5 de fevereiro de 2013

“Não vamos desistir, enfrentaremos tudo pela honra e sobrevivência do Varzim”

Entrevista de Pedro Faria ao site oficial do Varzim...


 Quando assumiu a presidência do Varzim Sport Club, em finais do mês de Setembro de 2012, Pedro Faria prometeu devolver a dignidade ao Clube através de trabalho árduo e assumir a sua responsabilidade enquanto entidade patronal. Desde então, a gestão do Clube tem sido uma luta diária e as más notícias são uma constante. Num esforço admirável, muitas barreiras têm sido ultrapassas pela actual Direcção, mas a cada problema solucionado surge um novo entrave.

 A herança é pesada e não pára de aumentar.

 Fazendo uma apreciação muito geral e superficial do dia-a-dia do clube nos últimos meses, entre o pagamento das dívidas à EDP e as prestações em atraso do leasing das viaturas do Clube, às penhoras e execuções judiciais referentes a certidões de dívidas de ex- jogadores, funcionários e outros credores, boa parte delas assinadas poucos dias antes do acto eleitoral, os primeiros meses não foram de todo os mais desejáveis. As penhoras e execuções judiciais já não são surpresa nos dias que correm mas foram, e continuam a ser, um legado demasiado pesado para o calendário de pagamentos e o cumprimento de obrigações. Empresas de filmagem de jogos, sociedades de advogados que faziam assessoria jurídica, ex-jogadores e treinadores, vários clubes e demais credores, aparecem todos os dias a reclamarem os seus créditos por via judicial. A mais recente, uma execução judicial, no valor de 160 mil euros, reclamada pelo ex-presidente, Lopes de Castro.

 Numa reacção ao actual momento do clube e perante todas estas contrariedades e dificuldades, Pedro Faria declarou ao site do Varzim: “Todos estes processos e execuções já não são surpresa, mas nunca pensei que algumas delas chegassem tão rápido”. Apesar da complexidade do panorama financeiro, o Varzim SC tem conseguido contornar as vicissitudes. “Temos conseguido manter o clube em funcionamento e todos os dias lutamos pela sua sobrevivência”, referiu, adiantando alguns números: “Desde que tomamos posse, vai para 5 meses, além das despesas e dos custos diários que cumprimos no valor de cerca de 120 mil euros, já liquidamos cerca de 150 mil euros em dívidas herdadas da época passada. Qual é orçamento que consegue sobreviver neste cenário?”.

 Os problemas são enormes e as dificuldades colocam o clube à prova todos os dias. Mas os 97 anos de história são o tónico necessário para que a Direção se mantenha com coragem. “Não vamos desistir, enfrentaremos tudo pela honra e sobrevivência do Varzim. No momento e local certo serão discutidos todos os detalhes.” Site do Varzim

Sem comentários: