9 de junho de 2010

Novo Estádio do Varzim poderá não existir

José Maria Reina presidente da Assembleia-geral do Varzim, lança um repto à Câmara no sentido do clube, poder utilizar o Estádio Municipal para jogos. Segundo aquele dirigente, a crise tem feito mudar de ideias, porque a realidade é bem diferente, embora tenha que haver bom senso e coragem para tomar essa medida. José Reina dá como exemplo alguns dos estádios do Euro 2004, que nesta altura tem pouca rentabilização e o Varzim com o negócio, até podia obter outras fontes de rendimento e mais algum património. Mas também para isso, seria necessário criar uma SAD, alerta.

Como analisa o actual momento do Clube?
Para já não é mau, até porque a equipa está inscrita para a próxima época e os ordenados estão pagos, até ao mês de Abril. Mas a situação económica, foi sempre o problema do Varzim. A Comissão Administrativa está a ser feita, e apenas falta saber como formar a equipa de futebol, dentro das limitações fundamentais que temos que impor, e que passam pela redução de ordenados. Essa é que é a grande dificuldade, para vermos como é que vamos superar tudo isso.

Será que não haverá dificuldade em encontrar nomes para a formação da dita Comissão Administrativa?
Julgo que não, até porque o número é reduzido. Não é o mesmo que uma direcção e a situação em que o clube se encontra, tendo em atenção a construção do novo estádio, impõe gente que tenha estado no contrato e no processo.

Portanto não há que passar o testemunho?
Seria interessante que a comissão fosse refrescada com gente nova, mas é preciso que ela apareça, e se disponibilize para fazer parte.

O Varzim vai fazer parte da Direcção da Liga de Clubes. O que pensa disso?
É verdade, mas aqui, queria introduzir dois elementos que acho extramamente importantes. Vai ser eleita a direcção da Liga de Clubes(aconteceu na passada segunda feira, no qual o Varzim faz parte, através de Lopes de Castro. Ora apartir daqui, o que é necessário ou desejável é que essa direcção faça pelo menos mais pela Liga de Honra. Um aumente de receitas e uma diminuição de encargos, para nós e os outros clubes possamosvencer as dificuldades económicas/financeiras e a aplicação uniforme desse princípio a todos os concorrentes da Liga de Honra. Há ainda uma outra circunstância, que o futebol nacional devia interiorizar.
Devia haver um limite mínimo de jogadores não Portugueses. Digo isto, não por xenofobia, mas por uma questão, relacionada com a selecção nacional, de modo a dar oportunidade aos jogadores portugueses de se mostrarem.

Mas isso seria para valoralizar os jogadores?
Penso que essa seria uma medida salutar, embora não qeira dizer que não veja com bons olhos, os casos de Deco, Pepe e Liedson na selecção nacional, mas a necessidade que tivemos de recorrer a esses excelentes jogadores. Por ventura não aconteceria, se estivéssemos numa Liga de Honra, que impusesse que no onze de cada equipa, que entra em campo, 90% de jogadores nacionais. Portanto, tínhamos que dar por um lado, um incentivo á formação a sério, e nós no Varzim com muitas difculdades, penso que temos qualidade, nessa formação. Depois há a prática de futebol nacional com jogadores formados, que depois iriam para outras Ligas. Esse ponto, penso que era importante, em diminuir encargos e aumentar receitas, mas mais a redução de encargos, porque isso não está muito bem distribuído entre a 1ª e 2ª Liga. Há muita discrepância.

"Nesta fase em que nos encontramos de início da construção do estádio, seria de pensar a sério, em não o fazermos e obtermos da Câmara, a possibilidade em utilizar o Estádio Municipal"

Por acaso não está a pensar noutros custos, por exemplo de manutenção, caso o Varzim construa o estádio novo?

Fui uma das pessoas que pensou nisso, mas não fui só eu. Nesta fase em que nos encontramos de início da construção do estádio, seria pensar a sério, em não o fazermos e de obtermos a Câmara, a possibilidade em utilizar o Estádio Municipal, colocando umas bancadas que teriam que ser feitas, por ventura a cargo do Varzim. No fundo, evitarse-ia os disparates que cometeram aquando do Campeonato Europeu de 2004, com a construção dos estádios de Aveiro, Leiria, Coimbra, Faro, com uma despesa desnecessária, agravada nesta altura, por uma crise profunda em que o País e o Mundo se encontram. Penso que seria um acto de bom censo e de coragem por parte da Câmara em encarar essa possibilidade. Agora isso teria que ser sufragada em assembleia-geral pelos associados.
E depois vão-me perguntar como é que o Varzim vai receber dinheiro. Nada, mas tem que ser em algo imóvel e produtor de rendimento.

Estádio Municipal poderá ser a futura "casa" do Varzim

Para já tem alguma ideia em mente?
Por exemplo, seria interessante que a Câmara encarasse juntamente com direcção do Varziimesta situação e dizer, que neste terreno, auturizo que vocês implantem uma bomba de gasolina, que seria umareceita para o clube. Gastaria na compra do terreno, mas o rendimento estava assegurado.
Há parques de estacionamento que seriam comprados pelo clube e proporcionaria umaverba mensal de certo vulto, portanto receita que nada tem haver com futebol. O responsável seria em imóveis. Outro exemplo, a antiga sede na rua santos minho, está degradada. Precisa de ser demolida e reconstruída. Seria feita uma aplicação. Claro que tudo isto, passaria também pela constituição de uma SAD, para que o património ficasse livre de "toledos" de orientações directivas no futuro, e de gastos desmesurados. Mas isso é o que gostaria que todo o mundo pensasse, porque acho que teria interesse para o clube.

