3 de agosto de 2010

Um esclarecimento obrigatório

-
É normal que, ao longo dos vários episódios que nos obrigam a tomar certas e determinadas decisões, queiramos encontrar o momento ideal ou as palavras certas para darmos uma simples explicação.
Se juntarmos isso àqueles afazeres obrigatórios que nos deixam tempo para pouco mais do que a sagrada trilogia (trabalhar, comer, dormir), há prazeres que se adiam, hiatos equívocos, ausências forçadas. Eu sou daqueles que acha que as justificações e as clarificações de eventuais mal entendidos devem ser dirimidos na hora. E penitencio-me por não ter feito este esclarecimento antes. O início desta justificação vai longo mas o objectivo é explicar tão longa ausência destas lides blogosféricas e a descontinuidade forçada do Preto No Branco. Uma descontinuidade forçada tornada encerramento compulsivo/definitivo contra a minha vontade e de todos os que, generosamente, embarcaram nesta "maluqueira" de querer criar um fórum livre para todos os varzinistas dizerem de sua justiça aquilo que bem entendam.
Por um lado fico triste, porque - por muito que uns e outros não gostem... ou até discordem - o Preto No Branco foi uma ideia solitária que cedo cresceu, tornando-se um espaço pioneiro na blogosfera varzinista. Foi atrás dele que outros blogues nasceram. Uns mais, outros menos felizes. Uns de curta longevidade... outros mais valia que nem tivessem nascido, tamanha é a má-fé, o pessimismo, o ódio sectário e imbecil que imprimem nos seus posts. Por outro lado, os cinco anos de actividade do Preto No Branco deixam-me uma sensação de imensa felicidade. Ao longo do caminho, tive a alegria e o prazer de acompanhar como adepto-repórter o dia a dia do nosso clube. O Varzim deu-me o privilégio de vibrar com as vitórias e de as tornar públicas no espaço global. E deu-me a possibilidade de ser o megafone das inquietações da sua massa associativa. Por outro lado deu-me a possibilidade de firmar amizades com blogues adversários.
Tive o prazer de conhecer alguns dos seus protagonistas e manter com eles (ainda hoje) uma salutar amizade. Impõe-se aqui o agradecimento público ao Luciano (Blog do Belenenses), e ao Pedro, dinamizador de um dos blogues dedicado ao Trofense. Um agradecimento, sobretudo pela amizade e pela entre-ajuda que cresceu ao longo dos últimos cinco anos de actividade.
Mas a minha maior alegria, que é também o maior legado que o Preto No Branco deixa, é perceber que há mais varzinistas que se interessam. Há mais consócios que partilham este ideal de criar um fórum aberto a todos, há gente que não se importa de gastar do seu tempo livre para ajudar a tornar ainda maior este clube que já é tão grande e que tanto nos orgulha... mesmo nos momentos mais complicados.
Meus amigos, o Preto No Branco tem seguidores. Este blog é o exemplo mais eloquente! O Lobos do Mar é já uma referência inquestionável para todos aqueles que verdadeiramente amam o nosso Varzim. Obrigado por todo o trabalho que desenvolves Lobos do Mar! Obrigado pela amizade! Obrigado pelo convite para colaborar contigo. Fá-lo-ei na exacta medida das minhas possibilidades!
Mas, sobretudo, obrigado por continuares (juntamente com todos os nossos amigos varzinistas) o trabalho que tanto gostaria de prosseguir, mas não posso por imposições de vária ordem.
O Preto No Branco acabou! Acabou mas não morreu! Apenas encerrou a sua actividade regular. Vai continuar online na morada de sempre (varzinistas.blogspot.com)... para memória futura. Porque não temos vergonha de nada do que fizemos ou defendemos no passado. Mesmo quando fomos enxovalhados da pior forma possível noutros fóruns de duvidosa proveniência. E porque queremos que os varzinistas presentes e (sobretudo) vindouros possam um dia saber que houve, em tempos, três ou quatro sonhadores que fundaram o movimento blogosférico alvi-negro. E que ele segue vivo! E bem vivo! Para muitos anos de vida! Para registar no livro da nossa história as muitas alegrias que este clube, estou certo, ainda nos vai dar!
Faço votos para que esta época seja tranquila... mais tranquila do que a anterior. Faço votos para que o bom trabalho feito ao longo desta pré-época se reflicta e prossiga nas batalhas que se avizinham.
Os jogos a doer começam já este fim de semana.
Que a força de todos os varzinistas esteja com os rapazes lá dentro... onde tudo se joga e tudo se decide.
SEJAMOS FORTES! SEJAMOS GRANDES! HONREMOS A CAMISOLA!


ALA ARRIBA VARZIM!!!!

4 comentários:

Anónimo disse...

Boa contratação!

Anónimo disse...

Excelente texto mesmo.
Força lobo do mar e continua POR FAVOR com este blog e ja agora um agradecimento a quem dirigia o Preto no Branco.

FORÇA VARZIM!!!

Anónimo disse...

Tive muita pena que o Preto e Branco tivesse terminado, mas este Blog Lobos do Mar é realmente fantástico e visita obrigatória diária. Obrigado por todo o vosso amor a este clube.
Domingo vamos começar a sofrer a sério, mas eu tenho muita fé nesta equipa. Vai ser o ano de afirmação do Neto, a raça do Telmo vai contagiar todos, O Tito com a ajuda no meio do Tiago Terroso voltará a ser intranponivel, o Salvador vai ser a revelação da Liga Orangina e o Bruno Moreira agora bem auxiliado pelo Rui André e o Gonçalo vai explodir.
Esqueçam polémicas antigas, vamos TODOS juntos apoiar o nosso VARZIM.

Anónimo disse...

Ui... vou chorar de alegria este ano... vão ver...
quero ir ao algarve este ano para este evento:

FINAL TAÇA DA LIGA
VARZIM X BENFICA
ESTÁDIO DO ALGARVE
TRANSMISSÃO EM DIRECTO: SIC

:)