10 de janeiro de 2010

PROCURA-SE PRESIDENTE - 2009 UM ANO DE CONTRARIEDADES PARA OS ADEPTOS VARZINISTAS E SP.COVILHÃ-VARZIM ADIADO

Presidente procura-se na Póvoa de Varzim


As eleições estavam marcadas para ontem, mas ninguém quer pegar nos destinos do histórico emblema

Os reflexos da crise económica que não tem poupado o mundo do futebol, e que se fazem sentir, particularmente, nos mais pequenos emblemas nacionais, ameaçam mais um dos históricos clubes das ligas profissionais: o Varzim.

A braços com inúmeras dificuldades financeiras, que têm como face mais visível os atrasos nos pagamentos aos jogadores, o clube poveiro, que milita na Liga de Honra, vai tentando sobreviver num campeonato em que as receitas escasseiam e as despesas são semelhantes às do principal escalão, obrigando os dirigentes a uma luta diária, recheada de imaginação e dedicação, para manter a subsistência.

Perante este cenário de contrariedades, não surgiram interessados em assumir a liderança do Varzim, anulando um acto eleitoral que estava agendado para o dia de ontem, deixando clube à beira de uma grave crise de sucessão directiva que parece não ter fim à vista.

A actual direcção, presidida por Lopes Castro, que comanda os poveiros há seis anos, não mostrou disponibilidade para continuar à frente dos "lobos do mar", precipitando que o clube navegue, mais uma vez, para uma solução de comissão administrativa, tal como aconteceu no século passado, entre 1994 e 1999.

A decisão só será tomada no final deste mês, após a reunião do Conselho Varzinista - órgão destinado emitir pareceres sobre as grandes questões e realizações da vida do clube - que decidirá então rumo a dar à instituição.

Até que uma solução seja encontrada, Lopes de Castro e a sua equipa irão garantir que o Varzim não caia num vazio directivo, até porque o clube atravessa por um momento crucial com o processo de construção do novo estádio, que no final do ano passado viu reunidas as condições para avançar.

"Não é fácil ser-se dirigente de futebol", desabafou ao DN o presidente do Varzim, assumindo um misto de "cansaço e sensação de missão cumprida" para justificar a indisponibilidade para continuar a dirigir o clube.

Reconhecendo que "é perigoso e nada fácil assumir a liderança do Varzim" Lopes de Castro frisou, por outro lado, que "a irreversibilidade do processo de construção do novo estádio traz boas perspectivas de futuro para a sustentabilidade clube".

Fazendo um ponto da situação, o ainda líder do emblema poveiro assumiu "as dificuldades de tesouraria", mas sublinha que "em termos económicos o clube está bem". "Temos as dívida à Segurança Social e ao fisco controladas, uma massa salarial em atraso que não é significativa, temos património, e receitas que esperamos receber em breve", disse o dirigente, avaliando que uma verba de 600 mil euros daria para deixar o clube numa posição estável para quem quisesse assumir a instituição.

Por tudo isto, Lopes de Castro considerou "absurdas" as comparações feitas entre dificuldades do seu clube com os casos do Boavista ou Salgueiros: "Seria má-fé ou ignorância fazer esse tipo de associações. Não temos os níveis de endividamento do Boavista nem as gestões estranhas que se passaram no Salgueiros. A única coisa que nos aproxima é jogarmos futebol", clarificou o líder varzinista.

A verdade é que ninguém, até ao momento, está disposto a pegar num clube que até eliminou o Benfica da Taça de Portugal em 2006/2007.

Foto: DN


2009 - um ano de contrariedades para os adeptos varzinistas



Clube entrou no círculo restrito dos que têm salários em atraso, jogadores chegaram a alimentar-se de bolachas

O ano que há dias terminou não será de boa memória para os varzinistas.

Numa espiral de negativa de problemas, o clube passou por momentos complicados, que podem ainda deixar marcas indeléveis no futuro.

Tal como em outros emblemas das ligas profissionais, a mediática questão dos salários em atraso dos jogadores colocou o Varzim na lista negra dos clubes devedores, numa situação que está ainda por resolver, embora com boas perspectivas de regularização - situação que tem sido acompanhada a par e passo pelo Sindicato de Jogadores.

Perante este cenário, que já se tinha repetido em anos anteriores, os jogadores não esconderam, esta época, a sua insatisfação, denunciando casos dramáticos no balneário, com o capitão de equipa, Pedro Santos (antigo capitão nacional pelo Boavista) a confessar que alguns atletas "se alimentavam apenas de bolachas em algumas refeições". O "estalar do verniz" redundou num ultimato à direcção sobre a forma de ameaça de greve, entretanto sanada com o pagamento de parte dos vencimentos.

Neste turbilhão de acontecimentos, os resultados desportivos acabaram por se ressentir com a equipa a debater-se, neste campeonato, com a fuga aos últimos lugares, ocupando uma posição ainda incómoda.

E quando os problemas dos depauperados cofres do clube pareciam já suficientes para as preocupações do clube, o tecto voltou desabar sobre os varzinistas, num sentido quase literal, uma vez que parte da cobertura de uma das bancadas acabou por ceder, precipitando a interdição do estádio poveiro, e obrigando a equipa a jogar em casa emprestada.

A fragilidade das estruturas do recinto do Varzim, inaugurado em 1932, já tinha sido, entretanto, apontada pela Comissão Técnica da Liga de Clubes, que numa vistoria ao estádio, semanas antes do acidente, tinha fechado ao público duas das quatro bancadas do recinto, alegando falhas de segurança para os espectadores.

Perante este cenário de dificuldades, confirmou-se, nos últimos dias do ano, mais uma revés para o clube, com ausência de interessados em assumir a liderança deste histórico emblema.

Em suma, 2010 dificilmente será pior...

in Diário de Notícias

Existe um erro neste texto, dado que o capitão do Varzim, Pedro Santos nunca jogou no Boavista. Existe um médio chamado Pedro Santos, que foi campeão nacional pelo Boavista, mas que joga no Arouca.


SP.COVILHÃ-VARZIM , foi adiado para 24 de Janeiro, às 15:00 horas, devido ao nevão que cobre a Covilhã.



Foto: Bruno Fernandes


FORÇA VARZIM!!!




7 comentários:

Dezembro 1921 disse...

Amigos
Acabei de adicioná-los no Todos Somos Portugal. Boa sorte. Abraço.

Carlos Godinho

Jotas disse...

Meu caro passei para deixar um abraço e os desjos de maiores felicidades a esse grande clube.

The Boavista Footballers disse...

Obrigado pelo contacto, colocarei o vosso link no espaço "Blogs amigos" localizado na coluna da direita do blog "The Boavista Footballers".
O meu link é:

http://theboavistafootballers.blogspot.com/

Cumprimentos.
Pedro Calisto

Nação Barcelense disse...

Caro admin do blog,

No seguimento do pedido que efectuaram no nosso sítio, podem colocar a ligação do nosso blogue. Não temos uma coluna de ligações, mas se porventura tivermos, faremos o mesmo.

Saudações gilistas.

r. castro disse...

Caro editor deste blogue,
é de muito mau gosto estar a colocar em letras maiores o que se passa de mau no nosso clube. Se os varzinistas que criam blogues têm de ter mais atenção àquilo que "postam". Proponho uma energia diferente e colocar sim, em letras maiores as notícias BOAS para que a imagem e credibilidade não vá mais abaixo.

saudações varzinistas

Lobos do Mar disse...

VOCÊ ACHA MESMO QUE EU GOSTO DE ESCREVER EM LETRAS BEM GRANDES O QUE SE PASSA DE MAL NO NOSSO CLUBE???

NÃO, NÃO GOSTO MAS EU COMO ADMINISTRADOR TENHO O DIREITO DE INFORMAR OS VARZINISTAS...
É OU NÃO É VERDADE O QUE ESTÁ ESCRITO NESTE POST???
E TEM EM BAIXO ESCRITO: DN (DIÁRIO DE NOTÍCIAS)...
O POST NÃO FOI ESCRITO POR MIM.


SEJA EM LETRAS GRANDES SEJA EM LETRAS PEQUENAS NÃO MUDA NADA O QUE ESTÁ ESCRITO...

NINGUÉM É MAIS VARZINISTA DO QUE EU, IGUAIS PODE HAVER MAS MAIS VARZINISTA DO QUE EU NÃO HÁ DE CERTEZA... E QUEM ME CONHECE SABE DISSO PERFEITAMENTE.

E FIQUEI MUITO, MAS MUITO TRISTE COM ESTE COMENTÁRIO...

SE VOCÊ FOR A ALGUNS COMENTÁRIOS ABAIXO VAI VER CERTAMENTE ALGUNS COMENTÁRIOS A DAR-ME OS PARABÉNS POR O EXCELENTE TRABALHO QUE ESTÁ A SER FEITO POR ESTE BLOG...

E SE NOS PRÓXIMOS DIAS, SURGIREM BOAS NOTÍCIAS, DE CERTEZA QUE VOCÊ VAI VER A NOTÍCIA EM LETRAS BEM GRANDES...

ESPERO QUE SEJA JÁ ESTE DOMINGO COM UMA VITÓRIA FRENTE Á OLIVEIRENSE...

SAUDAÇÕES VARZINISTAS

AGUARDO A RESPOSTA

r. castro disse...

Olá. Só hoje li este comentário.
Não gosto de alimentar polémicas que não levam a lado nenhum.
Foi só uma humilde opinião sobre a forma/grafismo utilizado na transmissão de uma notícia.
Parabéns pelo blogue e pelas opiniões positivas sobre o blogue. Consegue reunir um bom numero de notícias sobre o nosso varzim que aparecem publicadas noutros orgãos de comunicação social

cumprimentos