21 de novembro de 2012

Entrevista a Pedro Faria

O Blog Lobos do Mar entrevistou o presidente Pedro Faria, que assumiu a presidência do nosso clube à precisamente dois meses. O timoneiro da nau varzinista abordou vários temas, entre esses temas, está a situação com as finanças e a atual situação do clube.
Pedro Faria sabe que a situação do Varzim não é fácil, mas está confiante na resolução dos problemas.

Como está a questão do estádio?
O processo estádio está numa situação em que todo o mundo sabe. A Hagen diz que o contrato está extinto desde 2010. Este é um processo de advogados, tribunais, que vai ser resolvido, acho que não a curto prazo.

Em que situação está o problema do Varzim com a Segurança Social e Finanças?
O PEC caiu, já não existe, agora fizemos uma nova proposta ás Finanças e à Segurança Social, e estamos eminentes de receber uma resposta, e se será favorável ou não.

Porquê que ainda não convocou uma Assembleia-Geral para dizer aos sócios o que quer fazer?
Ainda não convoquei a Assembleia-Geral porque a contabilidade ainda não está fechada, não existia desde Janeiro. Estão pessoas a tratar disso, e está para breve. A empresa de contabilidade está a analisar, e será depois marcada a Assembleia-Geral.

Com o pedido de demissão dos dirigentes Abílio Ferreira e Carlos Alberto Araújo, a direção fica desfalcada para três elementos. Qual vai ser a solução?
O Abílio Ferreira já foi substituído no mês passado, por Adriano Teles (parte jurídica), e agora temos 30 dias para resolver essa situação da saída do Carlos Alberto.

Quando, como, e quanto, vão investir os internacionais portugueses (Hélder Postiga, Pepe, Bruno Alves e Fábio Coentrão) no Varzim?
O Bruno Alves vai estar cá em Dezembro, e disponibilizou-se para fazer um jogo de amigos entre ele e o Hélder Postiga. Eles estão disponíveis para investir, mas também querem saber, com que garantias é que tem o dinheiro deles, e neste momento não estamos em condições de dar garantias de nada porque temos tudo hipotecado. É uma análise que tem de ser feita com calma e perceber que ninguém dá nada a ninguém, é uma situação que deve ser avaliada com tempo, e ver os prós e contras.

Qual o projecto para o Varzim?
Primeiro temos que perceber qual é a realidade do clube, sem saber isso, é muito complicado falar em projeto. Só podemos falar em projeto depois de sabermos quanto se deve, e como vamos resolver.

O Varzim de Pedro Faria é um clube de IIB, de II Liga ou é para subir à I Liga assim que seja possível?
O Varzim é um clube de primeira, só que a real situação é que está na II B, e está na situação que está. Nós estamos a competir com o Tirsense, que há quatro ou cinco anos estava na distrital, e este que seja um exemplo para o Varzim, para ver se não cai nesse erro. O Maia desistiu, o Marco de Canaveses desistiu, e se o Varzim continuar a sonhar com a Primeira Divisão sem primeiro pensar em resolver a parte financeira, que é grave, está sujeito a pensar em Primeira Divisão e quando der por ela nem distritais existem e tem de se formar um clube novo. Vamos ver se resolvemos as coisas sem chegar a esses extremos.

Qual o relacionamento com a câmara?
O apoio que temos da câmara neste momento, é abertura para o diálogo e para resolver os problemas. Neste momento estou preocupado com o problema das finanças, se isso for possível eu acho que o Varzim vai ter viabilidade, se não for possível o Varzim tem os dias contados. É a realidade dos factos.
Eu sei o que aqui tenho, e aqui todos os dias chegam novidades, é desde luz, telefones e internet, só isso aí estamos a falar em 30 mil euros. Quando se fala de telefones, luz, e internet, e falamos desse valor, imaginem o que há para aqui de jogadores, Segurança Social, Finanças, funcionários e por aí fora...

O quê que sente que pode fazer melhor do que a direcção liderada por Lopes de Castro?
Eu nunca me vou comparar a ninguém, é um erro, eu acho que temos de ter as nossas ideias, e o que os outros fizeram, penso que fizeram pelo melhor, nem vou criticar, nem vou dizer se está bem ou mal. Vou só dizendo a realidade, é o que existe, e é o que está aqui. Eu penso que o Lopes de Castro quando veio para aqui, veio com as melhores das intenções, se não conseguiu fazer melhor, foi porque não pude, ou certamente não tive gente que o ajudasse. Eu estarei na mesma situação, se não tiver gente que me ajude, poderei cair no mesmo erro. Não sou ninguém para o criticar, eu vou falar é de factos, o Varzim está na situação que está, e quem é sócio do Varzim só não sabe da verdadeira situação do clube quem não quer.

Há atrasos salariais? Se sim, de quantos meses?
Temos jogadores de há oito anos que ainda não receberam. O Alexandre já saiu do Varzim há alguns anos e estamos a resolver uma situação de uma verba há um mês atrás, e ainda faltam pagar dois cheques do acordo que fizemos. O Pedro Santos, estamos a ver se resolvemos o problema, e já saiu daqui há três anos. Há o Quim Berto, que também estamos a tentar resolver um problema com ele. Ordenados em atraso há muitos e não são assim tão poucos.

Vai haver mudanças a nível salariais no que diz respeito aos salários dos jogadores?
Estamos em negociações neste momento com eles, não há nada em definitivo. Na Formação acordaram em descer.

O nosso atleta Rui Coentrão termina contrato no próximo ano. Já falou com ele no sentido de prolongar o contrato?
O dirigente André Castro já teve uma abordagem com ele, de qualquer maneira vai ser enviada a carta de renovação e depois iremos saber se ele irá aceitar ou não. No meio disso, poderá haver aí uma proposta em breve para ele, mas ele será a primeira pessoa a saber, se caso isso for concreto.

Quer deixar uma mensagem aos adeptos?
O que quero dizer aos adeptos é que nos dêem o benefício da dúvida, e que se eles acreditarem será possível, mas se os próprios sócios deixarem de acreditar começa a ser complicado.
Há quem diga que nos dão o destino até Dezembro, Novembro está a acabar, vamos entrar nesse mês e estou convencido que vamos passar esse mês de meta que nos deram. Se não ultrapassarmos começamos a atingir objetivos que eram impensáveis. Vamos viver o dia-a-dia...

Sem comentários: