22 de janeiro de 2013

Sócios preocupados com atual situação do Varzim

 O Blog Lobos do Mar foi ao encontro de alguns sócios varzinistas para falar sobre o atual momento. A família varzinista neste momento está preocupada com o período difícil que o clube atravessa, e esperam por melhores dias. Os resultados desportivos que ultimamente tem sido de desagrado para todos nós, e a autêntica "facada" no coração dos sócios no início da época, são os temas mais referidos nesta entrevista, por adeptos que sentem o clube de alma e coração, e que estão preocupados com a atual situação do clube, a nível desportivo, e não só...

 Colocamos as seguintes perguntas aos associados:
 1- Como acompanha a atual situação do clube? 2- O que se passa com este nosso Varzim, que já não ganha há dois meses? 3- Nos jogos em casa, nota-se a pouca assistência. Acha que os sócios deixaram de acreditar no clube? 4- Como analisa o trabalho da direção nestes primeiros meses à frente do clube?

Pedro Regufe, sócio nº 1 418
 1- Acompanho a situação do clube com muita apreensão, os últimos anos foram muito complicados com muitas tristezas, vazio directivo, o nome do clube sempre envolvido em dívidas, e salários em atraso. A não subida de divisão por dívidas fiscais nada abonou para o bom nome da instituição. Neste momento como associado sinto-me triste e temo que o Varzim esteja bem perto do abismo, oxalá esteja errado.
 2- Se a quantidade e a qualidade não abonava no plantel, acho que a troca de treinador e a saída de jogadores, tornou o plantel ainda mais fraco e consequentemente os maus resultados apareceram, os jogadores andam tristes, o discurso do treinador nada motivador, os ordenados em atraso, a instabilidade directiva nada ajudam ao momento complicado, acho também que existem casos de alguns jogadores com falta de empenho ou quiçá falta de qualidade que também ajudado a má prestação do rendimento da equipa no relvado.
 3- A não subida de divisão na secretaria foi um rombo muito grande na massa adepta, depois de termos descido os associados deram as mãos e mostraram a força e o amor ao clube trazendo de volta a velha mística que há muito não se via no nosso estádio, espalhamos amor clubístico pelos estádios onde o Varzim jogava. Depois do que infelizmente se sucedeu existem muitos adeptos descrentes com o clube, inclusive muitos que nem querem entrar no estádio para não relembrar tamanha desilusão que tem no coração, depois como em muitos outros clubes os resultados também não tem ajudado para que a situação seja invertida.
 4- Esta direcção pegou numa herança muito pesada, dividas, penhoras, situação fiscal complicada, acho que para já é cedo falar se o trabalho está a ser bem feito ou não, acho que tem elementos validos, Varzinistas de coração, e tudo estarão a fazer para tirar o Varzim deste buraco, entretanto penso que existe situações que se passaram que não pode acontecer como por exemplo o que se passou na manhã de 24 de Dezembro, sinceramente não compreendo como é possível chegar ao ponto de ter que se chamar a PSP ao estádio para resolver problemas no seio interno da direcção, como sócio acho que a direcção já deveria ter marcado uma assembleia geral com a finalidade de esclarecer os sócios sobre a situação real do Varzim, desportiva, financeira e processo estádio.

Bruno Silva, sócio nº 3 914
 1- Acompanho com muita mágoa, porque este, não é o meu Varzim.
 2- Pouca ambição, pouco querer, muito por culpa de um treinador que pensa que está a treinar clubes que jogam para o pontinho e que lutam sempre para descer de divisão.
 3- Claro que sim, falo com outros sócios e o que se passou esta época foi uma "facada" no coração dos adeptos.
 4- Acho que está a fazer um trabalho fraco. Não há dinheiro, não há resultados, não há nada!
 Vamos lá ver, e Deus queira que esteja enganado, que era bom sinal.

