29 de setembro de 2011

Varzim vai apresentar pequeno saldo positivo em Assembleia Geral

A reunião magna, está marcada para esta sexta feira, no Diana Bar, pelas 21 horas. Para além do relatório e contas do ano (desportivo) findo, os associados ficarão a conhecer o orçamento para a temporada em curso.

Nuno Ribeiro, director-geral do Varzim, divulgou que o clube apresentará um movimento de cerca de 1 milhão e 900 mil euros, respeitantes aos últimos 12 meses (Julho de 2010 a Junho de 2011), do qual resulta um resultado líquido positivo a rondar os 10 mil euros, embora sujeito ainda a correcção por falta de outras receitas.

Relativamente ao orçamento para a presente temporada, o dirigente varzinista, assegura que será apresentado um valor próximo de 1 milhão e 200 mil euros.

O terceiro ponto destina-se à eleição por proposta da direcção, de novos elementos para o Conselho Varzinista, assim como a atribuição das categorias de mérito e honorários a associados.

Haverá ainda um período para a discussão de assuntos de interesse para o clube.Certamente neste capítulo, não faltarão questões a colocar aos dirigentes sobre a situação financeira e de tesouraria que o clube atravessa. Póvoa Semanário

Sondagem


No passado rico que possuímos, mais concretamente na época 95/96 em que o Varzim subiu da 2ªB para a 2ª, havia uma tradição muito curiosa de tocar a música "a mulher gorda" quando o Varzim marcava um golo.
Para honrar esse passado que tanta nostalgia trás aos que nele viveram, o Blog decidiu sondar os Varzinistas para a seguinte questão:

CONCORDA QUE NO ESTÁDIO SE VOLTE A OUVIR "A MULHER GORDA" SEMPRE QUE O VARZIM S.C MARCAR UM GOLO?

28 de setembro de 2011

ÉPOCA 1997/1998 – "A MULHER GORDA PARA MIM NÃO ME CONVÉM"

(Porquê este título?)



A época de 1997/1998 marca o regresso do Varzim Sport Club ao escalão maior do futebol português 9 anos depois.
Um regresso fugaz já que o clube acaba em 17º lugar com 29 pontos mais 5 pontos que o 18º Belenenses e menos 6 que o 16º o Chaves e por isso despromovido. O Chaves viria a manter-se na 1ª Divisão beneficiando da descida administrativa do Leça condenado no chamado “Guimarogaite", popularizado pelos "quinhentinhos" e referente ao jogo Leça-Ac. Viseu (1992/93) para apuramento do campeão nacional da II Divisão, cujo resultado (3-0) foi referenciado no texto de acusação como tendo sido falseado através da intervenção decisiva do árbitro, nomeadamente "ao ordenar, sem fundamento, em tempo de compensação no primeiro período, a marcação de uma grande penalidade" contra os viseenses.

Falar desta época obriga a falar do ciclo que se iniciara anos antes, após a queda do clube na então 2ª Divisão B, e em 5 nomes: Lídio Marques, Horácio Gonçalves, André, Miranda e Lito. Na verdade, nesta altura o Varzim encontrava-se em situação de vazio directivo e era Lídio Marques que com a coragem e força tão próprias de um grande Varzinista assumia a presidência de uma Comissão Administrativa que geria os destinos do clube.
No banco, o comandante chama-se Horácio Gonçalves, que terminara a carreira de jogador em 1993/94 no Varzim onde esteve 3 épocas. Horácio assume o comando técnico do Varzim em 1994/95 e até à época de 1997/98, comandando o Chaves na época seguinte. Regressa posteriormente ao Varzim em 2004/05 para ficar até 2006/07.
Atravessando uma fase complicada e com jovens de enorme valor saídos dos escalões de formação, como Miguel e Alexandre o Varzim por estes anos vê regressar a casa 3 jogadores de créditos firmados no futebol português, com larga experiência na I Divisão, formados no clube e com grande amor a camisola: André, Miranda e Lito. A estes três nomes pode ainda acrescentar-se o nome de Tomás, que mesmo não tendo sido primeira opção conta com experiência e anos de primeira divisão com passagem pelo Benfica. Pela sua experiência, qualidade e enorme varzinismo estes 3 homens, vêm juntar-se a nomes como Miguel, Alexandre ou Paulo Piedade que formados ou não no clube personificam na perfeição a Alma e Raça deste clube e garantem que estava de volta o Orgulho e a Vida que do campo se transpunham para as bancadas.
A todos eles, um obrigado e um bem-hajam.
Voltando á época de 1997/1998 o Varzim encara um novo e exigente desafio. Nas comemorações da subida de divisão Lídio Marques reforça isso mesmo ao afirmar de forma realista que será altura de equacionar o futuro em termos muito sérios, porque nem só de mística e vontade se fazia um clube para o que aí vinha.
Para enfrentar as exigências do escalão maior o Varzim mantém a espinha dorsal das duas épocas anteriores culminadas com duas subidas consecutivas, perdendo das peças preponderantes apenas o brasileiro Milton Cacioli para o Vizela, homem com larga experiencia na 1ª Divisão ao serviço de clubes como Gil Vicente, Farense ou Braga e que dividira na época anterior de forma preponderante as tarefas a meio campo e ataque com Miranda, e Celestino que termina a carreira e que nos anos anteriores foi alternativa sólida á dupla Alexandre/Slagalo.
Da espinha dorsal da equipa mantêm-se na baliza o poveiro Miguel, na defesa André, Alexandre e Slagalo (carinhosamente apelidado pela Bancada Sul de “Tone Galo”, essa ferrenha bancada que durante épocas utilizava o refrão de uma conhecida telenovela da altura “Ráá-Réé-Rii-Róó-Ruuuuuuaaa” sempre que um jogador da equipa adversária era expulso na Póvoa) e as opções válidas Ribeiro e Castro.
No meio-campo, continuam no plantel Lito, Miranda, Paulo Piedade, três nomes fundamentais como motores da manobra da equipa no centro do terreno nas duas subidas de divisão e que suportavam o repentista e creativo Lino, ou Adelino Lopes Lino como era conhecido no famoso jogo Championship Manager (chegara umas épocas antes dos juniores do F.C.Porto) e que tantas vezes fora acusado de só jogar pela sombra, uma “inverdade” que, na 2ª Divisão B, não o impediu de concretizar um hat-trick na vitória por 7-0 ao Desp. Beja,
na fase final de apuramento do Campeão Nacional da II B 1995/1996. Lino viria sair no final da época para o Marítimo onde fez carreira durante 5 anos como defesa direito. Nas opções continua Murdock, que sofre uma lesão grave num particular de inicio de época com o Rio Ave (na temporada anterior o azar, no mesmo jogo, batera à porta de Serrinha), um jogador a quem era reconhecido tanto talento quantos os “parafusos a menos” e de quem se diz terá, possivelmente, passado ao lado de uma carreira melhor.
No ataque mantêm-se o matador Rui Alberto, melhor marcador do campeonato anterior com 11 golos, tal como o poveiro Zacarias, que era rapidíssimo e decisivo em tantos jogos das duas campanhas anteriores.
No que diz respeito a reforços, o Varzim procura preparar-se bem e parte em busca de reforços da forma mais criteriosa possível. À partida, pela experiência, trajecto e números, os reforços entusiasmam. Mas na prática, nem todos correspondem.

