5 de outubro de 2011

ÉPOCA 1997/1998 - Declarações de Alexandre e Lito

João Alexandre Vila Cova: "Após dez anos a participar nos escalões secundários do futebol português e depois de ultrapassada mais uma grave crise financeira que o clube atravessou, eis que o maior embaixador da cidade da Póvoa de Varzim estava de novo de volta ao lugar que é seu por direito próprio, ou seja, ao campeonato maior do Futebol Nacional.
No entanto, e precedendo este regresso, deve ser enaltecido e recordado eternamente o enorme trabalho desenvolvido por uma Comissão Administrativa liderada pelo Sr. Lídio Marques e onde pontificavam nomes como Jorge Caimoto, Luís Oliveira, Lopes de Castro, José Reina, Trocado da Costa, Bonfim, Lisboa, Álvaro Tavares Moreira entre muitos outros que num momento extremamente delicado da vida do clube, encetaram uma recuperação notável a nível financeiro que depois teve repercursões em termos desportivos.
Assim sustentada num balneário FABULOSO, num treinador que conhecia o plantel e o clube como poucos (Horácio Gonçalves) e em jogadores como Miguel (grande amigo e dos melhores G.R. que já vi), André (o nosso caxineiro), Slagalo (o nosso segurança), Lito (personificando alma e raça), Miranda (classe pura; eterna mais valia); Paulo Piedade (um dos melhores jogadores com quem tive o prazer de jogar), Rui Alberto (o nosso matador “anão”) entre outros, o Varzim consegue saltar em dois anos da Segunda Divisão B para o convívio dos grandes.
Porém nesta época (97/98) a reestruturação foi grande e depois das vindas de atletas como Brassard, Quim Machado, Sérgio Lavos, Ricardo Nascimento, Marcos Severo, Mariano, Conthe entre outros, era grande a expectativa em relação à época que iríamos começar. E as coisas até começaram bem, fizemos um início de época extraordinário, correspondendo ás expectativas criadas e praticando um futebol agradável, passeando classe em grandes estádios do nosso futebol, no entanto, chegou o Inverno e, ao contrário do que acontece actualmente, as condições do clube não eram as melhores o que obrigou que treinássemos quase três meses no nosso campo número 2 (como toda a gente sabe, continua pelado), que originou o aparecimento de muitas lesões nos mais diversos jogadores e a mudança constante na equipa a apresentar. Consequência directa desta situação, começaram a surgir os resultados negativos e a equipa não soube reagir a isso da melhor forma (até porque se tratava de uma equipa que estava mais habituada a lidar com a vitória e não com a derrota) descendo semana após semana na tabela classificativa, acabando por terminar a mesma nos lugares de descida fruto das 6 vitórias (todas em casa), 11 empates e 17 derrotas."

Lito Milhazes: "Começa em 95-96, o plantel tinha uma mescla de juventude e experiência, tínhamos as referências que mencionas-te, que foram importantes, jogadores que gostavam de jogar pelo Varzim com amor ao clube, tinham prazer em jogar pelo Varzim sem olhar a questões monetárias, incutimos a mística do Varzim nos mais novos e nos que vinham de novo para o Varzim. Criamos um espírito de grupo muito forte, fazíamos do treino como um jogo, convivíamos muito, 1 hora antes do treino estávamos no balneário a conviver e transportávamos isso para dentro do campo. Dentro do campo defendíamos uns aos outros, solidários, tínhamos 7 a 8 jogadores base. Jogávamos sempre 6, ou 7 jogadores da formação, tínhamos uma garra fora de série, e também os adeptos tanto em casa como fora foram fundamentais, apoiaram-nos em todos os momentos fantásticos. Subimos de divisão e fomos campeões nacionais da 2ª B. Em 96-97, na Divisão de Honra, o ponto forte foi mantermos quase todo o plantel. Só vieram 3 ou 4 jogadores novos, isso é fundamental no futebol, mais os pontos que referi atrás. Subimos de divisão sem termos medo dos adversários, eles é que tinham medo de nós. Em 97-98 descemos de divisão na minha opinião, e de muitos colegas, devido ao mexerem na equipa base dos 2 anos atrás que nos deu êxitos, e apostar em jogadores sem muito valor, foi fatal esse ponto, deveriam continuar a apostar na equipa base que deu frutos com alguns ajustamentos para melhorar, esse foi o maior erro."

3 comentários:

suzete fidalgo disse...

devo dizer que esse espírito de grupo era tão forte,que passado todos estes anos ,a maioria desses jogadores permanecem bons amigos :) ,alguns deles ,posso ate dizer que o serão para toda a vida,pela parte que me toca o meu obrigada a todos os poveiros e ao varzim em particular.
Suzete Fidalgo

Anónimo disse...

Acho que seria importante sabermos quanto rendeu a venda de rifas nos dois promeiros jogos em casa. Eu contribui e gostava de saber o resultado e onde foi aplicado.

Anónimo disse...

1ª venda, cerca de 200 euros
2ª venda, 500 euros
3ª venda, era bom que passasse dos 500 :)