11 de junho de 2012

VARZIM S.C: És Alma e Raça, orgulho e Vida!

É com um orgulho enorme, que me invade a alma, que hoje escrevo estas palavras que serão escassas para descrever toda a felicidade e emoção que envolve o Povo Varzinista. O jogo com o Tondela foi o coroar de uma época exemplar desta equipa fabulosa e desta massa associativa única. Juntos lutamos por um objetivo, juntos conseguimos alcançar o que, para muitos, parecia inalcançável, juntos vibramos, choramos e festejamos um feito histórico que nada nem ninguém apagará!
O que todos assistimos foi a um sentimento mútuo de dever cumprido e o título de Campeão é mais do que merecido para estes nossos heróis e bravos Lobos do Mar. Por todas as dificuldades por que passaram durante toda a época, há que realçar a nobreza com que envergaram e dignificaram as nossas cores e o nosso emblema. Por isso não vou, não devo e nem posso destacar nenhum jogador em particular pois a equipa valeu pelo seu todo, pelo coletivo e união de grupo, pelo empenho e dedicação máxima de todos. Há anos que não via uma equipa tão solidária, unida e determinada em elevar ao mais alto nível o nome do nosso Varzim.
Ver famílias inteiras a festejar, ver os mais novos a vibrarem pela primeira vez com uma festa tão grandiosa, só pode ser motivo de orgulho. Acima de tudo, mostramos a nossa gratidão e explodimos de alegria como se não houvesse amanhã…
Tenho a certeza que bastaria esta equipa para continuarmos uma caminhada de sucesso já na próxima época, apesar de ter plena consciência de que a realidade da Liga de Honra é bem mais exigente. Mas estou convicta de que não precisamos mais do que a alma, a raça e o empenho destes profissionais!
Foi indescritível o ambiente vivido na Praça do Almada, num reconhecimento público dos Poveiros a quem tudo deu em prol do bom nome do Clube. Para a história fica, assim, uma época exemplar, vivida intensamente pelos Varzinistas que se uniram e levaram a equipa ao colo, mostrando-lhes que “O VARZIM É O NOSSO GRANDE AMOR”. Eles responderam categoricamente e o resultado final não poderia ser outro, senão a consagração do nosso Varzim como Campeão e como um histórico que rema contra ventos e marés à imagem de um verdadeiro Lobo do Mar!

E agora? 
Agora deixem-nos sonhar, com toda a legitimidade, rumo à I Divisão… 
Somos Varzim! 

ALA ARRIBA VARZIM SPORT CLUB!

Conceição Ferreira

17 comentários:

Pedro Regufe disse...

Parabéns pelo artigo O VARZIM É O NOSSO GRANDE AMOR

Anónimo disse...

o DITO e a sua eqiupa eata de parabens pois conseguiram um feito, com jogadores quase desconhecidos, vindo dos regionais e 3 divisao.Outros que apostaram em nomes por la ficaram na 2.

Anónimo disse...

PESSOAL TOCA A REUNIR ESFORÇOS E ARRANJAR MANEIRA QUE O DITO FIQUE...ONTEM VOLTEI A OUVIR QUE O PROFESSOR NECA VAI ASSINAR COM O VARZIM...

Preto No Branco disse...

Notas positivas de uma época desgastante:

1. Um percurso irrepreensível, tanto na fase regular como no playoff. Fomos os melhores... e os melhores acabam sempre por ser premiados.
2. A união do povo varzinista. Somos definitivamente a grande força deste clube. E essa vê-se nos momentos de dificuldade. Pensava certa gente que, por causa da despromoção a este inferno, viríamos por aí abaixo. Queriam eles. Refiro-me naturalmente aos aziados da cidade com nome de vila que, para vergonha suprema de um clube que se diz de primeira, ficaram um lugar acima da descida. ENGANARAM-SE... aliás, enganam-se sempre! FOMOS MUITOS! FOMOS MAIS! E SOMOS BEM MAIS DO QUE ELES, MESMO NA II DIVISÃO OU NA ORANGINA! Estão na I Liga? PARABÉNS À PRIMA! Leve o tempo que levar, nós vamos a caminho. E eles vão a caminho não sei bem do quê... não têm a gente que nós temos!! Essa é a maior razão para a DOR DE CORNO que sentem de cada vez que festejamos um triunfo. Esse fervor, associado ao papel decisivo da equipa técnica liderada por Dito, ajuda a explicar a motivação suplementar que os jogadores sentiram para jogarem até serem campeões, mesmo com ordenados em atraso.
3. O fair play: no final do último encontro do playoff, adeptos do Varzim e do Tondela souberam mostrar porquê que este é o melhor desporto do mundo. Uns mais contentes do que outros. Mas todos irmanados pela alegria da subida e pelo respeito... fosse o futebol sempre assim!

Notas negativas:

Se a vergonha pagasse imposto (parte 1)
Não teríamos visto algumas caras na nossa festa. Sem me deter em grandes detalhes, pergunto: que estava o Gonçalo Graça a fazer no estádio? E o Hugo Costa? E os varzinistas que estavam com eles a falar calmamente, como se não tivessem sido eles os traidores que foram no final da época passada? O Hugo Costa levou uma real bofetada de luva branca. Fugiu a sete pés dos pobrezinhos que desceram à II para ir para o Feirense. Pobre coitado. Tomara ele chegar aos calcanhares do nosso Telmo. Foi emprestado ao Tondela e, ironia das ironias, acabou atrás do clube que o formou e no qual ele cuspiu, qual cão que não conhece o dono. A justiça tarda mas não falha.

Se a vergonha pagasse imposto (parte 2):

Jogadores, direcção e equipa técnica foram recebidos na Câmara. Até aqui, tudo bem. É pena que tenha sido mais uma demonstração de uma hipocrisia que eu classifico de criminosa. Foi difícil perceber quem é que tinha mais ar de frete... se o eleito pela a maioria dos poveiros se o seu vice presidente, mais familiarizado com duas rodas movidas a pedal e futsal. "Sempre que estamos em crise é a esta casa que recorremos", dizia Lopes de Castro. Acho que nem o presidente do Varzim acreditou no que dizia. Palavras de circunstância que não escondem um mal estar que não estávamos habituados a ver quando a liderança do Varzim estava nas mãos daqueles que, não fazendo frente do ponto de vista político a José Macedo Vieira, foram os (quase) coveiros do clube mas POR RAZÕES POLÍTICAS beneficiaram sempre do apoio da autarquia.

MEUS SENHORES, O VARZIM É NOSSO E HÁ-DE CONTINUAR A SER. Mas um poder político local que se diz limitado na sua capacidade financeira para ajudar o clube pode ser agente de lobbying junto de potenciais apoios para que o clube não sucumba à crise.

Agora, as prioridades:

PAGAR AOS JOGADORES... nunca devíamos ter chegado a este ponto.

LIBERTAR OS ATLETAS QUE TRAGAM RETORNO FINANCEIRO

MANTER DITO NO COMANDO TÉCNICO

INSCREVER A EQUIPA NA II LIGA

FAZER UM ORÇAMENTO REALISTA

(a mais longo prazo) FESTEJAR O CENTENÁRIO NA I LIGA.


NO NOSSO EMBLEMA, O ORGULHO DE UM POVO! SOMOS VARZIM!

juvenal disse...

Resposta a "preto no branco":
Não creio que seja o gestor do blog anterior. Que comentario tão irresponsavel para com a camara municipal. Penso que está mais que demonstrado que a camara está impossibilitada pela nova legeslação de cumprir o seu protocolo com o varzim. Mais responsabilidade nos seus comentários por favor.

Preto No Branco disse...

Juvenal, não entendeu ou não quer entender o que eu disse: eu sei bem que a Câmara está impossibilitada por lei de financiar o Varzim.
LEIA BEM: "um poder político local que se diz limitado na sua capacidade financeira para ajudar o clube pode ser agente de lobbying junto de potenciais apoios para que o clube não sucumba à crise."
REPITO: pode ser agente de lobbying junto de potenciais apoios (leia-se patrocinadores privados e outros) para que o clube não sucumba à crise.
Por isso, da próxima vez, sugiro-lhe que esteja mais atento na sua leitura para que não seja irresponsável na sua interpretação.

Preto No Branco disse...

MAIS: nem quero que seja a CMPV a pagar as contas do Varzim. O Varzim tem de ser auto-suficiente e não município-dependente como o clube daqui do lado. Não sou inimputável a ponto de não entender que o erário público tem de ser rigorosamente gerido.
Agora: há mal estar entre direcção e Macedo Vieira? HÁ e não é de agora. Havia melhor relação com a anterior gestão? SIM. Bem sei que os tempos eram outros e que dantes os co-financiamentos eram possíveis. Agora não são... e como não são, há outras formas de apoiar. Repito: motivando potenciais patrocinadores a chegarem-se à frente.
Espero que tenha entendido. Se não entendeu é porque... não quer.

Anónimo disse...

Preto no branco tas com muita labia entao tira do teu bolso alguns centimos e investe no varzim

Preto No Branco disse...

Faço a minha parte. Pago as quotas. E tu pagas? Se sim, cala-te. Se não, faz-te sócio e faz a tua parte. E não tenhas tanta lábia.

Anónimo disse...