Assim, são reforços para a temporada:

- Brassard: contratação mais sonante. Formado no Sport Lisboa e Benfica e Campeão do Mundo de Riade em 1991 ao lado de nomes como Peixe, Jorge Costa, Rui Costa, João Pinto ou Luís Figo. Seria titular mas sairia para o Vitoria de Setúbal onde acabaria a carreira alegando uma lesão de índole profissional.
- Quim Machado: o actual treinador do Feirense era um defesa forte e experiente com passagens por Chaves e Guimarães antes de chegar ao Varzim e muito antes de avançar no terreno para se tornar numero 10 do Dudelange do campeonato do Luxemburgo, nos últimos anos da sua carreira. Sairia no final da época para o Campomaiorense.
- Sérgio Lavos: mais um defesa/médio experiente vindo do Sporting de Espinho e com larga passagem pelo União da Madeira no escalão máximo. Sairia no final de época para o Belenenses e mas tarde para a Naval onde termina a carreira. Voltaria ao Varzim em 2004/2005 como adjunto do treinador Abílio Novais que não terminaria a época.
- Luizão: defesa muito forte fisicamente vindo do Vitória de Guimarães onde não havia sido dos mais utilizados. No Varzim foi utilizado tanto no eixo da defesa como na posição de médio defensivo, sem grande destaque. Sairia no final da época para o Chaves.
- Mariano: formado no Futebol Clube do Porto chega do Salgueiros tendo feito parte da selecção nacional sub-20 de 1995 no Mundial do Qatar ao lado de nomes como Quim, Nuno Gomes, Beto ou Dani e que foi eliminada por 1-0 pelo Brasil nas meias finais. Sairia no final da época para o Marítimo onde permaneceria 3 anos ate regressar de novo ao Varzim em 2001/2002.
- Cristiano: brasileiro formado no Vasco da Gama e descoberto através da Casa dos Poveiros no Rio revelou-se uma opção válida sempre que entrou nos 11 jogos como suplente que disputou embora não tenha tido muitas hipóteses já que o meio campo da equipa era claramente o sector mais forte e que vinha entrosado das épocas anteriores. Regressaria ao Vasco da Gama no final da época.
- Ricardo Nascimento: pintor nas horas vagas, era um criativo, um génio e como todos os génios tantas vezes incompreendido e outras tantas incompreensível. Terá sido assim a sua passagem no Varzim, por empréstimo do Boavista numa época em que divide o futebol com o serviço militar obrigatório o que influenciou o seu desempenho que ficou claramente aquém do que se esperava. No final da sua passagem pela Póvoa afirma que Varzim e Leixões são clubes ímpares e com massas associativas sem igual. Sairia no final da época para o Desportivo das Aves. Mais tarde viria a ter passagens por Montpellier e Coreia do Sul mas, recuperado por Carlos Brito vem a destacar-se realmente no Rio Ave, ficando sempre um amargo de boca ao vê-lo jogar. Se alguém podia ter tido uma carreira ao nível dos melhores esse alguém era Ricardo Nascimento.
- Pedro Renato: pequeno avançado (1,67m) foi uma esperança do futebol das categorias de base do Vasco da Gama e descoberto através da Casa dos Poveiros no Rio. Ao chegar desafia Jardel, melhor marcador do ano anterior: “Se Jardel marca 30 eu marco 31” afirma. Marca um…e de cabeça. Foi este o seu registo ao serviço do Varzim e por isso regressaria a casa no final da época.
- Marcos Severo: uma das contratações mais entusiasmantes para os adeptos varzinistas. Alto, forte e possante, na época anterior, ao serviço do Salgueiros de Carlos Manuel revela-se a arma secreta da equipa e lançado no decorrer dos jogos (24 Jogos como suplente utilizado) acaba o campeonato com 10 golos, 9 dos quais como suplente. A sua performance em 1996/1997 entusiasmava, no entanto o seu desempenho fica aquém e marcado por lesões pelo que não termina a época e em Janeiro regressa ao Salgueiros onde acaba o ano sem glória para então regressar ao Brasil.
- Lamin Conteh: Chega ao clube em Janeiro, emprestado pelo Boavista e para substituir Marcos Severo. Em meia época faz 5 Golos e revela-se uma arma importante para o Varzim pela sua rapidez no contra-ataque. Emprestado, sairia no final da época para os Emiratos Árabes Unidos .
Também nesta época, a aposta nas camadas jovens, como é, como sempre foi e sempre será apanágio do Varzim Sport Club mantem-se e nesta época passam a trabalhar com os seniores os jovens Luis Miguel (médio), Bruno Novo (médio ofensivo/extremo) e Rui Maçães (médio centro), este último irmão de Bino médio que fez carreira no Futebol Clube do Porto e Sporting Clube de Portugal com passagem pelo Tenerife, de Espanha. Os jovens não têm muitas oportunidades na época de 1997/1998 mas nas 2 temporadas seguintes são apostas mais firmes, principalmente os dois últimos.

O Varzim iniciou a temporada em casa frente ao campeão nacional, o Futebol Clube do Porto, e foi derrotado por 2-0 (ver video). No final do jogo, o presidente do clube portista, Jorge Nuno Pinto da Costa afirmava à RTP que tinham vencido num terreno muito difícil, onde não iria ser fácil passar e onde muita gente haveria de perder pontos. Infelizmente, não foi assim.
Na 3ª jornada e depois de um derrota na primeira jornada e um empate na 2ª jornada (empate a zero na Reboleira diante do Estrela da Amadora) o Varzim recebe e bate por 1-0 o Leça com um golo de Zacarias.
À 5ª jornada o Varzim recebe em casa e bate o Vitória de Setúbal novamente por 1-0 com um golo de Slagalo.
À 7ª jornada o Varzim recebeu o rival Rio Ave e foi derrotado por 1-3 com o golo poveiro a ser apontado por Marcos aos 37 minutos na própria baliza e os golos do Rio Ave a serem apontados por Emanuel (em 2004/2005 chegaria ao Varzim que viria a capitanear), Luís Coentrão e Quinzinho já nos descontos num jogo onde sobressaiu claramente o costa-marfinense Dibo.
À 8ª jornada o Varzim deslocou-se ao antigo Estádio de Alvalade para defrontar o Sporting Clube de Portugal arrancando um empate a uma bola, com o golo da equipa da casa a ser apelidado pela imprensa de “golo fantasma” já que foi unânime a opinião de que o remate de Pedro Barbosa não ultrapassou a linha de golo (ver video).
Na 9ª jornada é a vez do Varzim receber e bater por 1-0, mais uma vez, o Sporting de Braga com um golo de Paulo Piedade.
Na 12ª jornada o Varzim deslocou-se a Guimarães para enfrentar ao Vitória local tendo sido derrotado por 5-0 num jogo em que apesar do resultado ficou bem patente a marca da massa associativa do Varzim que não se calou durante 1 minuto mesmo depois do 5º golo da equipa da casa e que levou a que Paulo Piedade, aos microfones da Rádio, se dirigisse aos adeptos pedindo que apoiassem sempre como naquele jogo e que nunca em lado algum algum jogador deveria conseguir sentir o que ele sentiu, jogar fora, ser goleado e ouvir até ao apito final os adeptos puxarem pela equipa.
À 14ª jornada foi a vez do Varzim se deslocar ao antigo Estádio da Luz para defrontar a equipa da casa, o Sport Lisboa e Benfica tendo sido derrotado por 4-0 (derrota mais volumosa fora n o campeonato) com um poker de Nuno Gomes, o último dos quais da marca de grande penalidade.
Na 17ª jornada o Varzim recebe o Belenennses e vende por 2-1 com golos de Paulo Piedade e Slagalo. Carrasqueira haveria de fixar o resultado final para o clube da cruz de Cristo.
Na primeira jornada da 2ª volta, o Varzim defrontou o Futebol Clube do Porto em sua casa e saiu derrotado por 4-3 com os golos do Varzim a serem apontados por Conteh, Zacarias e Lino num jogo marcado pelas constantes perdas de tempo da equipa da casa a partir do 4º golo aos 80 minutos da autoria de Rui Barros.
Na jornada 21, o Varzim consegue a sua vitória mais folgada ao derrotar em casa o Campomaiorense por 3-0 com golos de Slagalo, Miranda e Conteh.
À jornada 25, o Varzim recebe o Sporting em sua casa e é derrotado por 1-0 com golo de Edmilson.
Na 27ª jornada é a vez do Varzim receber e bater o Farense, mais uma vez por 1-0 com um golo de Lino na transformação de grande penalidade. Seria a última vitória do Varzim para o campeonato, num jogo disputado nos últimos dias de Março.
Na jornada 33, o Varzim é derrotado em casa por 4-0 (derrota mais volumosa em casa no campeonato) pelo Marítmo com golos de Romeu (2), Fonseca e Herivelto.
O último jogo do campeonato foi contra o Belenenses, no Restelo, e resultou numa derrota por 1-0 com golo de Caetano aos 5 minutos na marcação de uma grande penalidade.

