16 de fevereiro de 2010

Ver a filha nascer no complexo do Varzim

Octávio Aguiar esteve 22 anos ao serviço do clube, cumprindo várias tarefas. Bruno Alves, do FC Porto, foi dos atletas que viu crescer.

A escassas dezenas de quilómetros de Paços de Ferreira, na Póvoa de Varzim, Octávio Aguiar também teve durante 22 anos um campo de futebol à porta de casa. Este ex-colaborador do Varzim viveu durante mais de duas décadas numa habitação inserida no complexo de treinos do emblema poveiro, local para onde se mudou em 1983 com a esposa e os três filhos, tendo assistido, já na nova casa, ao nascimento da sua última filha.

"A minha filha mais nova nasceu aqui no campo de treinos do Varzim. Uns anos antes tinha sido convidado para ser massagista do clube, mas depois de cá estar fiz um pouco de tudo: desde marcar o campo de jogo, a vender bilhetes, tratar dos equipamentos dos jogadores e até coser as bolas", recordou para o DN Octávio Aguiar.

No 'quintal' de sua casa acompanhou de perto a evolução de talentos como Bruno Alves (actualmente no FC Porto) e o seu irmão Geraldo (está no AEK de Atenas), Hélder Postiga (Sporting), Alexandre (já abandonou a prática da modalidade), entre muito outros actuais e antigos futebolistas.

"Conheço-os desde pequenos, quando vieram dar aqui os primeiros pontapés na bola. Acompanhei-os, quase todos os dias, durante anos e sempre os tratei como se fossem família", garantiu Octávio.

Apesar de, neste momento, já não residir no complexo desportivo varzinista, o ex-massagista continua a ser presença assídua no recinto, incumbido de outras tarefas ao serviço do clube e desfrutando de uma reforma repleta de boas recordações.

"A maior saudade que tenho é do espaço exterior. Um terreno de 100 por 70 metros mesmo à porta de casa não é para qualquer um…", lembra sorridente, acrescentando: "No Verão organizava aqui sardinhadas, e nas festas de S. Pedro, fazíamos um grande convívio com os amigos e os jogadores."

Durante anos a fio, o campo de treinos do clube foi palco privilegiado de brincadeiras para os quatro filhos de Octávio, "onde até as meninas jogavam à bola com os restantes jogadores", recorda o antigo colaborador do emblema poveiro, a quem os colegas dos filhos apelidavam, com inocência de criança, de "dono do estádio do Varzim".

in DN

1 comentário:

Anónimo disse...

não acha o administrador deste espaço que este servidor do clube merecia receber um Lobo do Mar? Pois é mas não faz parte do rol de nomes por si colocado pela 2ª vez. Preferiu colocar alguns que já morreram para o clube mas esqueceram-se de os avisar...já agora como o Octáovio há mais no clube...puxe pela cabeça e depois diga alguma coisa...