30 de maio de 2011

Reflexões

Consumado o pesadelo, é tempo de pensarmos no que correu mal esta época, mas também naquilo que o futuro imediato nos reserva. Para já, por incrível que pareça, a descida poderá não ser uma realidade: caso o Varzim consiga reunir as condições para se inscrever na próxima edição da actual Liga Orangina, é bastante possível que acabe por permanecer na mesma, dado que existem pelo menos mais quatro clubes com a corda na garganta, sendo que um deles corre o risco de, pura e simplesmente, ter de fechar portas.

Deparamo-nos com um cenário de crise constante e cada vez mais grave, fruto não só de governos que geriram o País acima das suas possibilidades, mas também da crise financeira internacional e de sonhos megalómanos de muitos daqueles que presidem aos destinos dos clubes de futebol e das estruturas organizativas das provas profissionais desse desporto no nosso País. E é com esse cenário em mente que urge cerrar fileiras e defender o nosso Clube. Em tempos lancámos o apelo àquilo a que alguém mais tarde viria a chamar uma "Operação Coração" à Varzim, ideia que não terá sido considerada oportuna pela Direcção. Mas, seja com ideias desse tipo, seja com outras, a hora é de remarmos todos para o mesmo lado, quer fiquemos nesta Liga quer desçamos.

Penso ser necessário tomarmos consciência, de uma vez por todas, de que este modelo de escalão secundário é desajustado e megalómano face à situação actual da maioria dos clubes. Isto é algo que venho a dizer há pelo menos dois anos e, infelizmente, o futuro deu-me razão. Face à falta de patrocínios e aos gastos que ela comporta em termos de deslocações e não só, é tempo de acabar com a 2ª Liga e voltar à fórmula antiga em que o segundo escalão era composto por 48 equipas divididas em três grupos de dezasseis cada (Zona Norte, Zona Centro e Zona Sul), cujos três campeões tinham acesso directo à 1ª Liga. A hipótese de doze clubes em cada Zona também é viável (1ª fase com 22 jogos e 2ª fase com os seis melhores classificados a lutarem pela subida e os seis piores a lutarem pela manutenção, à semelhança do actual figurino da 2ª e da 3ª Divisão). Não me venham dizer que o figurino actual é mais fácil para arranjar patrocínios, quando esses patrocínios não chegam. E não me venham dizer que o modelo actual é mais competitivo, quando os plantéis são cada vez mais fracos devido à falta de dinheiro e, por consequência, os jogos são, geralmente, de péssima qualidade.

Depois, olhando para dentro de portas, conheço os condicionalismos financeiros com que o Clube vive. A herança recebida da Direcção anterior foi pesada, os subsídios já não são o que eram, os patrocínios (face à crise financeira e à ausência de resultados desportivos favoráveis) são cada vez mais difíceis, a Hagen não parece estar em condições de cumprir o contrato com o Varzim, entre outros problemas. Mas (e este é um grande MAS), também muitos outros clubes estavam com salários em atraso e com a corda na garganta no plano financeiro e, mesmo assim, conseguiram evitar a despromoção. Peço pois, em primeiro lugar a muitos dos nossos jogadores, que nalgumas situações me pareceram desmotivados, que coloquem a mão na consciência e que pensem se terão de facto feito tudo para merecerem o apoio e o sacrifício da exemplar massa adepta que tiveram a puxar por eles. Não sou pessoa de causar instabilidade, não gosto de "bota-abaixo" porque entendo que "só quem está no convento é que sabe o que lá vai dentro", mas não posso deixar de lançar esta acha para a fogueira da reflexão que, doa a quem doer, tem de ser feita. E, finalmente, quero referir que apesar de não duvidar minimamente do grande amor que o Prof. Eduardo Esteves tem pelo Clube, considero que esteve muitíssimo mal ao não ter abandonado o barco mais cedo para poder assim proporcionar a "chicotada psicológica" de que um plantel necessita quando cai num ciclo de maus resultados no último terço da prova. Não se pedia um treinador caro para o substituir, pedia-se alguém CARISMÁTICO para conduzir um grupo de homens, alguém menos acanhado e mais imprevisível, quer em termos de esquema táctico quer de substituições. E, tratando-se de alguém capaz de o fazer durante uns 3 meses, não creio que fosse por aí que as contas do Clube fossem derrapar ainda mais. Pior mesmo é descermos de divisão e perdermos o dinheiro dos patrocínios da LPFP. Por vezes, o barato sai muito caro. Claro que o dinheiro foi uma condicionante, claro que a FPF não teve o mínimo respeito pelo Clube na forma como traçou o calendário da Taça de Portugal. Mas o que é facto é que, mesmo contra clubes fraquíssimos nessa sucessão de jogos para a Taça, o Varzim foi incapaz de fazer uma só exibição convincente. Espero pois que este enorme calvário de treinadores fracos tenha chegado ao fim e se invista um pouco mais no treinador para a próxima época.

