8 de junho de 2011

Varzim faz das fraquezas forças para superar crise

Novo estádio é projecto de renascimento do clube de 96 anos

Lopes de Castro aponta o caminho: o futuro do Varzim passa pelo novo estádio

Estádio do Varzim Sport Clube. Se naquela cantaria está a argamassa de uma história de 96 anos, o clube da Póvoa cultiva a esperança e agarra-se á vida com todas as forças, que são poucas, na amargura da crise financeira e na mágoa da descida á 2ª divisão."
"Aqui vai nascer o novo estádio do Varzim S.C". Á saída da A28, o anúncio do parto é mais o desejado renascimento do clube, um enxerto considerado vital para os "Lobos do Mar". "Como está o Varzim? Está mal. Estamos de luto pela descida de divisão". verifica o presidente da Comissão Administrativa que governa o clube há sete anos.
José Lopes de Castro é o próprio rosto da emergência quotidiana, que resiste aos diagnósticos e que acredita no futuro, apesar de todas as contrariedades, dos apertos de tesouraria e da sanha do Fisco que não perdoa um tostão. Como todos os meses, o Varzim acaba de pagar 25 mil euros ás Finanças. Foi só a 32ª de 60 prestações que o clube terá de saldar ao abrigo do Processo Extrajudicial de Conciliação.

Com um "passivo técnico e formal" de 11 milhões, mas que, segundo Lopes de Castro, se traduz num "passivo real na ordem dos dois milhões de euros", a Comissão Administrativa luta para encontrar "soluções globais". A mais permanente é a construção do novo estádio, num terreno marginal á Avenida do mar, que o clube comprou por dois milhões de euros, após ter permutado a área do actual estádio (avaliada e 24 milhões de euros) pela construção do novo palco.

Eleições à vista

O projecto está aprovado pelo Plano de Urbanização e a obra pode arrancar. "Falta financiamento bancário. E a construtora já o garantiu as sócios do Varzim. Por isso acredito que a obra possa avançar. Acredito que, dentro de dois anos, o Varzim terá casa nova", afirma Lopes de Castro.
E é nesta perspectiva que o dirigente encabeça a lista candidata (até hoje única) ás eleições dos corpos sociais do clube para o triénio 2011/14, convocadas para 9 de Julho.
Nas três anteriores eleições, nem um candidato... Na última, em Abril, uma lista retirou-se á última da hora, alegando que o clube era ingovernável.
"Foi um momento negro da história do Varzim, que nos obrigou, por coerência a também retirar a nossa candidatura, para prosseguirmos em comissão administrativa. Mas, agora, vamos mesmo a eleições. Não quer continuar em comissão administrativa. É fundamental uma solução directiva, com órgãos de fiscalização, até para segurança dos sócios", remata Lopes de Castro.

Lopes de Castro desmente contratação de João Eusébio

Ainda a amargar aquele golo do Covilhã no último segunda da Liga de Honra, que lhe destinou a despedida dos campeonatos profissionais - com o que isso representa em perdas de receitas... - e ainda em habituação à ideia de ter de prosseguir a vida na 2ª Divisão, o Varzim S.C adapta-se lentamente á nova e dura realidade, que terá de ser forçosamente diferente. A renovação do plantel para o terceiro escalão do futebol português é um dos desafios do clube. E verificada a demissão do treinador Eduardo Esteves, o emblema da Póvoa terá de procurar novo técnico. "Mas não é o João Eusébio", garante o presidente do Varzim, desmentindo notícias veiculadas ontem pela imprensa desportiva.
"Ainda não fechamos a época e ainda vou ter de representar o Varzim numa reunião da Liga, a 30 de Junho. Só depois pensaremos nisso", afirma Lopes de Castro.

Jornal de Notícias

7 comentários:

Anónimo disse...

Afinal não é o João Eusébio o próximo treinador. Jornalistas mentirosos que só querem deitar um clube histórico como é o Varzim Sport Clube. Isto é uma vergonha . Varzim sempre amar- te - ei até ao fim do tempos.

Anónimo disse...

acreditem só quando aparecer no site do Varzim.

Nem na comunicação social local se pode confiar!

Anónimo disse...

E o Salvador, rescindiu mesmo?! Ou também é mentira?

Anónimo disse...

Esta entrevista é impressionante...são sempre iguais...é para ai a 20º entrevista igual deste senhor..."daqui a dois anos teremos o estádio" - já ouço isto desde que ele entrou ha 7 anos...só vai tratar do futuro treinador a partir de 30 Junho??kakakaka só pode ser para rir!Depois não querem que os jogadores rescindam? O Clube continua a "cagar" para os activos que possuiu!Enfim!Se tivesse mais 10 anos podem ter a certeza que era o primeiro a concorrer ás Eleições.

RS

mikika disse...

Nunca mais me esqueço das primeiras palavras do falecido irmao do nosso presidente,na altura o Sr Domingos de Castro,aproveitou a hora de treinos das camadas jovens do Varzim,juntou os atletas todos,apresentou-se aos atletas dos escaloes todos e disse :"Meus amigos,este campo de treinos pelado em que todos vçs treinam,garanto-vos que para o ano vai passar a ser relvado."
Ora...o Sr Lopes de Castro acho que tambem vai fazer o mesmo com a promessa do novo estadio...cá pra mim no dia de Sao Nunca á tarde estará pronto.o que na minha opiniao até seria bom,visto que eu adoro este estádio do nosso Varzim!!!!

Anónimo disse...

MEUS AMIGOS. segundo o testemunho dum varzinista conhecedor, o covilha esta com enormes dificuldades de inscrever a equipa. Tem já ordenados em atraso. vamos ainda acreditar

Anónimo disse...

isso e mentira porque se o covilha esta com dificuldade em inscrever a equipa o varzim deus me livre nem e bom pensar o varzim tambem tem muitos ordenados em atraso