2 de março de 2011

Ala-Arriba!

(Representação da Ala-Arriba no antigo Porto da Póvoa de Varzim. Note-se crianças e até idosos puxam, a mulher apossando-se do peixe e ao fundo a Igreja da Lapa.)

Ala-Arriba é uma expressão usada pela comunidade piscatória da Póvoa de Varzim e significa "força (para cima)". O conceito refere-se à tradicional entre-ajuda numa comunidade, junto da qual tem servido de lema.

A expressão era usada quando os habitantes tiravam os barcos do mar, à força de braços, para os pôr a seco na praia. Este hábito comunitário foi pouco a pouco desaparecendo com a construção do porto. Traduzia hábitos vividos tanto na cidade da Póvoa como em pequenas localidades vizinhas directamente relacionadas.

Ramalho ortigão descreve a Ala-arriba como :«os poveiros se acocoram debaixo da popa de uma lancha, ficam os pés na areia e impelem com as costas(...); que nessas atitudes, com as clavículas descobertas, os braços e as pernas nuas, de uma riqueza, de uma amplidão, de uma perfeição muscular que iguala as mais vigorosas anatomias de Miguel Angelo, os poveiros são verdadeiramente belos, de uma beleza titânica.» e que «o traje que usam contribui para fazer realçar o aspecto da sua forte corpulência (...) chamada "branqueta"».



ALA-ARRIBA VARZIM!

7 comentários:

Anónimo disse...

Lindooooo!
Fantásticooooo!

Grandes imagens..............

Ala Ala Ala Arriba Varzim!

Anónimo disse...

A colocação deste "post" vem na altura certa.
Tal como as nossas equipas de formação, os séniores também podiam utilizar o grito Ala-Arriba. É uma sugestão.

Anónimo disse...

Prof cumpra a sua promessa feita ...

Vença por nos ... Acreditamos em voces e ja mais estarao sozinho aconteça o que acontecer

Força Rapazes Força ...

Tudos a Vila das Aves .

Tiago48Lima disse...

Concordo plenamente com o anónimo das 16:59, este devia ser o grito da equipa, não só esta época como em todas ! Em todos os escalões !

Anónimo disse...

Post perfeito!


FORÇA VARZIM! NUNCA CAMINHARÁS SOZINHO.

Anónimo disse...

É esta a força que nos une a todos... a todos aqueles que amam o vARZIM!

Anónimo disse...

TODOSS A VILA DAS AVESSSSSSS!