15 de outubro de 2011

Mensagem com 90 anos

Palavras redigidas a 15 de Fevereiro de 1921 e dignas de serem partilhadas por todos os Varzinistas...

«Quem o havia de dizer...
Sim, a quem lhe passasse pela mente, sequer, que o Varzim, essa criação de um pequeno grupo de entusiastas, tão modesto e tão simples, esse núcleo de seis ou sete rapazes apaixonados do Sport e seus amantes fieis e dedicados, não passaria de um sonho e no sossobrasse logo aos primeiros escolhos, que aparecessem na sua rota!
Quem diria que este batel tão frágil e tão quebradiço, a princípio, ainda hoje – 5 anos passados – singraria altaneiro e orgulhoso de seus títulos, por sobre o tormentoso mar da descrença e do pessimismo!
Foi um milagre!
De todos os clubes desportivos que nesse tempo se fundaram, só este ultrapassou o espaço de vida durável que lhe vaticinaram ao nascer.
Os entraves e os obstáculos (alguns bem fortes, por sinal) que apareceram no seu caminho – como de resto apareceram no caminho de todas as coisas úteis e eficazes que se criam na nossa terra – foram afastados da sua frente com uma inquebrantável energia, com uma tenacidade invencível, para que o pendão alvi-negro, ao drapejar no mastro ao sabor do vento, mostrasse sempre nas suas obras, as 15 letras que formam o nome do já agora o 1º clube desportivo da Póvoa: Varzim Sport Club.
Foi um milagre repito – e nisto só está tudo o mais que poderia dizer.
Varzim, eu te saúdo!
E nesta saudação quero especializar os teus fundadores e aqueles outros que souberam levar, com muito amor e dedicação, energia e sacrifício, ao glorioso lugar que hoje ocupas.»

Póvoa, 15-03-1921
A. Santos.

Site do Varzim S.C

1 comentário:

Anónimo disse...

Ate morrer varzim ou ate mesmo depois de morrer la em cima serei varzim .


Todos a famalicao