João Silva, sócio nº 3 421
 1- Preocupado e receoso! Depois de tudo o que se passou nos últimos tempos, não sei o que esperar para o clube. Espero sim por dias melhores...
 2- Isso só o treinador o sabe. É ele que vive a situação em conjunto com o plantel. Não se pode saber se é falta de qualidade, se é problemas internos ou um factor a nível psicológico que está a criar esta má onda de resultados. A verdade é que a situação financeira do clube está má e os jogadores sem receber também os afecta animicamente. Mas também no ano passado, havia ordenados em atraso e mesmo assim (apesar de ter sido em vão), fizeram um campeonato extraordinário. É verdade que a qualidade da equipa do ano passado não se compara com a deste ano. Mas se foi construída uma equipa para lutar pela manutenção acho que se poderia fazer um campeonato melhor. Só pelo nome Varzim, os 5 primeiros lugares deviam ser os que deveríamos estar. A mudança no comando técnico ainda não surtiu os efeitos desejados mas tem sido essa mesma equipa técnica que tem dado o ''corpo ás balas''. Esperemos que melhore durante o que resta de campeonato. Não é normal perder pontos com equipas na cauda da tabela classificativa, isso não!
 3- Deixar não deixaram, somente esperam que ouçam uma solução para o clube. Sabemos que o que aconteceu no ano passado, não foi nada bom para quem contava regressar aos campeonatos profissionais. E ao ver, de novo, na II Divisão... os sócios, como era de esperar, começaram a ver o Varzim como um clube sem solução. A solução, essa há! Mas não está para já encontrada. Mas creio que a direcção terá competência para tratar disso. E depois os actuais resultados desportivos, não estão a agradar a ninguém. Uma equipa que já não vence à 7 jogos lança desconfiança a nível da sua qualidade. Acho que é complicado dizer em que lugar irá terminar ''este'' Varzim. Aguardemos para ver! Penso, que toda a gente sabe que o objectivo deste ano, não passava pela subida e isso também afectou a assistência nos jogos em casa. Querem um Varzim para subir e não um Varzim para se manter apenas. De qualquer forma, acho que quantos mais formos em torno do clube... mais forte ele será!
 4- Tem sido um trabalho desgastante, acredito, mas também o começo não foi muito de convencer. Com as saídas que se foram sucedendo na estrutura directiva, as pessoas começaram a ''torcer o nariz'' à actual direcção. Pagou 2 meses de ordenados aos atletas, treinadores e funcionários, mas ainda falta o atrasado antes da sua tomada de posse e agora o Dezembro, e Janeiro que está prestes a vencer. Só culpo, talvez a decisão algo conturbada e contestada do despedimento de Octávio Moreira. Se tinha de acontecer, que acontecesse, mas acho que poderia ter sido mais pacífica do que aquilo que se sucedeu em Dezembro. Um ponto positivo, foi a "contratação" de Alexandre Vila Cova para o cargo de director desportivo. Um homem que conhece os ''cantos à casa'' e profundo conhecedor dos problemas que o Varzim atravessa. Foi o melhor ''reforço'' até agora, mas vamos dar tempo a Pedro Faria para fazer algo pelo clube. Creio que com poucos meses não se pode pedir muito, é esperar e dar tempo ao tempo para se ir resolvendo as crises.

Alberto Castro (à direita), sócio nº 2 176
 1- A situação do Varzim vai-se degradando de dia para dia, devido à situação financeira, em termos directivos, e agora ultimamente em termos desportivos, e quando estas situações não funcionam os resultados vem ao de cima! O Varzim no mundo do futebol está-se a tornar um clube que não paga a ninguém, está a ficar um clube sem credibilidade nenhuma. O Varzim perde um jogador fundamental: Nelsinho, para o Ribeirão?
 2- O que se está passar no nosso Varzim é o seguinte: começaram a época de uma forma muito estranha, os sócios sabem de tudo que se passou, depois as guerras entre elementos da direcção, e estes problemas passam todos para equipa de futebol, e o grande problema no meio disto tudo é a falta de dinheiro! A troca de treinador, ainda não percebi o porquê da troca do mister Otávio e do Mota por este treinador que não tem sistema tático, não tem atitude, e ainda por cima não ganha há sete jogos!
 3- Quanto à pouca assistência no estádio só há duas razões, elas são: a situação do ano passado em que o Varzim deve ser a única equipa que fez esse feito, e no mesmo ano desce para a 2ª B. Nesse mesmo ano sobe para a Liga de Honra e volta a descer porque não tinha 600 mil euros (esta quantia no mundo do futebol são uns trocos); A outra razão é a má qualidade de futebol praticado pelo Varzim que não ganha a ninguém, e por isso o sócio do Varzim não tem motivo para ir ao futebol (os sócios acreditam no clube, deixaram de acreditar nas pessoas que andaram e andam a gerir o grande VARZIM, o sócio quer resultados!)
 4- Quanto à análise desta direcção, durante estes primeiros meses não vou comentar, porque tenho que saber como a outra direcção deixou o clube nas mãos desta direcção e por isso espero pela assembleia e continuo a salientar que o grande problema do Varzim durante estes anos todos, foi fazer promessas e depois não cumprir, agora anda a pagar a factura.