Costuma dizer-se que, quando as coisas correm mal, TODOS são culpados. Não concordo. Penso que os adeptos devem ser louvados e, esses sim, mereciam MUITO mais esta época.

15 comentários:

Anónimo disse...

Bom dia,

Sou adepto do FCPENAFIEL e foi com muita pena que vi o VARZIM a descer de divisão...
Não tenho nada contra o Covilhã,até era um equipa que gosto também,mas Póvoa sempre era mais perto de PENAFIEL e é um capo que gostava de ir ver o futebol...
Caros Poveiros,teem que levantar a cabeça e pensarem que deram um passo atrás mas que se calhar para darem dois em frente...No entanto para o ano teem que ser realistas e objectivos desde o principio da época e definirem os vossos objectivos desde logo,porque com sinceridade,a segunda divisão b é um inferno em que depois de la se cair ou se aposta logo tudo na epoca seguinte ou é-se capaz de anadar por la muitos anos...o meu PENAFIEL teve a sorte de subir na secretaria porque senão ainda anadaria por la....e depois a treta do play-off em que sobem so 2 equipas,é uma injustiça....
Vejam bem,quantos historicos do nosso futebol que la cairam e que nunca mais de la sairam....
-U.madeira
-Chaves
-Espinho
-Boavista
-Tirsense
-entre muitos outros....

Por isso caros Poveiros,não desanime,unam-se em torno do vosso clube e mostrem que são LOBOS DO MAR...que são o orgulho do mar....

Por isso e de PENAFIEL,mando-vos um grande abraço e que acreditem que um dia irão irão voltar ao vosso lugar: 1.ªdivisão
Quem sabe um dia não teremos de novo um PENAFIEL-VARZIM na 1.ªdivisão---eu acredito

FORÇA VARZIM

FORÇA PENAFIEL


P.S.: Bons treinadores para o varzim:
-Carlos Garcia
-Lazaro Oliveira
-Jorge Regadas

Anónimo disse...

A nível de treinador devíamos de escolher um treinador com experiência, isto é com rigor táctico, disciplinado e claro com provas dadas de conquistas de campeonatos deste modelo de 2ª e 3ª divisão.

sugiro 4 jogadores para próxima época.

> Sergio Festas --> 29 anos --> Leça( Pela informação que eu tenho é um redes muito seguro e que homem para homem não passa nenhuma. Defesa de penaltis também defende muitos. Guarda-redes)

> Paulo Ricardo --> 25 anos --> Tirsense (Quem conhece o Neto, jogador a copia dele, sai bem a jogar e nos cantos marca alguns golos. Defesa central alto.)

> Ricardo Fernandes --> 22 anos --> Pombal( Jogador com boa técnica,finta e claro fez formacão no Chelsea e Sporting, Jogador identico as qualidades do Tiago Terroso, Medio Centro)

> Traquina --> 22 anos --> Pampilhosa( jogador que é extremo e corre muito, finta é extremo e pode tambem jogar a ponta de lança.)

P.S(Tem vídeos destes 4 magníficos jogadores para o nosso Varzim )

joão macedo disse...

será que alguem se esqueceu que no sabado de manhá, o varzim sagrou-se campeão de benjamins A sem qualquer derrota? é que só vejo a falar sobre a descida de divisão e ainda nada sobre os verdadeiros lobos do mar, praticando um grande futebol e demonstrando uma vontade de vencer como poucos tem.