A temporada não foi feliz para o Varzim que, nos 34 jogos, somou apenas 6 vitórias, 11 empates e um total de 17 derrotas marcando 26 golos (média de golos marcados: 0,76/jogo) e sofrendo 51 (média de Golos Sofridos: 1,5/jogo). A situação torna-se bastante mais clara se verificarmos que o Varzim venceu apenas 1 dos seus últimos 13 jogos da época (vitória por 1-0 ao Farense em casa) e que desde aí, nos últimos 7 encontros, sofreu 6 derrotas e um empate (empate a 0 em casa como Sport Lisboa e Benfica) até final do campeonato.
Relegado para a II Divisão de Honra o Varzim Sport Club haveria de voltar à 1ª Divisão em 2001/2002.
Na Taça de Portugal, o Varzim Sport Club cai aos pés do Sporting Clube de Portugal na 5ª eliminatória, numa derrota por 3-0 (ver video) construída no prolongamento depois de um empate a zero no final do tempo regulamentar.


Terminamos assim, esta primeira edição do "Orgulho no Passado" da melhor maneira.

Na próxima semana, colocaremos aqui, declarações de alguns jogadores que envergaram a camisola do Varzim na época 97/98. Uma boa semana a todos os Varzinistas!

Texto de Ricardo Campos

26 de setembro de 2011

Os jogadores um a um

4 Miguel: Seguro entre os postes. É muita experiência...
3 Tiago Lopes: Muito bem no flanco direito.
3 (Rui André 66'): Gostei! Desta vez, entrou bem.
4 Kaiser: Imperial!
3 João Faria: Mais um bom jogo deste jovem jogador. A nível de centrais, estamos muito bem servidos.
3 Telmo: Fez um jogo notável, pena a expulsão.
2 André André: Muitas perdas de bola. Como disseram aqui no Blog e bem, esteve uns furos abaixo do normal.
2 Nelsinho: Espero mais dele.
3 Ibraima: O nosso "negrinho" tem estado impecável.
3 Duarte: Continua assim!
3 (Moreira 60'): Saltou do banco para marcar.
2 Rui Figueiredo: Podia ter feito melhor.
4 Jaime Poulson: Um lutador. Deu muito que fazer á defesa do Tirsense. Já merecia este golo à muito tempo...
3 (Pato 70'): Gostei! Excelente recuperação de bola no lance do segundo golo, ganhou na raça.

A maior parte da equipa recebeu um 3 (razoável), enquanto que Rui Figueiredo, Nelsinho e André André, receberam um dois (negativo).
O guardião Miguel, Kaiser e Jaime Poulson, foram classificados com um 4 (Bom).

25 de setembro de 2011

Varzim conquista primeira vitória no campeonato



A primeira de muitas... De facto, já fazia falta uma vitória para animar a malta, uma vitória bem merecida. Já estava cá dar uns nervos, ela não queria entrar... Mas o golo surgiu finalmente a um quarto de hora do final do encontro, por Moreira. E já nos minutos de compensação, Jaime Poulson "matou" o jogo.
O Varzim encontrou pela frente uma equipa muito bem organizada, e até houve alturas, em que estava a ver as coisas mal paradas.
Um prémio merecido para toda a equipa, e para a massa associativa que tem apoiado os seus jogadores incondicionalmente. Kaiser - o Imperial, foi para mim, o melhor jogador em campo, uma autêntica torre ali no centro da defesa.

O Varzim entrou em força na primeira parte, onde falhou várias ocasiões de golo, a mais flagrante pertenceu a Jaime Poulson que cabeceou ao lado, após cruzamento na direita.

Na segunda parte, o Tirsense entrou melhor, fazendo chegar o esférico há grande área do Varzim, mas sem muito perigo. Miguel esteve bem entre os postes.
O golo do Varzim surgiu a um quarto de hora do final do encontro, por intermédio de Moreira, num remate colocado à entrada da área.
O Tirsense respondeu e por milímetros não empatou a partida.
Nos minutos de compensação, Jaime Poulson colocou um ponto final, neste jogo difícil contra o Tirsense.

Dito: "Temos tido jogos para o campeonato com um volume ofensivo elevado. Não modificamos nada e a equipa manteve a qualidade de jogo. Os golos tinham que aparecer. O Tirsense causou também muito perigo, mas felizmente que matamos o borrego. Defensivamente devemos reter este dado, de que em três jogos, ainda não sofremos golos. Temos sempre que impor o nosso estilo de jogo e fazer valer aquilo em que somos bons ou seja na posse de bola".

O Varzim alinhou com: Miguel; Tiago Lopes (Rui André 66'), Kaiser, João Faria, e Telmo; André, Jaime Poulson, Nelsinho e Ibraima; Duarte (Moreira 60'), Rui Figueiredo (Pato 70').

24 de setembro de 2011

Varzim recebe Tirsense

O Varzim recebe este domingo pelas 16h, o Tirsense, num jogo a contar para a 3ª Jornada da Segunda Divisão.
Depois de um empate a zero na casa da Oliveirense, o Varzim pretende obter a primeira vitória diante os seus associados.

