19 de maio de 2011

Ontem, hoje e sempre...


-
... juntos para vencermos as adversidades!
-

Há imagens que nem eu, nem nenhum varzinista, alguma vez esquecerá: aqueles 500 resistentes na Covilhã que carregaram a equipa para um triunfo que era capital… aquela tarde de 7 de Maio, em que marchámos Avenida dos Banhos fora até ao estádio para receber em festa os nossos bravos jogadores. O mais tocante foram os sorrisos que se vislumbravam pela janela… do Tiago Carneiro (um dos que vinha nos lugares da frente), do condutor do autocarro do Varzim… a alegria do Sr. Alfredo Costa em ver tanta gente a receber os atletas num jogo que era decisivo para as nossas aspirações. Todos unidos por um propósito: VENCER COM ELES TODAS AS BATALHAS QUE AINDA HÁ PARA ENFRENTAR!

Nós somos esta gente que não desiste de os seguir, de os incentivar, de trilhar o caminho com eles… lado a lado. Já uma vez o disse e repito-o: o Varzim são os 11 lá dentro e o poderosíssimo 12.º que os acompanha.

Por isso é que foi tão emocionante o momento da entrada dos jogadores nos balneários. Foi enérgica a resposta à injecção de coragem que lhes demos naquela hora e meia que antecedeu um encontro que, infelizmente, teve um mau desfecho para nós.


Desistimos? OBVIAMENTE NÃO!


Veio o jogo de Moreira de Cónegos e a confiança renovou-se. Fomos 600, tantos ou mais que os adeptos da casa.

Fizemos uma exibição esforçada e digna, merecedora de um resultado mais risonho. Recuperámos de uma desvantagem de dois golos num cenário adverso. Chegámos a ser senhores do jogo com 10 em campo, diante de uma equipa onde Pica e Bruno Moreira fizeram aquilo que nunca os vimos fazer no nosso Varzim. O futebol tem destas coisas estranhas! Acresce a isso a forma indigna, desrespeitosa e provocatória como celebraram os golos do Moreirense. Ninguém lhes pedia que não marcassem à antiga equipa. São profissionais, têm de cumprir o seu papel.

Mas, ao menos que se dessem ao respeito!

Principalmente, o Bruno Moreira (que não esteve dois dias, nem duas semanas, nem dois meses no Varzim).

Infelizmente, sucumbimos numa partida em que (mesmo a jogar com 10) demos tudo e mais alguma coisa para, ao menos, pontuarmos.


E agora? Fazer o quê? Baixar os braços? NUNCA!


Temos dois jogos em que ainda é possível corrigir os erros e garantir o objectivo da época. Sejamos práticos: não é aquilo que queríamos mas, dadas as circunstâncias, é o melhor que podemos alcançar.

São duas finais. São dois triunfos capitais. Que até podem ser mais importantes se os nossos adversários directos nesta luta escorregarem.

O primeiro tem de ser já o Belenenses no próximo sábado. Temos de esquecer os últimos desaires e voltar a dar as mãos pelo nosso clube.

O amor e o orgulho varzinista estão feridos mas não morrem. SÃO IMENSOS! E ultrapassam todas as divergências e fazem esquecer episódios menos felizes. E é por isso que quero aqui dar boa nota da presença do Alexandre no treino desta quarta-feira.

-
-

A presença dele, enquanto referencial de serenidade para aqueles que se fizeram jogadores sob a sua liderança enquanto capitão, foi mais uma prova de que a união é a receita para a força. Para que ela não falte a quem tem dentro das quatro linhas a dura missão de defender e honrar o nosso emblema.

E agora uma mensagem para os nossos jogadores, que sintetizo em quatro pontos fundamentais:


1. As grandes concentrações de adeptos não são para pressionar os jogadores nem para os obrigar a pagar a dívida do apoio que lhes prestamos. É um sinal da esperança que não morre. É um sinal da confiança que merecem. É um sinal evidente de carinho destes adeptos incansáveis que somos;

2. Esta equipa do Varzim tem qualidade para ganhar a qualquer equipa e em qualquer estádio. Ainda por cima em casa… vocês querem, vocês podem, vocês mandam! E nada vos pode derrubar, porque vocês nada têm a temer.

3. É fundamental vencer as duas finais que falta disputar. É absolutamente crítico vencer o Belenenses, que é a primeira e a mais importante. Na última jornada, pensar no empate que pode ser suficiente não é atitude que se justifique de forma alguma. Em Oliveira de Azeméis, a nossa atitude tem de ser sempre apontar à vitória.

4. Sabemos bem que haverá dinheiro e interesses ocultos a circular. Infelizmente é a realidade de um futebol onde a verdade se deixa sobrepor à portuguesíssima chico espertice. Mas não há dinheiro nem mau árbitro que bata a vossa qualidade e a vossa vontade. De que importa o Covilhã ou outros enterrarem dinheiro no Belenenses ou na Oliveirense ou no Aves, se nós formos melhores que TODOS os nossos adversários?


Esta é a injecção de orgulho e de raça de que os jogadores necessitam. Mas temos de estar cientes que, em futebol, há três resultados possíveis. Cabe aos jogadores procurarem o melhor desfecho. Cabe aos adeptos não esmorecer no apoio. E se alguma coisa correr mal (batamos na madeira), não retiremos nem cobremos o apoio fantástico que temos dado a esta equipa. A esta equipa e, obviamente ao Eduardo Esteves. Não são raras as vezes em que discordo das suas opções tácticas. Respeito-as e julgo-as à luz das consequências positivas ou negativas no desempenho da equipa. Estou à vontade para dizê-lo aqui, porque disse-lho pessoalmente: quando ele foi nomeado para substituir o Rui Dias, eu desconfiei. Fiquei pouco convencido do sucesso de tal opção. E a verdade é que o desempenho desportivo da equipa não correspondeu aos altos voos que todos ambicionávamos e são a razão de ser da história e do passado deste clube. Mas não há ninguém que lhe possa apontar o dedo neste ponto: o Eduardo foi, além de treinador, o psicólogo, o amigo, o pai, o irmão mais velho que ouviu e aconselhou este jovem plantel nas sucessivas crises salariais. Não é tarefa fácil gerir uma equipa nestas condições. E por isso, quando olho para trás, posso até achar que o desempenho desportivo do consulado de Eduardo Esteves podia até ser melhor. Mas para mim, a maior virtude deste treinador é a capacidade que tem para ser um excelente gestor de recursos humanos num grupo onde a crise tem sido ‘o pão nosso de cada dia’. Por tudo isto, e para finalizar, não nos restam grandes alternativas: é preciso vencer o que ainda falta vencer, fazer o que ainda não foi feito. E isso necessita criticamente do apoio de todos.

Precisamos de confiança e coragem. Euforias contidas, humildade, nervos de aço. E só juntos poderemos vencer!



ALA ARRIBA VARZIM!!

25 comentários:

Anónimo disse...

LINDO TEXTO!!!!

FORÇA VARZIM!!!!!!!!
NUNCA CAMINHARÁS SOZINHO!
CONTIGO ONDE QUER QUE SEJA!

Anónimo disse...

Altamente mas sou da opiniao de que :

Se descermos de divisao é uma vergonha e devemos partir tudo dentro e fora do campo .

Tou farto de gastar dinheiro a custa destes gajos que se o varzim nao tivesse em crisa nem profissionais eram .

O varzim a muito que deixou de ser um clube agora tornou se um grupo de amigos .

Anónimo disse...

Texto que me arrepiou
Força Varzim
Dizem - se que os prognósticos só se devem fazer no final do jogo mas o meu palpite é que o resultado fique o seguinte: Varzim 3 Belenenses 0 .
Marcadores: Gonçalo Graça Salvador , Tiago Terroso.
Espero não me enganar. Força Varzim. EU ACREDITO

Manuel Carlos disse...

Parabéns pelo texto,não sei se o foram buscar á NATIONAL GEOGRAPHIC,mas faz-me lembrar 2 citações biblícas"DEUS vai destruir aqueles que destroem a terra" e "se DEUS é por nós ,quem será contra nós", iremos com o Varzim e com a companhia de DEUS, quem será contra nós???!!ALA,ALA,ARRIBA.