Anónimo disse...

Nao podemos abandonar o nosso clube neste momento, senao aconteceo que este senhor do penafiel referiu em cima, nunca mais de la saimos, é uma liga muito dificil, vendam bem, no caso do rafael e do salvador, vamos ser inteligentes, ganhar dinheiro com esses jogadores,tentar manter alguns jogadores: tito, pedro santos, telmo,andré andré, andré carvalho, caetano, claro que nao incluo tiago terroso salvador rafael e neto porque é impossivel ficarem, e com o dinheiro das vendas contratar jogadores de qualidade, e ir buscar alguns poveiros que a algunas anos atras dispensamos, ATE MORRER VARZIM!

Anónimo disse...

O meu sincero bem-haja para o adepto do Penafiel que se deu ao trabalho e respeito de vir a este blog dar-nos força!

OBRIGADO

VARZIM SEMPRE!!!!!!!

Anónimo disse...

é bonito ver desportivismo e respeito pelos adversários!
Um abraço ao adepto do penafiel
VARZIM PARA SEMPRE

Maria Inês disse...

Já que estamos numa de reflectir...
Venho aqui lamentar o facto de haver uma Rádio local que presta o pior serviço possível ao nosso Clube...
É sabido que o seu Director, não tem qualquer afecto pelo Varzim (passa-lhe completamente ao lado se o Varzim desceu... O que ele quer é muita gente a ligar para os Discos Pedidos e a encher a Tourada nas Noites de Verão), que só quer é ter assuntos polémicos para preencher os seus noticiários e programas desportivos... Promove um Fórum que só serve para maldizer. Tem um relatador que não sabe relatar e que ontem enganou todos os ouvintes, dizendo que o jogo na Covilha já havia terminado e minutos depois, informa que a equipa da serra marcou o golo que nos colocou na 2ª divisao.Tem um comentador (que muita gente considera jornalista!!!!!!! como é possível?!) que administra um blogue onde se fala mal e se faz acusações bárbaras (bem ao jeito do famoso Póvoa Online) contra as pessoas que tentam fazer o melhor que sabem em prol do clube (se alguém faz melhor, que se chegue à frente!).
Há muita gente, com responsabilidade, a criticar quando devia era olhar para dentro da sua própria casa...
Lamento também que muitos associados, tenham a disponibilidade de gastar dinheiro em telefonemas para a Rádio Onda Viva mas que não metem os pés no local próprio para discutir todos os assuntos do Clube: as Assembleias Gerais.

Ontem, estive em Oliveira de Azemeis. Acreditei até ao fim. E no final, foi impossivel conter as lagrimas. Olhei à minha volta e vi os mesmos rostos de sempre, embora desta vez, cerrados e vazios... Ouvi os soluços do Celso que chorava desalmadamente...E vi a revolta de um dos nossos adeptos depois de uma mulher da Oliveirense ter gozado com a nossa tristeza...
No campo, o Neto desfazia-se em lagrimas e o pequeno mas gigante Salvador estava completamente estourado de tanta frustração...

Quanto ao futuro... A ver vamos... Sei que a 2ª divisão não é nada fácil. Tenho familiares que por lá andam e já assisti a alguns jogos... Mas como VARZINISTA VOU ACREDITAR! SEMPRE!!!!!

Caímos, mas vamos nos reerguer e muito mais fortes ainda!!!!!!

Espero sinceramente que esta onde de apoio não acabe aqui.

FORÇA VARZIM! E UM BEM-HAJA A TODOS OS ADEPTOS QUE INCONDICIONALMENTE SEGUEM O NOSSO VARZIM!!! É UM ORGULHO FALAREM DO NOSSO CLUBE COMO UM HISTÓRICO E NA SUA MASSA ASSOCIATIVA COMO DAS MAIS ESPECIAIS!

Anónimo disse...