Então ficaria o Varzim sem novo estádio?
Sem dúvida. Venderíamos o terreno á Câmara e ela acabaria com o parque da cidade. Com o dinheiro faríamos as aplicações e um Centro de Formação, ou então um outro local, nas cercanias das freguesias, se calhar a peços muito mais baixos.

Mas aquando da aprovação da construção, não tinha ideia?
É claro que não, porque os tempos também mudaram. A crise é de tal maneira aguda e séria, o que as pessoas ainda não pensaram nela.
Veja como estão as economias da Alemanha, Itália, França, Bélgica, Irlanda, Espanha, Inglaterra e agora Grécia. Portanto, para podermos levantar a cabeça estamos englobados dentro de um conjunto muito complicado.

Voltando á vida do Varzim não considera que esta seja o pior momento do clube em 94 anos?
Não, porque o clube tem património, está a preparar apróxima época. Está a resolver um problema directivo e seguramente terá vida rinhosa. A direcção tem-me informado apesar de ainda me meter em funções e mantenho confiança nos actuais orgãos.

Leu a entrevista de Virgílio Constantino dada a este jornal na semana passada?
Não li, mas disseram-me. No essencial mantém a mesma posição que já explanou em Assembleia-geral. Acho que é pena um orgão não conhecer a situação económica/financeira do Varzim. No mínimo teria pedido a demissão. Ele não anda de facto com a lucidez necessária. Ainda no outro dia, me disse que não lhe queria dar a palavra em assembleia-geral, quando até falou. A lucidez não o tem acompanhado nestes últimos tempos, e é pena. Mas não llhe atribuo importância nenhuma. Acho lamentável que precista nesta situação, em que o modelo está gasto. O modelo é aquilo que a Liga nos impõe. Os modelos são os do futebol Nacional. O Varzim está metido num comboio e não pode saír dele. São imposições legais. Quando diz que nada se sabe, é porque está perturbado.

in Póvoa Semanário

Segue-nos também no Facebook e twitter

16 comentários:

Anónimo disse...

Vão-se os anéis e... os dedos.
A quem te entregaram pobre Varzim.

Anónimo disse...

Ate da pena ver estes senhores a falar com aquelas caras de tasqueiros formaram uma lista quando os varzinistas ainda andavam aterdoados com a descida ... Sois uma vergonha o que este senhor diz agora ja todos diziam em 2006 construiam as bancadas modernizavam o estadio municipal e acho que nem metade do dinheiro se gastava .

Anónimo disse...

e o sinal de 2,5 milhoes de € pagos pela Dico do Limar (ou algo parecido) e que o varzim gastou logo para pagar, segundo o lopinhos dividas de luis oliveira...
Foram estes milhoes, foram os milhares das vendas de jogadores, foram os milhares (poucos) das receitas televisivas e das receitas do estadio, foram os milhares recebidos: pela presença constante na taça de portugal (pelo menos em 06/07 fomos aos 4/final) e pela presença ainda que fugaz na Carlsberg.
Lopinhos onde anda o dinheiro????!!!!

Anónimo disse...

e o sinal de 2,5 milhoes de € pagos pela Dico do Limar (ou algo parecido) e que o varzim gastou logo para pagar, segundo o lopinhos dividas de luis oliveira...
Foram estes milhoes, foram os milhares das vendas de jogadores, foram os milhares (poucos) das receitas televisivas e das receitas do estadio, foram os milhares recebidos: pela presença constante na taça de portugal (pelo menos em 06/07 fomos aos 4/final) e pela presença ainda que fugaz na Carlsberg.
Lopinhos onde anda o dinheiro????!!!!

Anónimo disse...

Acho isto muito estranho.Alguma coisa está por tras disto tudo mas a ver vamos.
E para mim vamos ter estadio novo sim.

Anónimo disse...

onde isto vai chegar ? =|

Anónimo disse...

Onde vai chegar?
Não sei. Talvez até às tais pressões!
Se calhar todos vão comer.

Anónimo disse...

estadio novo??? kkk
já a mto tempo se sabe q os mamoes q tao na frente do varzim têm a intençao de remodelar o estadio municipal e tal, e ficar por lá a jogar.. era o q mais faltava gastar tanto num estadio novo.. enfim... sinceramente.. nao sei onde vai o varzim parar... sem estadio, sem dinheiro, com os craques da formaçao a irem embora ao preço da chuva, etc etc... acho q é hora de dizer BASTA!

Varzinista disse...

Lobos do mar O YERO foi emprestado ao Aves

Varzinista disse...

Lobos do mar O YERO foi emprestado ao Aves

Lobos do Mar disse...

Caro amigo, não está confirmado.

Saudações Varzinistas

VARZINISTA disse...

eSTA SIM SENHOR CONFIRMADO A FONTES SEGURAS QUE CONFIRMAM!

BOM BLOGUE
SAUDAÇOES

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...

Entregues a bicharada, apareçam agora os defensores do vigarista do lopinhos... Cheira me a esquema para mamarem todos com isto, e nao me venham dizer que ele meteu dinheiro no clube pq eu respondo e quanto foi buscar nada? Dou umas pistas... Contratação inexplicavel dos 3 brasileiros (comissão?), negocio dos terrenos em que a parte compradora (varzim) é que pagou a comissão aos mediadores do negocio em vez de serem os vendedores (se é que isto ja se viu em alguma parte do mundo) e o mais escandaloso o sinal da hagen mais o dinheiro que foi dando ao longo das epocas porque esta empresa tambem paga uma percentagem do PEC do varzim onde estão?

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.