10 de julho de 2012

O Varzim e a malta piscatória

O nosso clube conta com uma massa adepta fervorosa, e muitos deles são ligados ao mar. Uma boa parte dos nossos sócios são pescadores, muitos deles vivem na Póvoa, mais concretamente na zona da Lapa, alguns ao Norte, e também na zona das Caxinas e Poça da Barca, onde parte da população é apaixonada pelo grande Varzim, e o seu bairrismo é inconfundível.
Nos jogos do Varzim, basta olhar para a superior e olhar para aquela bancada que é designada como a "bancada dos doentes", a bancada que mais puxa pela equipa, e verifica-se que muita gente presente naquela bancada é ligada ao mar, são pescadores que quase todos os dias partem do porto de pesca da Póvoa de Varzim rumo à faina. Alguns deles ficam junto ás redes a protestar com bandeirinha quando este se porta mal, ou marca uma falta ou um fora-de-jogo inexistente(s).
Já era para escrever isto há algum tempo, mas ao encontrar estas fotos não fiquei indiferente e resolvi escrever algo sobre esta tradição de colocar o nosso lindo símbolo nos barcos de pesca.
Temos aqui duas demonstrações. São muitos os barcos que colocam o símbolo varzinista nas suas embarcações, ora no casco, ora no convés.
São bravos Lobos do Mar, que têm muito orgulho no seu clube de coração. Muitas vezes o Varzim é tema de conversa nos cafés. Alegria quando ganha, tristeza quando perde. Muitos deles juram amor eterno ao Varzim, "seja na 1ª Liga ou na distrital, serei Varzim até morrer!". São pessoas que vivem intensamente o nosso Varzim. (Clique nas imagens para ampliar)


Em homenagem a estes bravos Lobos do Mar.

5 comentários:

Anónimo disse...

Aqui respira-se e vive-se o Varzim!

Anónimo disse...

Desde que tentaram mudar o varzim para outros caminhos nunca mais saimos da lama ... Zona nobre da cidade nada de engravatados rotos de bolso furado sempre na humildade e na garra ate morrer varzim

Anónimo disse...

Poça da Barca se te correr pelos ajustes pertencerá ao concelho da Póvoa na próxima revisão administrativa
VARZIM S.C. muito mais do que um clube ou cidade,é tradição é cultura é religião

Anónimo disse...

A caxina devia pertencer a Póvoa, toda a gente de lá ou são Poveiros ou são de família Poveira !

Anónimo disse...

a situação de poça da barca vai ser revista pelo menos sei q ha vontade popular pra isso,é tudo varzim tb