31 de maio de 2011

Estejas onde estiveres, jogues onde jogares nunca te deixarei morrer, Varzim do meu Coração…

Passeando pelo Facebook, deparei-me com este texto de Ricardo Campos...

Obrigado Pai por um dia, não me lembro o ano nem o adversário, me teres levado pela primeira vez a um estádio de futebol, pela primeira vez ao Estádio do Varzim.

Mesmo que para ti tenha sido a última vez que entraste num estádio tal a batalha campal a que assistimos no final. Só voltaste a entrar num estádio mais de 20 anos depois...Houve invasão de campo, cabeças rachadas, caras com sangue, pedras, paus…muito provavelmente não te lembras, mas eu eu recordo-me bem. Saímos dali e disseste-me que aquilo não era futebol, que não era daquilo que gostavas nem era para ali que querias levar o teu filho…talvez não te lembres mas eu nunca esqueci…e o "bicho" ficou em mim...

Antes disso, ainda assistimos a um treino ou pelo menos um. Nesse dia, estávamos na Bancada Superior Norte, e no final do treino o Lufemba rematou uma bola perdida no campo. Subiu demasiado, para a bancada. Bateu com estrondo na parte superior e desceu vertiginosamente batendo-me na parte de trás da cabeça e fazendo-me descer uns 3 degraus :) lembro-me tão bem, que quando me lembro ainda me dói...mas também me lembro que me pediu desculpa :)

Também nessa bancada levaste-me a ver os meus dois maiores ídolos de infância num treino da selecção: Bento e Chalana. Do primeiro guardo religiosamente a sua camisola de treino autografada que mais tarde o grande amigo Fernando Viana me ofereceu.

Era a velha bancada Superior Norte. Aquela grande e alta, com degraus enormes, de cimento, atrás da baliza, com uma pequena curva onde, por baixo, ficava o bar e na parte superior o marcador manual do resultado, quase quase sempre a nosso favor...
Era fria, porque era de cimento. Mas era quente, porque enchia e porque nela se festejavam tantos e tantos golos, tantas e tantas vitórias...

Como gostava hoje que ela ainda estivesse de pé…quantas historias e glórias seria capaz de contar...
Lembro-me como se fosse hoje de entrar por aquelas portas de ferro onde só cabia uma pessoa…só lá voltei anos mais tarde, levavas-me à porta e falavas com o porteiro para eu entrar…eu entrava, tu não...ias para casa…era assim todos os domingos até que passei a fazê-lo sozinho, era como entrar em casa…a minha casa, a casa do Varzim S.C.

Pessoalmente, estou de rastos…nunca me senti tão desfeito...
Mas se temos quase 100 anos de história para trás, também a teremos para a frente…se temos quase 100 anos de glórias unanimemente reconhecidas por todo o país, também certamente os voltaremos a ter pela frente.

Foi assim que tudo começou...
É por isto que nunca há-de acabar...Hoje sou mais Varzinista do que nunca!

Obrigado Pai.
Obrigado Varzim, por tanta Paixão…
Ser Varzinista é um Orgulho, ser Poveiro é um Privilégio…

Lindo!

22 comentários:

Anónimo disse...

quem escreveu isto???


arrepiei-me todo!

Anónimo disse...

Texto arrepiante

Anónimo disse...

Muito bom...mesmo!!!lindo demais...

Eugénio disse...

Sou sócio e adepto do Covilhã e permitam-me que venha ao vosso espaço desejar um rápido regresso do Varzim aos campeonatos profissionais, um lugar que merece pelo seu grande historial e pelos seus calorosos adeptos (como foi bem visível na recente deslocação à Covilhã). Continuem a apoiar o vosso emblema, porque nos momentos difíceis é que se veêm os verdadeiros adeptos e eu falo com conhecimento de causa, visto que já vi o meu clube em todas as divisões nacionais (desde da 1ª à 3ª) e não é o nome do adversário que me faz ir ao estádio, mas somente o facto de ver jogar o clube da minha cidade/região.

Boa sorte para o futuro do Varzim... e Força Covilhã, o meu único clube!

Pedro Regufe disse...

Grande André podemos ter o coração desfeito mas nunca dele sairá o amor eterno por este grande enorme clube abraço amigo melhores dias vão aparecer.
Socio nº 1937

Lobos do Mar disse...

É verdade caro amigo...

Eu estou impressionado com o apoio dos adeptos neste momento, nunca pensei que o nosso clube estivesse, todo este apoio.
Este clube é mesmo especial, tenho a certeza de que para o ano estamos de regresso á Liga Orangina.
O apoio do Blog Lobos do Mar, vai ser a dobrar, o amor ao clube é ainda maior!

E fico impressionado quando muitas pessoas se chegam á minha beira e dizem que se vão fazer sócios do Varzim.

Vamos dar um passo atrás para depois dar dois passos á frente, tal como em 1995.

Viva o Varzim S.C

Anónimo disse...

Texto impressionante!!!

VARZIM VARZIM VARZIM SERÁS ETERNO!!!!

Anónimo disse...

quem lê este texto e sente o varzim faz doer o coraçao.Mas onde isso vai?Já tao longe. Espero que volte e depressa para nós.Para que a passagem do nosso testemunho seja com o mesmo orgulho e amor que nos foi passado.Para que se continue a saber a diferença do ser poveiro,do ser varzinista, de todos os outros e desta forma o VARZIM nao morrerá.COM SAUDADES DESSE TEMPO, MAS COM ORGULHO DE SER VARZINISTA.

Anónimo disse...

É de arrepiar este texto!!

É sem duvida um texto para ser lido e reforçar ainda mais o nosso Varzinismo e é por isso que continuarem a ser socio com lugar anual,e mesmo que o Varzim tivesse no inter freguesias nunca deixaria de ser socio deste meu UNICO clube.

Para o ano espero tarmos todos em festa e regressarmos ao "nosso lugar" para depois sim pensarmos em mais uma subida para a 1º liga,mas antes disso temos que sair deste inferno e sei que com ajuda de todos e quando digo todos é todos mesmo iremos sair ja na proxima epoca.

FORÇA VARZIM EU AMO-TE!!

Tiago48Lima disse...

IMPRESSIONANTE o amor que os VERDADEIROS Varzinistas sentem pelo clube, só vejo mensagens de apoio, gente que se vai tornar sócio depois de anos sem o ser (somos 6000 mas já fomos o dobro) gente que tal como eu NUNCA deixará este clube histórico morrer, quase 100 anos de uma história que cabe a nós continuar e marcar uma geração, a geração de que o futebol está podre (e nós com a equipa mais jovem e mais Portuguesa do futebol Nacional) a geração de menos gente nos estádios (e nós o 3 clube com mais assistências da 2 liga, isto porque não tivemos "derbis" este ano e lutamos por não descer) a geração das pessoas não ligar tanto ao futebol (e nós todas as semanas com iniciativas de apoio) a NOSSA geração ! Sou contra aqueles que dizem gostar muito de futebol mas não ligam ao clube da sua terra, aqueles "Poveiros" que são do Varzim quando joga na bem e ganha e mesmo assim ainda vão com convites porque preferem gastar 3€ em mais um maço de tabaco, aqueles que "gozam" com os que sofrem pelo seu clube, para mim isso nunca será ofensa, eu sofro pelo que amo, vergonha é não amar o clube da nossa cidade, esta cidade mística, abençoada e que agradecemos por ter o privilégio de aqui viver ! ORGULHO em saber que em 60 000 pessoas que partilham o privilégio de viver aqui ainda haja uns VERDADEIROS que honram o trabalho e dedicação de muitos bisa-avós, avós e pais que tanto trabalharam para que hoje a cidade tivesse a sua maior instituição, o VARZIM SC ! Podemos ser sempre os mesmos, podemos não ser melhores que os outros, podemos ser menos até, mas SOMOS DIFERENTES, SOMOS VARZIM E É ISSO QUE NOS DISTINGUE DOS DEMAIS ! Cabe a nós carregar este "fardo" até a morte, seja aqui ou lá fora, na 1ª ou 3ª seremos Varzim para sempre e seremos sempre nós o ORGULHO da cidade, porque ser Varzim é ser POVEIRO ! Para o ano lá estarei como a 21 anos de vida o faço e 16 como sócio, junto a mim sei que terei aqueles companheiros que partilham este amor. esta mística, estes que tendo ou não outra preferência de clubes são acima de tudo VARZINISTAS e eram-no ontem, são hoje e serão amanha...Uma vez Varzim, Varzim até morrer !!!

Ala Arriba aos VERDADEIROS

Sócio 2283

Anónimo disse...

Agora como vamos descer para a II esqueçam o dinheiro da Sport Tv , temos de tentar contactar os diretores do Porto Canal para transmitir alguns jogos do Varzim , 1/3 ja seria bom ja que o Boavista é 1/2 o que acham ?

Anónimo disse...

Não só vou continuar a ter as quotas em dia como vou comprar uma camisola do Varzim mal comece a nova temporada! E vou vesti-la em todos os jogos com o mesmo orgulho de sempre ou ainda mais! Sei que os tempos que decorrem não são fáceis mas era bonito ver cada vez mais adeptos com as cores do clube (fica a sugestão)!

Viva o Varzim!

Anónimo disse...

Anonimo das 17:18 tambem irei comprar uma camisola tal como todos os anos o fiz,e claro a nova camisola tera um sabor especial porque sera a camisola da subida de divisao epoca 11/12

Força VARZIM!!!

Anónimo disse...

Texto fantástico, parabéns ao seu autor. Ainda não tive coragem para ver o golo do Covilhã. É nestes momentos de tristeza que ganhamos forças redobradas porque nós somos únicos. O Varzim faz parte da minha vida, e estou a viver dias de enorme tristeza. Peço à Direcção que faça algo para angariar dinheiro, porque todas as migalhas são importantes. Vendam antecipadamente os cativos, bilhetes para toda a época, camisolas, quotas...
Por favor, não desmobilizem, vamos manter a chama bem viva. VARZIM ATÉ MORRER

bruno disse...

a primeira vez que entrei neste lindo estadio foi a cerca de 7 dos meus 14 anos e foi na bancada sul mesmo atras da baliza com o meu pai e o meu avo mas eles pouco tempo desistiram de apoiar o varzim mas eu sempre continuei a apoiar o meu clube de coraçao mesmo nao sendo socio agora que sou socio continuarei a apoiar o varzim nesta faze mais complicada mas que para o ano ira passar com a subida do varzim

FORÇA VARZIM ATE MORRER VARZIM

PAULA disse...

VARZIM,ES O ORGULHO DOS POVEIROS EU AINDA NAO CONSEGUI ULTRAPASSAR O QUE ACONTECEU MAS TENHO TOO O ORGULHO EM SER VARZINISTA SOU SOCIA A 23ANOS E VOU COTINUAR A SER E TENHO A CERTEZA QUE VOU RECEBER A MINHA MEDALHA DE 25ANOS COM O VARZIM NO LUGAR QUE MERECE ESTAR NA 1ªDIVISAO PORQUE A MINHA FE E O MEU AMOR PELO VARZIM FAZ ME ACREDITAR QUE VAMOS LA CHEGAR RAPIDAMENTE EU VIVO O VARZIM DE CORPO E ALMA AMO O VARZIM E SEREI VARZIM ATE MORRER ESTEJA ELE ONDE ESTEVER EU ESTAREI LA NO ESTADIO OU FORA PARA O APOIAR VARZIM,VARZIM,VARZIM FORÇA NOS ESTAREMOS SEMPRE CONTIGO

poveiro disse...

para os verdadeiros varzinistas estes apelos á «continuaçao» de uma fidelidade ao nosso VARZIM sao desnecessarios.
Que existem soçios de descidas e subidas isso ja sabemos.
Mas os verdadeiros sao aqueles que adoram e amam o Varzim todos os dias tal como se ama um filho mesmo quando ele esta doente . Tenho a certeza que vamos continuar a ser um grande clube de gente VERDADEIRA. So um apelo aos jovens da claque... pro ano vamos em todos os jogos fora e caso haja pratocinios encher os estadios e demonstrar em todos os campos o quanto enormes somos. ALA ARRIBA VARZIM..
soçio. 1349 JOSE REGUFE

Anónimo disse...

Boas amigos Varzinistas.... Tenho uma proposta para fazer! K tal os sócios, e simpatizantes do varzim, se reunirem para debatermos algumas ideias para ajudar o Varzim? Eu pelo menos tinha algumas ideias para angariar algum dinheiro para o Varzim, como por exemplo, pegar-mos em propóstas de Sócios, e ir por todas as lojas da póvoa e sensibilizar os comerciantes a serem sócios do Varzim, e dps cabí aos funcionários que cobram, andarem a cobrar as quotas todos os meses.... Já falei com 2 empresários que eram capazes de dar 1000 euros por mês pa ajudar a a pagar o ordenado d um jogador..... era bom o pessoal debater, não axam? Vamos mostrar que o nosso Varzim.... Vamos motrar ao mundo que o Varzim, não é grande, é enorme.... Abraço

Anónimo disse...

Boas Pessoal. Primeiramente, quero dizer que escrevo como Anónimo para não ter trabalho em me registar e tudo o mais. Acompanho o blog desde o seu início mas nunca me registei pois é possível ter total acesso sem registo. Sou preguiçoso por natureza e acho também que não será a minha "identificação" que irá dar outro valor ou mensagem ao meu post. Quero apenas dizer, que este texto não me surpreende, pois como amigo do Ricardo, vendo-o no estádio há longos anos, acompanhando também as suas mensagens diárias no facebook, em que grande parte falam do VARZIM, sei o sentimento que nesta altura sente, assim como tantos outros verdadeiros, e que por tal decidiu desabafar e contar uma grande história, mostrando o que é ser VARZINISTA. Penso que isto irá fazer com que muitos Varzinistas de tesão de mijo, pensem 2vezes no que se estão a meter, pois ser "VARZIM até morrer" não é fácil, não é barato, dá dores de cabeça e leva a que muitas noites de sábado não seja possível comprar 2 maços de cigarro e sair do HIT ás 7h, pois dia seguinte é dia preparar a ARCA para ver a bola em CHAVES/VIZELA/MERELINENSE,etc e os autocarros vão cheios e não dão para dormir. Se assim for, ao meu lado, do RICARDO e de tantos
outros, caberá sempre mais um. Cumprimentos, sócio 2579

Preto No Branco disse...

O Ricardo Campos é dos nossos. Sente isto como nós. O sentimento está todo lá... E CONTINUA!

Gruppo Fanatics disse...

Como Leixonense, e Matosinhense, nos tempos do "teu" pai equipa que tantas rivalidades travou com o Varzim, desejo as maiores felicidades desportivas a este emblemático clube. Um histórico que tem que se erguer novamente. Faz falta ao futebol Português!
Pessoalmente, sei o que isso é, pois vivi uma história semelhante pelos lados de Matosinhos, e sei o que se sente por um clube assim.

Um grande texto, por um grande adepto que merece um clube na 1ª!

Saudações e boa sorte para o futuro!

madeinportugal1977 disse...

,momento muito dificil de ultrapassar,,,,mas tenho a certeza ,,k a descida sò irà fazer o varzim crescer ainda mais,,,,sò nao concordo com uma coisa k foi escrita aki,,,,,,ser VARZIM,nao è ser poveiro,,,atè pk eu sou caxineiro,,,,,ser VARZIM,,,,,è algo k nao se explica por palavras,,,,e eu k passei metade da minha vida no VARZIM,,,,apenas digo,,,,,ATÈ MORRER VARZIM S C,,jà agora o meu nome è MARCO PONTES