Concordo com o Preto No Branco. O mau ambiente criado entra a câmara e o Varzim apenas tem prejudicado o clube. A câmara não deixou de apoiar mas não o tem feito da forma mais agradável e simpática... A solução seria realmente haver uma separação gradual aos subsídios camarários mas infelizmente com esta crise a separação vai ser forçada e repentina! Também concordo que seja necessário recorrer a outro tipo de apoios mas se estivermos a falar de empresa poveiras voltamos à mesma conversa. Aquelas com capacidade para ajudar também têm os seus interesses na câmara e vice-versa. Também elas, com raras excepções, têm vindo a afastar-se do clube. Assim sendo, como sugeriu o Preto No Branco, seria óptimo a câmara ajudar na busca desses apoios mas coloco a questão: se a própria câmara deixou de ter vontade de ajudar, irá dar-se ao trabalho de procurar ajuda noutros locais? Em troca de quê? Não vejo ninguém lá dentro com amor à camisola alvi-negra, apenas com amor à sua própria camisola. Ou não foi o motivo "em troca de quê?" que afastou tanto a câmara como as empresas? Para bom entendedor...

Anónimo disse...

Preto no Branco os Varzinistas que estavam com os ditos traidores secalhar são mais varzinistas que tu, cumprem as suas obrigaçoes e teem a liberdade de se relacionar com quem quizerem. Tu so tens e de ver i ficar calado porque pelo que li era o melhor que fazias. Se fosses um bom Varzinista pensavas que secalhar o facto de eles la estarem queria dizer alguma coisa, e nao estavam la para ver quem estava na bacada e criticar como tu, estavam la porque amam o clube e querem o melhor dele, so que por vezes o amor nao e correspondido. Aprende a viver em sociedade e a separar trabalho de conhaque.

Preto No Branco disse...

Anónimo, o teu comentário é básico.
1. "os ditos traidores secalhar são mais varzinistas que tu"... já dei para esse peditório. O varzinismo não se mede a metro.
2. "teem a liberdade de se relacionar com quem quizerem. Tu so tens e de ver i ficar calado". CALADO? EU? POR ALMA DE QUEM? Eras necessário tu e um exército inteiro para me calar. Então e a liberdade de expressão?...
3. "Se fosses um bom Varzinista [lá estamos nós com 'o meu varzinismo é melhor que o teu'... quanta infantilidade] pensavas que secalhar o facto de eles la estarem queria dizer alguma coisa, e nao estavam la para ver quem estava na bacada e criticar como tu, [e esta é de ir às lágrimas] estavam la porque AMAM O CLUBE" ????? AMAM O CLUBE?!... não meu caro. Nós é que amamos o clube. Eles viram as costas à primeira adversidade. Só Luís Neto é a excepção.
5. "Aprende a viver em sociedade". Aprende tu... e não assines como anónimo.

VIVA O VARZIM SEMPRE!

Preto No Branco disse...

Ah... e eu não os vi na bancada. Vi-os cá fora junto aos balneários no fim do jogo. Ao contrário de ti, eu não ando a olhar para as bancadas como uma velha beata na igreja para saber que saia é que a vizinha levou para comentar com as demais cuscovilheiras. E para estares tão ofendido é porque eras um dos que estava à conversa com eles. Mas, meu caro amigo, a Constituição portuguesa consagra o direito à associação e à manifestação. Consagra a liberdade. A ti de falares com quem quiseres. A mim de observar as coisas, ter opinião sobre elas e expressá-la.

Saudações varzinistas

Anónimo disse...

isto é uma palhaçada... qual traidores qual quê? eles foram ver a vida deles como qualquer um de nos o faria. o hugo costa é jogador do tondela nao podia tar no jogo? o gonçalo graça é ex jogador do varzim nao pode ir ver o jogo pq diz la? como o anonimo acima disse e muito bem se calhar sao muito mais varzinistas este jovens do que certas e determinadas pessoas.
acordem para a vida meus senhores.
Parabens varzim es o orgulho desta terra.
saudaçoes varzinistas

Anónimo disse...

Chamem-lhes o que quiserem! A verdade é que se portaram mal e tiveram uma atitude ingrata para com o clube que muito os ajudou! Podiam ter tratado da vida deles sem dificultar a vida do Varzim, como nao o fizeram, lamento, mas nao merecem respeito como merece o Neto!

Anónimo disse...

são miúdos que foram incentivados por empresários... e parem com isso de que o neto foi diferente... se o neto tivesse contrato ficava no Varzim?? tenham juizo

a culpa foi da direção e ponto final...

E desejo o maior sucesso a esses meninos apesar do que eles [ou quem escreveu por eles] disseram nas cartas que doeu ouvir, mas se eles tiverem sucesso é dinheiro a chegar ao varzim... por isso Força Neto, Salvador, Rafael, Gonçalo Graça, Costa e todos os outros...

uns já se devem ter arrependido de ter saido mas outros vão voar muito alto... e tenho a certeza que não se esquecem do Varzim

Anónimo disse...

eles foram ver a vida deles como qualquer um de nos o faria.
o amor a camisola nao paga as dividas nem a renda da casa nem poe comida na mesa.
todos eles sairam para um clube da 1ª liga qualquer jogador no lugar deles faria o mesmo deixem-se la de treats e de dizer que o neto é diferente porque vai tudo dar no mesmo a diferença é que o neto terminava contracto e eles nao.