2 de maio de 2012

O que ganhamos na II Divisão?

O que ganhamos na II Divisão? Conseguimos um feito importante ao sermos campeões da Zona Norte, mas ainda não subimos, está quase!
Aparentemente, até parece que não ganhamos nada e que a nossa passagem nesta Divisão se deveu apenas a uma fatalidade cruel do destino.
Pois bem, entramos em Maio, um mês decisivo para as nossas aspirações, há que tentar compreender o que se passou esta época fora das quatro linhas. Se dentro do relvado ganhamos uma equipa coesa, com garra e com muita determinação apesar de todas as adversidades que têm surgido, nas bancadas está certamente um dos segredos deste clube.
O que nós temos, de facto, ninguém tem! Temos uma massa associativa única que jogo após jogo, perto ou longe, se movimenta e está presente numa clara demonstração de apoio incondicional ao clube.
O que ganhamos esta época?
Ganhamos uma maior união e um maior espírito de solidariedade típico dos Varzinistas de raça. Sempre existiu? Claro que sim, mas esta época imperou!
Há um ano caímos no abismo, partilhamos a nossa tristeza e o nosso desgosto, mas uma onda poveira se ergueu como seria de esperar. O que assistimos desde a primeira jornada é à ânsia de todos nós para que o Varzim regresse rapidamente à Liga Orangina, por isso é que cada jogo do nosso clube é marcado por uma autêntica romaria carregada de fé que enche as bancadas.
Aconteceu uma desgraça mas ganhamos ainda mais vida, cativamos os Poveiros que se uniram ao serviço do clube e é por isso que, orgulhosamente, temos assistências quer em casa quer fora, de fazer inveja a muitos clubes da I e II Ligas, não havendo quem fique indiferente a estes dados.
É verdade que poderíamos ser muitos mais sócios, até porque não é só o Varzim que precisa da Póvoa, a cidade também precisa do clube na máxima atividade. Mas cada um saberá avaliar o quanto dá de si ou quanto poderia dar. Há espaço para todos! “Ser Varzinista é acreditar sempre” mas é quando batemos no fundo que precisamos de ter quem nos levante e esses sim são os “Poveiros de Raça”, não podendo esquecer aqui os que sofrem longe da nossa terra, os nossos emigrantes.
É muito fácil apoiar um clube no seu melhor momento, mas os que o sentem verdadeiramente estão lá, sem serem chamados, aparecem e manifestam-se para empurrar o barco na tempestade, remando para o mesmo lado. Isto sim é amar sem medida e o que assistimos ao longo destes meses foi uma prova de amor ao clube que só quem o vive intensamente pode sentir!
Por tudo isto, não tenho dúvidas em afirmar: ganhamos a união do povo Varzinista na época mais ingrata da última década da nossa história.

Conceição Ferreira

6 comentários:

Anónimo disse...

LINDO!

poveiro com orgulho disse...

sempre que posso vou ver o varzim e no play off estarei la(nos 2 em casa,e se o autocarro disponibilizado pela varzim for gratis irei pelos menos a fatima(nao a dinheiro para pagar tudo :s))


FORÇA VARZIM

José dias disse...

Sem dúvida uma análise realista, é verdade que nos maus momentos é que se vê realmente quem são os nossos amigos(sócios, simpatizantes).O Varzim, é um grande clube, uma referência no nosso futebol e como tal, merece estar entre os grandes, pois ninguém pode ficar indiferente a este clube, pelo que fez, pelo que faz e pelo que fará sempre no futebol Português.Parabéns e boa sorte para estes jogos de apuramento do campeão( na minha opinião, deveriam subir as três equipas directamente, e estes jogos seriam apenas para apurar o campeão)!!!!!!!!

Anónimo disse...

"a nossa passagem nesta Divisão se deveu apenas a uma fatalidade cruel do destino". É por haver pessoas que acreditam que a descida se deveu ao azar ou a más arbitragens que descemos. Todos sabemos quem foram os responsáveis e porque descemos (jogadores/equipa técnica/direção- já foi tudo escamoteado, não vamos voltar a bater mais no ceguinho - mas não esqueçamos estas duas épocas para bem do clube). O que ganhamos: uma nova estratégia de marketing (quero ver nos relatórios de contas se o dinheiro vem discriminado), uma excelente equipa, uma grande equipa técnica (que pena que...) e jogos de grande qualidade da nossa equipa. O que perdemos possibilidade de lutar em competições de relevo: taça da liga (coisa que o varzim pouco conhece) e taça de portugal. Perdemos espetáculos de futebol de alguma qualidade (II liga) para espetáculos tristes de equipas com 11 jogadores a defender atrás da bola o jogo todo.
Ainda nada ganhamos, mas iremos subir porque eu acredito. Junho será o mês das decisões. Em casa duas vitórias e, não só subimos como, somos campeões.

Anónimo disse...

este texto só podia vir de uma GRANDE MULHER de nome CONCEIÇÃO ... a minha mais sincera homenagem a todas as mulheres com este nome... CONCEIÇÃO nome de santa ... CONCEIÇÃO é minha MÃE ...como canta o outro


Varzim 4 ever

Anónimo disse...

Excelente artigo... pura verdade podemos ter perdido sócios mas os que se mantém são de uma dedicação enorme ao clube sempre presentes!!!!!!
ALA ARRIVA VARZIM...RUMO À ORANGINA