9 de fevereiro de 2011

A nossa formação

Que o trabalho do Varzim nas suas escolas de formação é de qualidade já muita gente constatou, mesmo sabendo-se que as condições de trabalho continuam a ser precárias, ao ponto de se realizarem treinos com várias equipas entaladas num campo pelado. O reconhecimento desse selo de qualidade nas camadas jovens está, de resto, exposto na equipa sénior do Varzim, maioritariamente composta por jogadores da cantera, sendo que no onze inicial sete são poveiros.

Agora, a marca Varzim está também a fazer furor nas selecções nacionais, começando pela equipa AA e dois jogadores com muitos anos de Quinas ao peito. O central Bruno Alves e o avançado Hélder Postiga tiveram percursos semelhantes, começando no Varzim e transferindo-se depois para as equipas de formação do FC Porto. Mas esta semana os alvinegros estão também representados nas outras duas selecções em actividade, sendo que o lateral-esquerdo Hugo Costa foi chamado aos sub-21, enquanto o médio Nélson Agra e o avançado Rafael Lopes marcaram presença nos sub-20, selecção em que está também Júlio Alves, médio do Rio Ave que cresceu no Varzim como jogador. O verdadeiro trabalho de formação, sem importações, faz-se na Póvoa. Os resultados estão à vista.

Quarteto nos sub-15

Entre as três equipas da formação do Varzim que alinham nos respectivos campeonatos nacionais, o destaque esta época vai para a de iniciados. O conjunto orientado por Francisco Tobias apurou-se para a fase final, tendo colocado quatro atletas na Selecção Nacional sub-15: Diogo Neiva, João Gamboa, Ricardo Miranda e Tiago Novais.

André Veloso Gomes
in OJogo

12 comentários:

Anónimo disse...

É bom perceber que reconhecem grande mérito à nossa formação.
Tenho pena de alguns talentos que criamos e que viram as suas carreiras de desmoronarem, por em tempos, não termos esta politica de promoção de talentos à equipa sénior.
Penso que é a melhor,talvez a única, forma de garantirmos a sobrevivência deste nosso Varzim. Promover talentos além de sentirem a camisola, porque maioritariamente são gentes da Póvoa, exigem salários baixos, comportáveis para um clube como o nosso, e que não envolve custos de contratação, logo nas vendas o encaixe é total.
Um bem haja à direcção e equipa técnica...

Anónimo disse...

é bem verdade...isto só prova o quanto a formação do varzim é das melhores do país... e quanto a selecção de sub-15 ainda falta dizer que jose postiga que esta no sporting e rui moreira que esta no fc porto tanbem foram miudos saidos do varzim... GRANDE VARZIM....

Anónimo disse...

pois é.. agora imaginem esta equipa de iniciados com o zé postiga e o rui moreira a jogar cá .... não duvidem que seriamos um serio candidato a campeão nacional... carrega GRANDE VARZIM.....

Anónimo disse...

Grande sinal da nossa formaçao. Ate os jornais nacionais destacam o trabalho desenvolvido no iniciados pelo prof tobias. Prabens ganda prof

Anónimo disse...

Motivo de grande orgulho!!!
Parabéns Varzim

Anónimo disse...

E o Rafa não vai a selecção ?

o melhor jogador dos iniciados

Anónimo disse...

tEMOS UMA BOA ESCOLA DE FORMAÇÃO. dEVIAMOS ERA OFERECER MELHORES CONDIÇOES. mESMO ASSIM MUITOS PARABENS

Anónimo disse...

Sem duvida uma formaçao com sucesso, deixam orgulhosos todos os varzinistas. Deve continuar a apostar na prata da casa para mais tarde colher os frutos.

Lobos do Mar disse...

Anónimo das 16:09.
Ricardo "Rafael" Miranda.

Filipe Veloso disse...

Parabéns Cantera!

Anónimo disse...

O Ricardo Miranda dos iniciados é O Rafael...Ahhhhhh!!! Já estava a achar estranho o nome do Rafael nao constar na lista...Ainda bem entao. FORÇA CANTERA VARZINISTA!!!!
PICÃO AMIGO O VARZIM ESTÁ CONTIGO lol
esta foi só para aqueles q foram a Penafiel lol

Filipe Veloso disse...

Aquele Camilo é demais! ahahahaha
Já deu para perceber que lá estive?! :)
Varzim até morrer! :D