seu grande orgulho e justo prémio. Quim, diminutivo do nome de alguém que é grande dentro do Varzim. 33 anos imcompletos -- fá-los em Julho. Uma longa vida de futebolista ao serviço do clube da sua terra, que talvez por isso mesmo, não lhe tenha dado oportunidade em auferir proventos mais vantajosos, como muitos «emigrantes» que tem sido seus colegas de equipa. O varzinista (por dentro e por fora) que é o Quim, merece este nosso apontamento. Merece a admiração e reconhecimento de quantos vibram pelo seu Varzim. E cremos que ninguém duvidará desta afirmação..."

(Mais uma foto do nosso Quim)

6 comentários:

Anónimo disse...

grande quim ,grande jogador que deu tudo pelo seu varzim,espero que seja um idolo para as camadas jovens do varzim e que vejam no quim como é ser um jogador com garra e que da tudo pelo seu clube e que so assim com jogadores destes podemos alcançar a primeira liga que é o lugar que o varzim merece.

Anónimo disse...

ou me engano ou a foto de cima não é do QUIM ... se estiver enganado peço desculpa ...mas nestes ultimos dias só bebi água...que não era ardente

Lobos do Mar disse...

De facto, o senhor tem razão a foto não era do Quim poveiro, mas do Quim II, pois na época 67/68 o Varzim S.C teve dois. Já coloquei a foto.

Saudações Varzinistas

Anónimo disse...

agora a nossa nova estrela é o Mustafa ! (Rafael) é o 2 melhor marcador da liga orangina a 1 golo do primeiro e fiz 2 jogos a menos do que o primeiro ele tambem é o 2 que tem a melhor media de golos 0.50 por jogo e é nosso melhor marcador e com melhor media de golos por jogo na equipa !

Anónimo disse...

alguem me diz quanto é o bilhete para o jogo der amanha com o ribeirão??

Anónimo disse...

...o nosso Quim Marques da Rosa ...lembro-me de o ver jogar frente a frente com Eusébio...Quim o homem que um dia no balneário (se não o seguram enchia a marmita) ao António Teixeira treinador ...quando este chamou nomes feitos (que não reproduzo como poveiro e varzinista) a todas as mães poveiras...que saudades Quim em ver-te jogar... se passava a bola não passava o homem...essa é que essa..agora não há centrais assim como naquele tempo