25 de outubro de 2011

Nem tudo o que começa mal...

… acaba mal. O arranque da nossa agenda de fim-de-semana presenteou-nos com uma derrota diante do clube da terra vizinha… NA NOSSA PRÓPRIA CASA! Depois de uma vantagem (tudo menos promissora), o adversário superiorizou-se e acabou mesmo por ridicularizar-nos, tamanha foi a infantilidade demonstrada na forma como sofremos o segundo golo. O rival fez a festa na nossa casa com a estupidez que o caracteriza, dizendo que estamos na terceira divisão do futebol nacional. Pura provocação. Indescritível ignorância. Mas, mesmo que tal fosse verdade, um facto permanece incontornável: os varzinistas têm orgulho no seu clube, esteja ele em que divisão estiver.

E isso é algo que nunca veremos nos adeptos da agremiação desportiva da cidade com nome de vila. O que os incomoda, e faz do VARZIM um clube imensamente maior que o deles, é verem que nós estamos sempre ao lado do nosso clube, dos Benjamins aos Juniores… da II Liga à II Divisão Nacional, na III ou nos distritais.

VARZIM SEMPRE É VARZIM SEMPRE!!!!! Sem subsídio dependência camarária e com os melhores adeptos do mundo. Continuo a achar que seria interessante ver o nosso vizinho a passar pelo mesmo processo que nós presentemente atravessamos e perceber até que ponto o apoio dos adeptos se mantinha ou, até, crescia. Seria um teste interessante, mas longe de mim desejar o insucesso de tal agremiação desportiva. Cada qual siga o seu caminho e goze bem a sua rota. A verdade é que eu não perco um cêntimo da minha carteira ou um segundo da minha existência a pensar nos sucessos ou nos insucessos da equipa que veste de verde e branco e que milita – com todo o mérito, sublinhe-se – na primeira liga de futebol. Ao contrário, na blogosfera terceiro-mundista dos nossos rivais, eu vejo posts, comentários às toneladas eivados não de rivalidade, mas de ódio e de escárnio contra o nosso clube. Na nossa pequenez (dizem eles) nós somos enormíssimos.

Somos importantes demais para gente que até se dá ao trabalho de fazer adaptações a clássicos da nossa literatura (como o Manifesto Anti-Dantas) para expressar a sua repulsa em relação a nós. É triste. E, sobretudo, revela uma falta de criatividade e de vida própria.

Mas eu quero é saber do meu clube! Eu quero é continuar a festejar os nossos triunfos, eu quero que, depois de Famalicão, façamos novamente a festa no final do jogo com o Chaves e não percamos terreno na luta pela liderança que nos conduza ao play-off de subida à Liga Orangina.

Só isso interessa! É evidente que queria que tivéssemos ganho ao clube vila-condense. Desta vez não deu. Paciência! Não me faz perder o sono nem o apetite. Além disso, não é um insucesso que faz de nós os piores do mundo. Se ambos os lados observarem, honestamente, o histórico de resultados entre ambos os clubes, em todos os escalões de formação, todos seremos levados a concluir, por imposição factual, que o Varzim é superior em toda a linha.

Por outro lado, os talentos formados na nossa casa que hoje dão cartas em planos maiores do nosso futebol são a mais cabal prova da nossa competência: Salvador Agra (Olhanense), Rafael Lopes (Vitória de Setúbal e vice-campeão mundial de Sub-20), Luís Neto (Nacional da Madeira), Ricardo (guarda-redes da Académica), Pedrinho (ex-Académica, actualmente no Lorient de França)… isto para já não falar de Yazalde Gomes Pinto, o melhor jogador da instituição desportiva vizinha que, por ironia das ironias, fez toda a sua formação no nosso VARZIM.

Para mim, a fase em que me magoava vê-lo envergar aquela camisola já passou. Hoje é um orgulho saber que o Yaza é mais um dos nossos a dar cartas na principal prova do futebol português e até como internacional da sua categoria.

E, já agora, que orgulho foi (e que bem mencionado neste blogue) ver o terceiro golo do Portugal x Islândia de qualificação para o Euro 2012 totalmente Made in Varzim. Do cruzamento de Bruno Alves à concretização de Hélder Postiga. FORAM FEITOS CÁ! FOI AQUI QUE ELES NASCERAM PARA O FUTEBOL!

Foi também no Varzim que o nosso ex-capitão António Miranda se fez jogador de qualidades inquestionáveis, tendo mesmo ingressado no Benfica, juntamente com outro grande nome da nossa história: Vata Manatu Garcia.

Mas deixemos o passado e olhemos o presente e o futuro. A nossa cantera continua a dar às selecções jovens novos talentos: Rafael Miranda, José Postiga, João Gamboa e Rui Moreira têm um risonho futuro pela frente.

E na nossa equipa profissional, importa seguir com atenção valores emergentes como Rui Coentrão, Nelson Agra ou Zé Diogo. E mais nomes poderia citar, mas fico-me por aqui.

Claro que os enervados vizinhos dirão que me esqueço de Fábio Coentrão, formado entre eles. É o único caso de sucesso que se lhes conhece. E, por sinal, um triste exemplo de desportivismo e maturidade. Mais: seria interessante que a Federação Portuguesa de Futebol não crucificasse apenas Ricardo Carvalho no caso da renúncia à selecção dias antes da deslocação a Nicósia. Tanto quanto todos sabemos, pelo que foi relatado na imprensa da especialidade, o central ao serviço do Real Madrid de Mourinho “desertou” ao volante do carro de Coentrão.

Mas isso são outros domínios, que ultrapassam largamente a rivalidade que separa os dois principais emblemas da Póvoa de Varzim e da cidade com nome de vila. Mas há algo que os factos não apagam: ele foi formado lá, é um excelente jogador na sua posição, teve engenho e sorte para ir subindo na sua carreira até chegar ao topo do futebol europeu.

Mas quando olho para ele, recordo-me sempre do puto respingão e mal educado, cheio de manias e de vícios… formado aqui ao lado e não entre nós. Talvez a nossa escola lhe tivesse moldado os acessos próprios da estupidez da juventude.

Mas adiante! O futuro é já no próximo fim-de-semana. De candidatos à partida está o mundo cheio. Os aspirantes à subida vêm-se no campo e não no número de páginas que a imprensa desportiva lhes dedica ou nos nomes sonantes das contratações que fizeram no defeso.

O Chaves está aí. E não quer deixar-se cair tabela abaixo, afastando-se dos primeiros lugares.

Mas nós também sabemos o que queremos. Queremos a nossa quinta vitória consecutiva. Depois do arranque tímido, com dois empates, despachámos (com maior ou menor dificuldade) o Tirsense, o Vizela, o Macedo de Cavaleiros e o Famalicão.

Venha o próximo. Estamos à espera!

PS - uma palavra aos Rapazes da Superior 1915. Continuem com essa dinâmica. É bom ver como este grupo, que mais não é do que uma refundação da Brigata Alvi-Negra de 1996, consegue arrastar atrás de si cerca de uma centena de adeptos varzinistas até Famalicão numa tarde agressiva de Inverno. Mas, já agora, um apelo: apoiar, cantar, tochas decorativas, só na bancada por favor. Em casa ou fora. Eu sei que quem sente isto com toda a paixão pode ser levado a cometer alguns excessos. Mas depois quem paga é o Varzim. E a precariedade das nossas finanças dispensa bem as desnecessárias coimas que nos são aplicadas pela FPF.

13 comentários:

Anónimo disse...

Esse clubezinho que vive com a frustração de, mesmo na 1ª liga, não conseguir ter a massa adepta que o VARZIM tem na 2ª divisão nacional (2ª divisão nacional, minha senhora!!! A III é um patamar mais abaixo), é dirigido por um presidente bem à sua imagem, não é homem de palavra... Não é honesto o suficiente para cumprir com um acordo verbal e de cavalheiros...

Anónimo disse...

1- Feliz por considerar que o Salvador dá cartas na 1ª liga coisa impensável se ficasse no varzim, mais se o EE fosse treinador colocava-o a jogar mais tempo e ele hoje era vice- campeão do mundo, pois é 10 vezes melhor que o rui caetano.

2- Quem arrasta atrás de si centenas de adeptos não são os rapazes da superior, mas sim o NOSSO GRANDE AMOR ao VARZIM SPORT CLVB, porque o VARZIM somos nós, que pagamos QUOTAS (e não cotas) e não faltámos a um jogo, e mais ninguém.