Concordo com o comentário das 14.46. É vergonhoso o que estes senhores andam a fazer.
Não fui ver o jogo a Oliveira, mas ouvi o relato. A dada altura esta rádio, aliás, o seu relatador/comentador deu por terminado o jogo do Covilhã e a alegria explodiu e pus-me aos saltos com tamanha esperança. Passados minutos, ou talvez segundos ouço qualquer coisa do género de que afinal o jogo não tinha acabado e tinha sido golo do Covilhã....
Mas que raio de jornalista é este?
Se não foi dado o apito final da partida como é possível iludir assim os seus ouvintes?
Meu Deus, "caiu-me tudo" e a alegria passou a desilusão, frustração, raiva...

Vejam o que andam a fazer. Supostamente são profissionais da comunicação.

Anónimo disse...

Quanto ao Varzim, o Meu, o Nosso.
Foi uma grande desilusão, só minutos depois do desfecho trágico e depois de alguns momentos de demência é que caí em mim e dei por nós na 2ª Divisão. Confesso que acreditei até ao último minuto, muito mais com os resultados como estavam até ao momento.

Poderia aqui dizer muita coisa, dar a minha opinião sobre a saída do treinador, a manutenção da direcção, etc, mas prefiro remeter-me ao silêncio e dizer que serei SEMPRE VARZINISTA.

VAMOS APOIAR O VARZIM SEMPRE.
FAZER COM QUE VOLTE RAPIDAMENTE À LIGA DE HONRA E QUEM SABE NA PRIMEIRA!!!

Apesar de achar que muita gente vai desistir, faço aqui um apelo para que não deixem de ser sócios, não deixem de apoiar o NOSSO VARZIM.


SAUDAÇÕES A TODOS COM ESPERANÇA DE UM FUTURO MELHOR!!!

Anónimo disse...

Estou de acordo com o anónimo das 12:07 um bem haja para o adepto dso penafiel.Louve - se o desportivismo.
Força Varzim
Força Penafiel
Para o ano tamos outra vez na liga orangina a jogar contra vocês e logo na 1º.jornada espero eu tal como o adepro do penafiel disse.

Anónimo disse...

Nesta fase de reflexões, queria lançar o desafio ao moderador do blog (que faz mais pelo varzim que muitos suposto varzinistas que o afirmam à boca cheia), que discutisse abertamente o papel do sr. Aires Pereira neste descalabro ao longo do ano, os seus discursos(estádio daqui a 5 anos?!), a sua falta de apoio, e a criação de uma suposta lista que ainda não se sabe com que intenção! Cumprimentos

mikika disse...

Grande adepto Penafidelense ;) Parabens pelo fair play!!
Gostei dos 4 possiveis reforços,ou melhor,das 4 sugestoes de contrataçoes referidas atras,Festas,Paulo ricardo,ricardo fernandes e traquina. Acho boas possibilidades pro nosso Varzim ;)
O treinador Lazaro tb considero 1 boa opçao como treinador,mas gostava mais de ver o Daniel Ramos do U.Madeira a treinador ;)
Mas tb acho que com materia da casa,tanto a nivel de treinadores como de jogadores,poderemos fazer coisas bonitas...ja ouvi noutros comentarios deste blog sugestoes como Joao Mota a treinador com o Otavio...mt sinceramente e se for ano pra poupanças era 1 dupla jovem e interessante pro Varzim ;)

Anónimo disse...

Desceu, esta descido, nao vale a pena chorar, á que tomar decisoes e correr c os directores todos e treinadores, nada mais!

Anónimo disse...

Os sócios teem que se unir e fazer um boicote para demissão de todos os membros directivos, não se podem contentar, consentir, teem que se manifestar, pelo bem do Varzim.

Anónimo disse...

concordo planamete , a direçao do clube nao pode ser como os politicos a brincar com o dinheiro do povo, tem de ser menbros responsaveis de familia(varzim sc) e gerir esta da melhor forma possivel ,nao usando o poder como os politicos ......nao so peçam ajuda e colaboraçao aos socios como deem o exemplo, e poem pes a caminho ,na fiquem sentados ai atras da secretaria a espera que as coisas vao ter convosco é preciso trabalhar, como disse tem que ser como uma familia quando um orçamento nao chega,tem que se diminuir as despesas e aranjar mais uns trabalhos extras para gerir o orcamento. Espero que a direçao comece ja a dar o exemplo e a andar da perna .