Anónimo disse...

Texto lindo...não é necessário dizer mais nada!
Força VARZIM! Sempre contigo...onde quer que estejas!
Ass. Daniela

Anónimo disse...

Concordo no texto aqui escrito. O mister Eduardo Esteves, tem feito o tudo por tudo pelo Varzim... temos de ver que tem nas suas mãos um plantel jovem e com pouca experiencia. Qualquer treinador, que viesse para o Varzim, não apostaria na juventude deste plantel e vários destes jogadores a esta hora estariam a jogar em divisões inferiores. É um acto de coragem, para Eduardo Esteves apostar nestes jovens e valoriza-los. Eu falo por mim, ele em muitos treinos tem sempre uma palavra a dizer a este ou aquele jogador... uma palavra de apoio. Deixa um certo á vontade, para que os seus jogadores lhe possam falar e discutir os seus pontos de vista. E de certo, qualquer um que chegasse aqui... diria que o plantel do Varzim, não tem a qualidade suficiente para se manter na Liga Orangina, por isto ou aquilo. A qualidade tem, é preciso trabalhar para que as coisas apareçam... dar confiança aos mais jovens e fazer com que os mais experientes, ''ensinem'' os novos a estar no clube e transmitir os seus conhecimentos nos anos de futebol que já levam. Este é um Varzim ''jovem'' mas que essa juventude tem a irreverencia... que a experiencia por vezes não tem. E quem sabe se daqui a uns anos, estes rapazes com mais uns anos e mais bem trabalhados, serão falados por terem conquistado algo. Para agora, o que importa é manter o clube na Liga Orangina... temos 180 minutos de jogo para vencer, 2 finais para ganhar... está tudo nas mãos deste plantel e equipa técnica. E nós, adeptos e sócios, só temos de estar ao lado deles até ao ultimo segundo deste campeonato. Agora, como sócio, peço a quem tenha lido este texto... que neste sábado, se desloque ao estádio e fazer uma enchente. E apoiar fortemente estes jogadores, apesar de não terem conseguido mais vitórias como aquelas que desejariamos e estar num lugar mais tranquilo. A verdade é que dão tudo que tem de si, no campo... e nunca desistem. Vá, força Varzim... ainda vamos ter 180 min para fazer história... Ass: João Silva

CC disse...

Um texto formidável, dizer mais estraga. É isso que temos de fazer.
TODOS SOMOS VARZIM.

Eu Acredito.
Força VARZIM.
ATÉ MORRER, VARZIM ALLEZ.

Anónimo disse...

Video arrepiante..
Texto arrepiante..
E concordo com tudo que o anónimo das 13:54 (João Silva) disse. Sem dúvida palavras muito corretas. Muitos falam que o Eduardo Esteves não devia continuar e não sei quê, mas duvido muito que aqueles treinadores que desejavam ver aqui a treinar fizessem e apostassem tanto neste projecto como esta equipa técnica esta a fazer!! E acredito também que se este projecto continuar irá dar frutos. Agora é pensar nestas duas finais e lutar mos todos juntos, adeptos e equipa, até ao fim!

O VARZIM É NOSSO! É DA PÓVOA INTEIRA!

Ass: MN
ps: Sábado os de Belém deviam ser assobiados o jogo todo! só pelo que aconteceu lá! vergonhoso, precisam de terceiros para se safar e o Varzim com terceiros a tentar nos enterrar ainda nos vamos safar!

FORÇA VARZIM!!!!!

duh disse...

Amanha, se for permitido como foi hoje e como foi nas semanas anteriores, estarei no treino para saberem que nao estão sós..

GANHAR!!

Preto No Branco disse...

Amigos, apenas uma adenda a este post, porque só soube da morte da mãe do nosso Telmo depois de o ter concluído. FORÇA CAMPEÃO! A vitória deste fim de semana é para nós e PARA TI! :)

Um abraço bem apertado de solidariedade!

Anónimo disse...

"Eu falo por mim, ele em muitos treinos tem sempre uma palavra a dizer a este ou aquele jogador... uma palavra de apoio. Deixa um certo á vontade, para que os seus jogadores lhe possam falar e discutir os seus pontos de vista."
É por causa disto que o Saldanha nunca mais jogou...e agora vêem com esta frase de treta que atrás copiei.

Anónimo disse...

E se sabado o que nao vai acontecer perdessemos o jogo ? A menssagem deste blog ao longo da epoca foi de apoio concordo plenamente mas ha situações que estao mal e apoiar o que esta mal esta errado . No caso a actuaçao desastrosa de alguns jogadores ao menos façam uma chamada de atençao , Ou andamos aqui todos atirar poeira para os olhos ?

SOU ALVINEGRO disse...

"Eu falo por mim, ele em muitos treinos tem sempre uma palavra a dizer a este ou aquele jogador... uma palavra de apoio. Deixa um certo á vontade, para que os seus jogadores lhe possam falar e discutir os seus pontos de vista."

Isto é afirmação de puxa-saco... Pelo que sei, a realidade tem sido bem diferente, os jogadores que ousaram "discutir" com o Eduardo o seu ponto de vista foram postos de lado... Já aconteceu com André André. Acontece esta época com Ruben Saldanha, que incompreensivelmente tem tido pouquíssimas oportunidades...

Cada vez me convenço mais de que o Varzim está no lugar que está porque não temos uma equipa técnica à altura...

mikika disse...

Pessoal que tal 1 faixa para quando a equipa do Belenenses chegar,a dizer " Zé Mota trazes o Joao Ferreira no autocarro?? " ;)

Anónimo disse...

grande ideia Mikika estou completamente de acordo contigo.

Anónimo disse...

Nao é a dizer : O mota trazes o Jorge Sousa contigo ?

Lobos do Mar disse...

O que não nos mata torna-nos mais fortes. Este pensamento tem acompanhado os varzinistas ao longo das duas últimas semanas. É verdade que a frustração tomou conta de todos nós depois dos jogos com o Gil Vicente e o Moreirense. Mas nós temos esta capacidade fantástica de acreditar na nossa equipa até ao último minuto.E o nosso entusiasmo não esmoreceu. Por isso, no próximo sábado queremos dar aos nossos Lobos do Mar mais uma demonstração do nosso carinho, com um cordão humano junto ao estádio. A concentração começa às 14:30. Todos estão convocados. Agora, mais do que nunca, os nossos rapazes precisam de nós. Tragam bandeiras, cachecóis. Tragam amigos... muitos amigos. Vamos unir a Póvoa ao Varzim. Uma Póvoa DE Varzim e DO VARZIM! Porque a vitória diante do Belenenses depende do desempenho no campo. Mas também depende do nosso apoio incansável e incondicional.
Além disso, está a ser organizada para o estádio uma festa condizente com a dimensão e a dignidade da 'FAMILIA VARZINISTA'! ACREDITEMOS TODOS... jogadores, adeptos, equipa técnica, direcção, demais funcionários do clube... TODOS! A manutenção é possível... e, obviamente, também está nas nossas mãos!
PELO VARZIM, PELA PÓVOA... ALA ARRIBA!

PS - Adicionem mais e mais amigos... todos somos poucos!

Anónimo disse...

PARA ANONIMO DE 19 de Maio de 2011 12:42

esse texto era bonito era com o teu nome escrito por baixo e não anónimo ou então dizeres isso era frente a frente com jogadores... deves passar muito mal em casa, deves ter montes de problemas ( um deles que esta a vista de todos ( INVEJA)). o Varzim aproxima-se de um jogo importante e tu só sabes e dizer cagada. se es realmente varzinista apoia o varzim, apoia os jogadores se sabes o que isso e!!!!
amnaha estarei la para vos apoiar!!!! varzim ate morrer

Anónimo disse...

Tal como o anónimo das 12:42 eu apoiarei até às 18:45 após esta hora se não estivermos a ganhar ou se não ganharmos é insultar no mínimo todos os jogadores, equipa técnica e dirigentes. Tiago Carneiro queimado, rui andré queimado, forbes queimado, saldanha queimado, avelino queimado -é verdade que não têm qualidade, mas são os únicos??? Então e o campinho: eliminados da taça por ele, perdemos jogos por ele, já nem falo do il capitano, ele que é auto-golos, vermelhos, faltas em que o árbitro não o expulsa e dão golos (leixões em casa, um de muitos e não o único)....são muitos jogadores fazer merda com a equipa técnica a deixar o máximo dirigente de portugal a dizer ámen....
São 20 anos de sócio a apoiar incondicionalmente este clube, mas tudo tem um limite e o meu foi este ano. Farto de viagens, de andar rouco semana sim semana sim, para quê para ser gozado pelos próprios jogadores do meu clube, onde já se viu isto??!?!!! Noutros tempos estes jogadores nunca mais entravam inteiros no velhinho estádio.
No sábado, como sempre lá estarei e o recado que deixo é GANHEM OU GANHEM, seus merdas (há cinco ou seis jogadores dos séniores que se aproveitam e são excepção a este comentário) não recebem e daí há muitos jogadores em Portugal que não recebem e ganham jogos...mosttram qualidade e VOCÊS??? Sempre a jogarem com medo...CHEGA É PRECISO DIZER ISTO NUNCA ESTIVEMOS TÃO PRÓXIMOS DE DESCER E NÃO DEPENDEMOS DE NÓS.
5 VITÓRIAS EM 28 JOGOS!!!!!
3 VITÓRIAS EM CASA EM 14 JOGOS!!!!
2 VITÓRIAS FORA EM 14 JOGOS!!!!
36 GOLOS MARCADOS- MÉDIA DE 1,3!!!!
45 GOLOS SOFRIDOS!!! 1,6!!!!
CHEGA DE GOZAREM CONNOSCO
Ass. André Azevedo

Anónimo disse...

Não partilho de forma alguma da agressividade e postura do anónimo das 19:35, mas dentro dos possiveis tenho que concordar com alguns pontos. Houve muitos pontos perdidos com a desculpa dos salários, e a responsabilidade também foi dos jogadores, porque sabiam que no fim das contas iam acabar por receber como tem acontecido sempre.
Ainda assim amigo, para já está na hora de apoiar.
Força Varzim!

Preto No Branco disse...

Caro André, respeitamos absolutamente a sua opinião fundamentada nos números que apresenta. São de facto incontestáveis e obviamente não são satisfatórios. Mas este é o momento do apoio e da união dos adeptos em torno de todo o grupo de trabalho.
Se acreditamos que eles são capazes, essa é também uma responsabilidade nossa e temos de estar cientes de que tudo pode acontecer. As responsabilidades têm de ser assacadas posteriormente. Mas sem caças às bruxas! Agora, como diz o outro, 'sócios, temos de estar concentradíssimos' no único resultado que pode garantir a nossa salvação. E atrás de tempo, tempo virá!

ALA ARRIBA VARZIM! SEMPRE A ACREDITAR ;)

Anónimo disse...

Boa noite
Estimados varzinistas alguém me sabe explicar porque não joga um talentoso jogador chamado DEDÉ .!!! De facto assim nao estamos no bom caminho com este treinador.!!com estes números (28 jogos 5 vitorias )a juntar aos resultados da época anterior consegue de facto surpreender.
Forca Varzim , forca rapazes e sucesso

Anónimo disse...

Acho que este era um bom video para o Eduardo Esteves passar antes do jogo,melhor seria ele fazê-lo, esta é um pouco a realidade actual do varzim....

http://www.youtube.com/watch?v=0BoKaFBlKJo&feature=related

Anónimo disse...

E se descermos o Blog ainda vai continuar ? Os adeptos ainda vao ir as saídas do Varzim ? os jogadores que já não vão ser considerados como profissionais ainda vão dar tudo em campo (que nem agora fazem isso) ? Os dirigentes ainda vão receber muito dinheiro com o Varzim ? Não , toda a gente vai deixar o Varzim cair que nem um pano ! Por isso espero mesmo que o Varzim não desce !

Anónimo disse...

obrigado por mais um fcracasso eduardo , presidente o sr n ao teve tom.......!!
enfim obrigado ambos