3- A grandiosidade de um clube e do nosso em particular vê-se pela inveja dos adversários e rivais. Eu não perco 1 segundo em sites ou blogues de uma terriola que mais não deixa do que a m... e vocês?! Deixem-nos falar, façamos o nosso campeonato e até ao play-off nada está decidido.
Saudações Varzinistas
ALA! ALA-Arriba!!!

Anónimo disse...

E uma pena que jogadores como rafael e salvador aqui tao vangloriados tenham atirado um grande balde de agua fria ao clube que os formou!o VARZIM e enorme mas ha coisas que não da para passar um pano branco em cima nem tudo sao rosas.
Rumo a subida!sempre contigo grande varzim

Anónimo disse...

Porke k o Andre Andre não treinou?

Anónimo disse...

Era só para acrescentar, que os ultras tmbm lá estiveram !!!

Anónimo disse...

Caro Preto no Branco muito bom texto desde ja. Penso que o seu sentimento é o de todos os varzinistas, mas olhe que nós formamos jogadores cá a maior parte dos casos dos escolinhas aos juniores, o clube com nome de vila assim de repente não sei se tinham muitos jogadores (nos juniores) que tivesses jogado no nacional de juvenis por essa mesma equipa, é que neste escalão costumam receber alguns jogadores de 1º ano do porto e de outras equipas também, porque formar bons jogadores de raiz esta quieto....

Juvenis 3-0
iniciados 1-0
infantis 2-0

Tudo vitórias no nosso clube nestes ecalões e para eles penso que pior que as derrotas nestes escalões tenha sido a qualidade vergonhosa dos jogadores e da equipa que apresentaram....

Anónimo disse...

Aqui nos blogs do varzim podemos comentar podemos nos expressar aqui ao lado os comentarios tiveram que ser cancelados porque os dois entendidos do marrocos fc eram sistematicamente gozados entao acabaram com os comentarios , isso diz tudo eu queria era que o meu varzim subisse e eles descessem de divisao para eles verem mais uma vez a diferença entre o varzim e o rio ave.

Domingo estou la chuva sol raios granizo domingo é varzim varzim varzim .

Preto No Branco disse...

Aos adeptos do clube da cidade com nome de vila, um aviso: os ataques que são dirigidos ao nosso clube e aos seus adeptos obviamente não serão publicados. O ridículo é tal que não são dignos de serem publicados. Aqui só entra quem tem os pés bem limpinhos. Mas continuem a enviar-nos as vossas bojardas. Não são publicadas, mas são tratados de estupidez dignos de serem lidos. Quanto mais não seja porque, numa altura em que as más notícias nos invadem a toda a hora e momento, é sempre bom haver meia dúzia de bobos que alimentam a nossa boa disposição.

Anónimo disse...

Paguem o que nos devem seus caloteiros... 250 mil euros do Júlio Alves, perguntem ao vosso presidente, que não é homem de palavra.

Varzim sempre!

Anónimo disse...

a cadeira lançada no jogo contra o Macedo foi lançada por um adepto já com idade não ligado a nenhum grupo, eu estava ao lado e vi...

abraço

Lobos do Mar disse...

Exactamente, a cadeira foi lançada por um senhor já de idade, não foi ninguém ligado ao grupo Rapazes da Superior. Reiteramos esse facto. Apenas gostaríamos de alertar os adeptos para não criarem mais situações semelhantes a essas.

Saudações Varzinistas

Anónimo disse...

Vamos fazer do nosso estádio um inferno para as equipas que cá venham. os adversário tem que acusar a pressão vinda das nossas bancadas tem que sentir medo de tocar nos nossos atletas temos que cantar do inicio ao fim o fiscal de linha tem que ter medo em por a boquinha no apito para o lado adversario
TODOS JUNTOS VAMOS CONSEGUIR
FORÇA VARZIM SEMPRE CONTIGO AONDE QUER QUE ESTEJAS

Anónimo disse...

Por vezes é necessário dar um passo a traz para que seja possível dar dois em frente. É triste o que se passou com o Varzim, mas, contrariamente ao que se pensava esta descida não significou o fim do clube, mas sim o seu renascimento.
Apesar da tristeza sentida ao ver que o nosso Varzim se encontra numa divisão que não lhe pertence é gratificante ver o apoio que esta equipa arrasta atrás de si.
Força Varzim, a maior alegria seria daqui a duas épocas o estádio estar a abarrotar a festejar mais uma subida, desta feita, para a PRIMEIRA.