Convocados: Miguel, João Ferreira, Tiago Lopes, Emanuel, João Faria, Kaiser, Jorge Humberto, Telmo, Rui Coentrão, Ibraima, André André, Pato, Nelson Agra, Nelsinho, Rui Figueiredo, Duarte, Moreira, Jaime Poulson e Rui André.

Entretanto, abriu mais um site de apoio ao Varzim S.C, trata-se do www.varzinistas.com. Quantos mais sites melhor... Bom trabalho!

FORÇA VARZIM S.C!

23 de setembro de 2011

Mil euros de multa

Mil euros de multa e dois jogos de suspensão para Diogo Andrade. Estas são as consequências do jogo do Varzim no terreno da Oliveirense. O médio foi castigado por ter sido expulso depois de insultos ao fiscal de linha, enquanto o clube foi punido pelo comportamento incorrecto dos adeptos devido ao arremesso de tochas. Rádio Onda Viva

Resta saber quanto apanhou o Sr. Director da Oliveirense.

És alma e raça, orgulho e vida!

O Blog Lobos do Mar, decidiu partilhar com todos os adeptos Varzinistas, fotos de velhas Glórias, plantéis, vídeos, e momentos de alegria vividos nestes 95 anos de história do nosso clube.
Como sabem, as notícias agora são escassas, e como também não gostamos de ver este nosso espaço parado, a Administração do Blog pretendeu preencher esses espaços criando um "programa" que iremos lançar semanalmente, partilhando o nosso grande arquivo de imagens, com todos os Varzinistas, revivendo assim, muitos momentos de alegria e de boas recordações.

A estreia está agendada para a próxima Quarta-Feira pelas 10h.

22 de setembro de 2011

Sorteio de camisolas autografadas

No Domingo, antes e durante a primeira parte do jogo da nossa equipa sénior frente ao Tirsense, um grupo de jovens colaboradores estará, nas imediações e dentro do Estádio, a vender rifas para o sorteio que o Varzim vai realizar durante o intervalo do jogo de duas camisolas oficiais, autografadas pelos jogadores do plantel actual...

Cada rifa terá o valor de 1 euro.

21 de setembro de 2011

Jogadores exigem receber salário de Agosto

Os salários em atraso no Varzim já fazem mossa esta temporada. Os jogadores exigiram à direcção o primeiro ordenado referente ao mês de Agosto. Esta terça-feira houve uma conversa no balneário e o plantel ameaçou deixar de treinar e apenas comparecer aos jogos caso a situação não fosse regularizada. O clube prometeu até esta quarta-feira encontrar uma solução que permitirá que o dinheiro caia na conta dos atletas em breve.

Refira-se que estes casos se prolongam no tempo e da época anterior ainda estão por pagar vencimentos a jogadores e equipa técnica, além dos atrasos a funcionários e sector de formação. Um assunto que volta à baila a uma semana de serem apresentadas as contas do último exercício e o orçamento desta temporada em assembleia-geral. Rádio Onda Viva

19 de setembro de 2011

Os jogadores um a um...

3 Miguel: Não teve muito trabalho, a não ser aquela bola do avançado da Oliveirense, em que defendeu com os joelhos.
3 Tiago Lopes: Bom jogo.
3 Kaiser: Autêncica torre, mas atenção que ficou nas covas (em corrida) naquele lance em que o avançado da Oliveirense se isolou (valeu Miguel).
3 João Faria: Na parte final ainda saíu a jogar, dando mais apoio ao ataque.
3 Telmo: Evitou por algumas vezes o contra-ataque da equipa da casa.
4 Ibraima: O melhor em campo.
3 André: Remata mais vezes!
2 Nelsinho: Já disse tudo aquilo que tinha a dizer sobre ele na análise ao jogo.
3 Duarte: É rápido e tecnicista.
3 Moreira: Quase marcava (atirou o lado).
3 Poulson: Deu luta na frente de ataque, ainda teve uma oportunidade nos pés, mas este rematou por cima.
-----------
2 (Rui André): Muitas perdas de bolas.
3 (Diogo Andrade): Veio dar mais força ao lado direito.
2 (Rui Figueiredo): Devia ter entrado mais cedo.

A maior parte recebeu um 3 (que significa razoável), enquanto que Ibraima, o melhor jogador do Varzim neste jogo, recebeu um 4.

18 de setembro de 2011

Assim não vamos lá...



Se a equipa jogou mal? Não! Agora, como é que querem ganhar um jogo, se não são capazes de meter uma bola no saco?
Vim furioso daquela autêntica gamela, e por falar em gamela, 10€? Bando de ladrões!!! Nem na 1ª Liga, agora quando eles se deslocarem à Póvoa, deviam de pagar era o dobro.
O Varzim massacrou a Oliveirense o jogo todo, mas sem criar grande perigo na baliza contrária, a não ser aquele erro de Vila Cova, em que Nelsinho não soube aproveitar.
Ai Nelsinho, Nelsinho, Nelsinho, parece que não podes com as canetas, mas que remates são esses? Isso nem parece teu.
Ibraima, 5 estrelas, grande jogo deste nosso "negrinho", foi o melhor em campo.
De resto.. Um anti-jogo por parte da Oliveirense, para repor a bola em jogo era uma eternidade. Também não faltou sarrafada, mas na 2ª Divisão é isto, equipas fechadinhas, e um empate contra o Varzim é como uma vitória para eles, mesmo jogando em casa, porque todos nós sabemos que o Varzim vai ser sempre um alvo a abater, e neste caso somos encarados como um grande na 2ª Divisão.
Na parte final ainda se assistiu a uma autêntica pouca vergonha provocada por um dirigente da equipa da Oliveirense...
Um adepto do Varzim atirou uma tocha para dentro das quatro linhas já com o jogo acabado e, sem qualquer jogador por perto. De seguida, um dirigente da Oliveirense pegou na tocha e atirou para a massa associativa do Varzim, arriscando-se a acertar em alguma pessoa, espero que esse senhor da Oliveirense seja SEVERAMENTE CASTIGADO, pessoas como esse senhor deviam ser excluídos do futebol. A tocha em riscos de acertar em alguma criança, esperemos que seja feita Justiça!
Este acto criou muita revolta nos adeptos Varzinistas, e até um adepto nosso, foi levado pela polícia. Só espero que esse senhor da Oliveirense não saia impune!
Caros Varzinistas, não há muito mais a dizer deste jogo, ninguém ganha sem marcar golos. E foi mesmo isso que aconteceu. A Oliveirense só fez um remate á baliza, em que Miguel correspondeu da melhor maneira, ao defender com os joelhos, um remate do avançado do Oliveirense, completamente isolado.
De resto, duas expulsões para a Oliveirense, uma para o Varzim, Diogo Andrade expulso por palavras ao fiscal de linha.
Parabéns à massa associativa do Varzim que se deslocou em bom número (cerca de 200 pessoas) ao Estádio da Oliveirense (que fica no meio dos pinheiros, é difícil dar com aquilo...), infelizmente, não tiveram o prémio merecido.

Dito: "Acho que não há duvidas da nossa superioridade neste jogo. Tivemos mais oportunidades, mas também muitas dificuldades para finalizar. A equipa esteve bem e tivemos o dominio total. Continuamos com problemas na finalização".

17 de setembro de 2011

Um jogo para vencer...

O Varzim desloca-se este domingo pelas 17h ao terreno da Oliveirense, num jogo a contar para a segunda jornada da 2ª Divisão.
Depois do empate em casa frente ao Fafe, os pupilos de Dito pretendem recuperar os dois pontos perdidos em Oliveira.

Declarações de Nelsinho ao site oficial
"Não deixa de ser mais um jogo, em que vamos com o intuito de vencer. Aliás, como condidatos assumidos à subida de divisão, temos que encarar todos os jogos para vencer, pois só dessa forma conseguiremos atingir o objectivo."

"O jogo colectivo é importante em todos os jogos e muito mais ainda nos jogos fora de casa. No terreno do adversário temos que impor o nosso jogo e ser uma equipa com personalidade."

"Nesta divisão os jogos são todos na luta e nós temos que ter consciência disso. Temos que fazer, evidentemente, o nosso jogo, mas também temos que ter mais capacidade de entrega e de luta. Todas as equipas vão querer dificultar a vida ao Varzim, porque descemos de divisão e somos um clube histórico. É normal que, contra nós, joguem mais fechadas, como aconteceu no primeiro jogo com o Fafe. Mas nós temos que lutar contra todas as contrariedades."

Eis a lista dos convocados:
Miguel, João Faria, Tiago Lopes, Emanuel, João Faria, Kaiser, Jorge Humberto, Telmo, Rui Coentrão, Ibraima, André, Pato, Nelsinho, Rui Figueiredo, Duarte, Moreira, Diogo Andrade, Jaime Poulson e Rui André.

FORÇA VARZIM S.C

Juniores vencem Gondomar

Os Juniores somaram a segunda vitória no Campeonato ao vencer em casa o Gondomar por uma bola a zero.
O tento poveiro aconteceu na segunda parte do encontro, num remate de João Neves, com a bola a tabelar num jogador Gondomarense.

Na próxima semana o Varzim desloca-se ao terreno do Feirense.

O Varzim alinhou com: Miguel, Hernâni Ramos, José Santos, Tiago Mendes, Fábio Costa,
Carlos Ferreira, Pedro Sá, Diogo Serra, (Vasco braga), André Lima, ( Rui Silva), José Diogo, Francisco Vasconcelos, (João Neves).

15 de setembro de 2011

"Defrontar o Varzim será uma sensação única"

Quem o diz é Sérgio Rodrigues, treinador da Oliveirense, em entrevista ao Jornal Póvoa Semanário desta semana.

"...Para mim, é complicado porque lá em casa toda a gente é do Varzim. Fui sócio e desisti nem sei porquê. Se calhar foi por ter passado para outros clubes. Gosto do Varzim, mas vai ser um jogo com uma sensação única e até vou-me arrepiar, mas quero ganhar."

12 de setembro de 2011

Pedro Henrique fecha plantel 11/12

O Varzim consumou, esta tarde, a contratação do avançado brasileiro Pedro Henrique, de 23 anos, ex- Votuporanguense (São Paulo)...
O novo jogador dos Lobos do Mar visitou as instalações do Clube e esteve à conversa com o site oficial, desvendando um pouco as suas características e qualidades: “Sou um avançado a quem não falta disposição, vontade e raça, e costumo fazer muitos golos”.

Pedro Henrique fez toda a sua Formação no Paraná Clube e, já como jogador profissional, passou por alguns clubes brasileiros, bem como pelo futebol polaco e australiano.

O convite para ingressar no futebol português e representar o Varzim apareceu numa boa altura, tal como o próprio revela. “Este convite surgiu por intermédio de uns empresários amigos que me acompanham desde cedo na carreira. Eles tiveram oportunidade de enviar um jogador para cá e, no momento, eu estava disponível; tinha acabado um contrato no Brasil e, por isso, fechei a parceria com eles”.

As referências que lhe transmitiram sobre o Varzim foram bastante positivas. “Disseram-me que era um Clube muito bom, com uma boa estrutura; que era um clube tradicional, com história, que já esteve nos escalões principais do futebol português e que tem um grande projecto para regressar a esses lugares.”

Pedro Henrique chega ao clube poveiro com as melhores expectativas e com muita vontade de conquistar o seu lugar na equipa, mas sem pressa. “Cada coisa a seu tempo. Sei que vai haver um período de adaptação, que é normal no caso dos jogadores que vêm de um futebol e de um país diferente. Mas tenho a certeza que vou contar com o apoio dos meus colegas nessa fase e que vou desempenhar bem o meu futebol”.

Com apenas 24 horas passadas na nossa cidade, Pedro Henrique já se rendeu à Póvoa de Varzim. “Gostei muito do que vi e até já dei uma caminhada pela praia. É uma cidade muito bonita. Já começo a fazer planos para realizar aqui. Conto fazer grandes amizades.”

A aquisição de Pedro Henrique encerra o plantel do Varzim para a época 2011/2012.

Site do Varzim S.C

10 de setembro de 2011

Estádio precisa de uma pintura...

Se precisa...
O nosso Estádio por fora está uma miséria, e precisa urgentemente de um arranjo. Como se pode verificar nas imagens, para além das paredes "descascadas", também se pode verificar, alguns vidros partidos, não só na zona da secretaria, como também na zona dos Camarotes (como se pode ver na imagem acima).
É verdade que a zona marítima corrói tudo, mas não se pode deixar as coisas chegarem a este ponto.
Todos nós sabemos, que a situação ficanceira do Varzim não é a melhor, e que o clube neste momento passa por muitas dificuldades, mas não podemos ficar indiferentes ao ver o nosso estádio assim.
Enquanto não se resolve a questão do novo Estádio, temos que zelar pelas nossas instalações.
Aqui fica este reparo...

(Clique nas imagens para ampliar)

Varzim goleou Neves

A equipa Varzinista aproveitou a paragem do camponato para realizar mais um jogo particular, desta feita frente ao Neves.
Foi um jogo em que o Varzim dominou, vencendo sem qualquer dificuldade a equipa Vianense.
Foram meia dúzia os golos marcados: Moreira, Diogo Andrade, André André, Rui André (2) e Rui Coentrão foram os autores dos golos alvi-negros.

V. Guimarães 3 x 2 Varzim S.C (Juniores)

Ainda deram luta... Mas não conseguiram arrecadar qualquer ponto, apesar da boa exibição.
A equipa Varzinista até foi para as cabines a vencer por uma bola a zero, mas na segunda parte o Vitória de Guimarães virou o resultado. Um resultado injusto para os pupilos de Rúben Cunha, que ocupa o último lugar da tabela, a par com o Rio Ave.

Na próxima semana o Varzim recebe o Gondomar.

Foto: site do Vitória de Guimarães

8 de setembro de 2011

Varzim vence particular


O Varzim bateu o Fão por três bolas a uma. A equipa Varzinista já vencia ao intervalo, com golos de Nelsinho aos 2m(de penalti), e Rui André aos 30m. No segundo tempo o Fão ainda reduziu, mas Tiago Lopes, em cima do minuto noventa, fechou a contagem.

O Varzim alinhou com: João Ferreira, Emanuel, João Faria, Kaiser, Rui Coentrão, Ibraima, Pato, Nelsinho, Duarte, Rui André e Ahmed (á experiência).

Jogaram ainda: Bento, Telmo, Jorge Humberto, Pedro Alexandre, Tiago Lopes, Nelson Agra, André André, Moreira, Diogo Andrade e Poulson.

O último adeus a Silva Pereira



Centenas de pessoas marcaram presença no último adeus a Silva Pereira.

Fotos: Luís Xavier

7 de setembro de 2011

Juniores conquistam primeira vitória no campeonato



Os juniores conquistaram a sua primeira vitória no campeonato, ao derrotar em casa o Marítimo, por uma bola a zero.
O golo da vitória foi apontado por João Neves, no segundo tempo.

Fotos: Luís Xavier

Faleceu, o homem da bandeira

Mais uma triste notícia...
Faleceu ontem, o Sr. Armando, o homem que transportou a bandeira do Varzim durante muitos anos. Armando, que, antigamente dava sempre uma volta ao campo, nos jogos do Varzim, com a sua grandiosa bandeira.

Até sempre, Sr. Armando!

Faleceu Antigo Presidente Silva Pereira

Manuel Silva Pereira, sócio nº 8 do Varzim, e presidente do nosso clube em 1970, faleceu hoje vítima de doença.
Foi sob a presidência de Silva Pereira que se construiu a bancada Superior, e também a colocação do relvado em 1962.

Silva Pereira era uma presença habitual no dia 25 de Dezembro, na tradicional comemoração de aniversário. E até foi ele, que içou a bandeira na última vez (como se pode ver na imagem).

É uma grande perda para o nosso clube e para a Póvoa. O Varzim ficou mais pobre com a sua partida, mas fica o seu enorme contributo na história do clube.

O funeral realiza-se quinta-feira às 17h na Igreja da Misericórdia.

Até sempre Silva Pereira!

5 de setembro de 2011

Mudar o rumo dos acontecimentos...

A nossa equipa de Juniores está com sérias dificuldades no Campeonato Nacional e continua sem vencer.
Sinceramente não dá para perceber este mau arranque, para além de terem qualidade (a maior parte da equipa saltou dos Juvenis - que por pouco não foi à segunda fase o ano passado), são também uma equipa muito unida, mas os resultados não aparecem, e ao fim de quatro jogos, amealharam apenas um ponto, e sofreram 21 golos. Espero que esta situação se inverta no próximo jogo.

Vocês tem qualidade para darem a volta por cima, acreditem!

Na próxima quarta-feira os Juniores defrontam em casa o Marítimo, a equipa precisa do apoio dos adeptos para ultrapassarem este obstáculo, e conseguirem a sua primeira vitória no campeonato.



...para jogadores e equipa técnica.

Os jogadores um a um

O regresso da observação um a um aos nossos atletas. (De 1 a 5)

3 Miguel: Fez duas boas intervenções.
3 Tiago Lopes: Esteve bem no flanco direito.
3 Jorge Humberto: Fomos buscar um bom central. Marca livres e tudo...
3 João Faria: Um ou outro falhanço, mas nada de grave. Ainda salvou um golo.
3 Telmo: Ficou nas covas numa arrancada de um jogador do Fafe, que poderia ter causado estragos.
4 André André: Muito seguro no meio-campo, ocupa bem o lugar do Tito.
3 Jaime Poulson: Muito lutador entre os centrais, bom, no jogo aéreo.
4 Nelsinho: O nosso malabarista, fez um grande jogo, um elemento importantíssimo no meio-campo.
3 (Rui Coentrão 72'): Tentou dar mais velocidade ao jogo...
3 Duarte: Muito rápido. É um elemento muito importante na frente de ataque.
2 (Moreira 65´): Teve tudo para inaugurar o marcador na cara do guarda-redes, mas não conseguiu concretizar (pensava que estava em fora-de-jogo).
3 Rui Figueiredo: Ganhou algumas bolas no meio-campo.
2 (Rui André 75'): Ainda deu umas corridinhas...

4 Diogo Andrade: Esteve em grande plano, a sua velocidade e os seus cruzamentos são as suas armas fortes. Talvez daqui a alguns jogos, esteja ainda melhor. Ainda precisa de perder uns quilinhos, mas já esteve mais forte (nos jogos de preparação só aguentava 30 minutos). A sua exibição neste jogo foi só uma amostra, ele é capaz de muito mais...


Atribuímos um 3 à maior parte da nossa equipa (que significa razoável), enquanto que Nelsinho, André e Diogo Andrade, os melhores em campo, atribuímos um 4.

4 de setembro de 2011

Empate a zero...



Quando a bola não entra... E assim "voaram" dois pontos!

Era muito importante entrar com o pé direito no campeonato, mas o Varzim não teve a sorte do seu lado. Os Varzinistas até tiveram algumas situações de golo, mas no momento da finalização, ora um jogador nosso atrapalhava-se, ora um jogador do Fafe limpava.
Notou-se um pouco de ansiedade e nervosismo por parte da nossa equipa.
Destaque para a exibição de Diogo Andrade, que deu muito que fazer à defesa do Fafe. Nelsinho e André também estiveram em bom plano.
Também valeu-nos Miguel, que evitou por duas vezes o golo do Fafe.

Os jogos em casa são fundamentais na luta pela subida, temos que voltar a ser um Varzim invencível em casa. Eu particularmente, fico sempre insatisfeito com um empate em casa (para mim é como se fosse uma derrota), um empate fora não é mau, agora em casa? Se ganharmos os jogos em casa é meio caminho andado... Mas pronto, vamos recuperar os dois pontos perdidos no terreno da Oliveirense.

Na primeira parte do encontro, e apesar do domínio do Varzim, foi o Fafe que dispôs da situação mais perigosa, com um remate à trave da baliza de Miguel.

No segundo tempo o Varzim apostou tudo, e mesmo com quatro homens na frente, não foi capaz de evitar este empate, que soube a pouco.

O Varzim perde então dois pontos, enquanto que o seu adversário directo, Desp. Chaves, venceu em casa.

P.S - O portão da Superior esteve encerrada e causou alguma indignação por parte dos associados varzinistas. Antes de começar a partida, a fila de acesso á Bancada Norte era muito longa, e como sabem, a Superior é a bancada que leva mais gente. Espero que no próximo jogo em casa frente ao Tirsense, o portão da superior esteja aberto.

Dito: "Mantivemos a qualidade da pré época mas com a diferença de termos marcado golos. O que vimos aqui já tinha sucedido no jogo da Taça na Madeira em que criamos muitas situações de golo e não marcamos. Neste jogo, com o Fafe, os jogadores estavam ansiosos e notei isso neles, demasiado precipitados. A equipa esteve muito vertical a jogar com demasiada velocidade. Disse-lhes que assim não. Era preciso definir o ultimo passe, para decidirmos melhor. É que rápido e bem só Messi e Ronaldo. Agora houve vontade de entrar no campeonato a ganhar e isso tirou-nos discernimento e organização".

O Varzim alinhou com: Miguel; Tiago Lopes, Jorge Humberto, João Faria, e Telmo; André, Jaime Poulson e Nelsinho e Diogo Andrade (Rui Coentrão 72'); Duarte (Moreira 65´) e Rui Figueiredo (Rui André 75').

Fotos de Luís Xavier