Ricardo Campos (à direita), sócio nº 2 269
 1- Com um sentimento de injustiça face ao direito que conquistamos na temporada passada, e com bastante preocupação, não só pelas dificuldades financeiras nos últimos anos mas também pela grande instabilidade à volta da equipa de futebol e da equipa directiva com muitas saídas e entradas desde inicio da época e também ao aspecto desolador do estádio quer em termos de público quer em termos de manutenção e conservação.
 2- Primeiro, e em relação ao ano anterior, há um défice de qualidade  em posições chave, com a saída de jogadores como Kaiser, João Faria, André, Poulson, Duarte e agora mais recentemente do Nelsinho. Trata-se de uma situação compreensível já que a equipa do ano passado era muito boa e a preparação desta época sofreu um revés muito grande primeiro com a não subida e depois com a não renovação de Dito. No fundo foi a preparação possível da época e penso que, atendendo a estas circunstâncias, se os resultados do treinador Octávio Moreia não estavam a ser tão positivos quanto desejávamos todos, a verdade é que também não estavam a ser tão negativos ao ponto de ter que ser despedido. A verdade é que neste momento, a equipa é incapaz de ganhar em casa, e que a distancia para a linha de agua começa a não ser muita, e pode ser preocupante. Joga um futebol muito pobre, . com opções técnicas que têm gerado bastante discussão, com poucas soluções fruto da tentativa de poupar dinheiro com o plantel, o que é compreensível que se faça, e com muitas dificuldades em marcar golos. Obviamente que a instabilidade e as dificuldades financeiras contribuem para tudo isto.
 3- Não acho que tenham deixado de acreditar, porque o acreditar faz parte de ser do Varzim. Com a descida à II Divisão se os sócios tivessem deixado de acreditar teriam deixado de ir ao estádio e de acompanhar a equipa nos jogos fora. A resposta foi precisamente a contrária, com mais gente no nosso estádio e no dos adversários. Acho é que os sócios do Varzim se sentem injustiçados, traídos e cansados de tantos murros no estômago nestes últimos 2 anos, dos quais, a não subida de divisão terá sido o mais duro.
 4- É difícil tirar já conclusões sem correr o risco de estar a ser injusto. No entanto, acho que esta direcção começou com um erro ao não se apresentar a si ao seu projecto aos sócios na altura das eleições. Nessa altura, pela comunicação social, foi dito que no dia seguinte às eleições iria entrar uma empresa para fazer uma auditoria às contas do clube e que, sensivelmente, 2 meses depois seriam apresentadas as conclusões em Assembleia Geral, que estaria a ser preparada uma ajuda por parte de jogadores poveiros internacionais. Já passaram mais de 3 meses e os sócios não sabem nada sobre auditoria, nem sobre Assembleia Geral, nem sobre ajudas. De então para cá, saíram vice-presidentes, a direcção terá ficado incompleta, entraram directores, saíram treinadores, entraram treinadores, saíram jogadores, entraram jogadores e de tudo isto os sócios vão sabendo pela comunicação social e pelas redes sociais. No jantar de angariação de fundos pelo Natal quer o presidente do Varzim quer a Câmara disseram quer em breve seria desbloqueadas verbas na ordem dos 100 mil euros mas depois disso, uma vez mais, nada sabemos. É fundamental, para todos, que haja comunicação com os sócios.

Sem comentários: