13 de abril de 2012

Todos por um!

Estamos quase a chegar ao fim da época e com o primeiro lugar assegurado, não nos podemos acomodar com o título de Campeão da II Divisão Zona Norte. Este era apenas um objetivo necessário para alcançar a nossa pretensão: a subida de Divisão para a Liga Orangina.
Até aqui nada de estranhar, o campeonato regular correu-nos de feição, fomos claramente superiores a todas as equipas que defrontámos e mostrámos um futebol de qualidade, com uma defesa implacável.
Contudo, apesar desta alegria e esperança que me invade, fico apreensiva por algumas notícias que têm vindo a público e que nada dignificam o bom nome do nosso Varzim.
Destaco a notícia veiculada na semana passada pelo jornal Record, a meu ver muito oportuna para os interesses de quem pretendia destabilizar o clube num período em que estava iminente a nossa consagração como campeões.
A notícia caiu de repente, sem aviso prévio, gerando mal estar no seio da família Varzinista. Talvez alguns já estivessem a par do problema financeiro que lançou o Varzim para o lote dos incumpridores, mas nem todos estariam à espera de uma medida demasiado drástica: o boicote aos treinos por parte dos jogadores.
Ora, todos sabemos que em alta competição o treino é um instrumento fundamental para garantir um melhor desempenho do atleta. Por isso, foi com estranheza e desagrado que constatei a situação.
Compreendo que tenham de lutar pelos seus direitos, têm toda a legitimidade para o fazerem pois reivindicam o que é seu. O tempo em que surge é que não me pareceu o mais correto, há que salvaguardar o interesse de todos, inclusive desta massa associativa que tem levado esta equipa ao colo e não merece que cruzem os braços agora. Não gostei! Mas respeito!
Agora assistimos a uma avalanche diária de notícias que relatam o interesse nos nossos jogadores de clubes da I Liga. Normal, digo eu. Só quem não segue esta equipa é que não consegue ver o potencial que alguns atletas demonstram. Temos no nosso plantel jogadores com um futuro promissor por isso, naturalmente, surgem estas notícias. Fico feliz pois é um orgulho ver, mais uma vez, o Varzim a lançar talentos. No entanto, há que ter bom senso quer da parte diretiva, quer dos próprios jogadores. Atenção, porque os interesses da Instituição Varzim Sport Club devem estar sempre em primeiro lugar. Portanto, se à direção compete salvaguardar negócios importantes que aliviem as finanças do clube, aos jogadores exige-se que não entrem em euforias, que não se desleixem agora do compromisso que têm assumido connosco e que estejam de corpo e alma no Varzim até ao final da época. Depois, sim, depois têm o direito de seguir o caminho que quiserem, voarem para outras paragens ou ficarem connosco a ajudarem a escrever mais um capítulo da nossa história.
Por tudo isto fica a tal certeza, todos passam mas o Varzim fica!
Neste momento, temos de lutar contra a crise financeira e contra o assédio desses clubes. Temos uma batalha bem difícil pela frente, onde esse tipo de preocupações devem passar ao lado para que consigamos levar a melhor no tão injusto Play–off. Aliás, os festejos em Merelim fora de certo modo contidos, Dito foi o porta voz do grupo mostrando um discurso longe de euforias e extremamente sábio : "ainda não acabou, ainda falta muito", dizía-nos ele. Agora à distância de uma semana, compreendo melhor essas palavras experientes de um homem que é líder do balneário e mostra que no reduto Alvinegro ninguém quer ir passear ao Play –off , ainda não estão satisfeitos, querem mais, nós também!
Agradecemos essa atitude do "ainda falta"! A força que nos une só tem um destino: a Liga Orangina! Solidária convosco rapazes e sempre com aquela fé inabalável em todos vocês!

Conceição Ferreira

10 comentários:

Anónimo disse...

Muito bom, não diria melhor lutamos todos juntos e todos juntos vamos conseguir...VARZIM NA ORANGINA!!!!!
gostei especialmente " todos passam mas o VARZIM FICA".

Anónimo disse...

Este post da Conceição Ferreira é a mensagem certa no momento certo! Estamos a caminho de um futuro melhor... sigamos juntos neste percurso!

Anónimo disse...

Mas a equipa tem treinado ou não? Não iam treinar só à quarta e à sexta? Quem me pode ajudar?

Anónimo disse...

A equipa treinou normalmente toda a semana com a excepção de ontem, acho eu...

Anónimo disse...

Está tudo dito! E...em bom português!!!!
"É já tarde começar a viver hoje: o sábio começou ontem"

Anónimo disse...

é pá se tem duvidas quanto aos dias de treino e já que não podem acompanha-los diariamente ... peçam para colocar no site do clube ou neste blog o plano semanal de treinos ... melhor só na farmácia

Riqueza disse...

Palavras Grandes de quem sabe e sente o Varzim como grande. De quem sente esta Paixão de maneira tão característica e ao mesmo tempo tão enigmática(principalmente para quem não imagina o que é ser Varzinista)
A verdade é tens razão Conceição fizeste um texto que veio do coração e que muito t caracteriza como Varzinista e Poveira de raça!
Todos passam mas o Varzim Fica SEMPRE!
Nunca tivemos a vida facilitada como clube e instituição mas merecemos que todos os que Te representam e vestem a Tua camisola tenham muito orgulho e respeito por quase um século de história de muitas desventuras mas muita garra, raça e Orgulho!
Somos Varzim!!!
Muitos parabáns pelo Magnifico texto!

PFGFR disse...

Só agora tive tempo de ler este texto. Gostei muito e subscrevo na íntegra. Parabéns à autora.

Anónimo disse...

GANDA CONCEIÇAO...TAMBÈM TOU DE ACORDO ...MAS O FUTEBOL NÃO VIVE SÓ MAS TAMBÉM DE PALAVRAS BONITAS

Conceição Ferreira disse...

É sempre importante todos darmos a nossa opinião.
As palavras servem sempre de alento...é o mínimo que podemos fazer pelo clube que orgulhosamente trazemos no coração!