14 de março de 2012

Alargamentos - Sim ou não?

Perante a questão que está a inflamar o futebol português, gostaríamos de lançar aqui o debate entre varzinistas sobre quais as vantages e desvantagens do alargamento do número de equipas nas competições profissionais. É um tema que acaba por nos dizer respeito porque, mais tarde ou mais cedo, é lá que iremos estar.

9 comentários:

Anónimo disse...

Eu sou contra o alargamento das ligas profissionais, muito menos, quando decidem isso a meio de um campeonato, não faz sentido nenhum...é adulterar a verdade desportiva. Imaginem um Setubal da vida, ja sabe que nao vai descer, antes ao menos ainda tinha a motivacao de ganhar jogos(pralem do brio pessoal obviamente), mas agora nem isso, vão simplesmente passear durante o resto do campeonato...também já não recebem à 4 meses, coitados...

Anónimo disse...

Para já não nos diz respeito, ainda não ganhamos nada, parem de embandeirar em arco algo que ainda não fizemos. Aquilo que nos diz respeito, isso sim, e que ainda não foi falado aqui é o novo modelo de II e III divisão (ao qual se junta a liga orangina). Só há dois modelos a serem avalizados na FPF, um apresentado pela AFA (Associação de Futebol de Aveiro), que eu concordo plenamente e outro apresentado pela AFC (A. F. Coimbra). Nos dois passa apenas a existir um campeonato profissional, gerido pela liga de clubes (a primeira liga com 18 clubes) e depois sob a régie da FPF surge um campeonato semi-profissional (a atual liga com 18 -22 clubes com equipas B´s) e depois aqui é que surgem as diferenças das duas propostas: aveiro apresenta uma proposta em que os primeiros das 3 zonas (da III divisão campeonato amador) sobem automaticamente à atual liga orangina, enquanto Coimbra apresenta uma liguilha e um maior número de clubes na III divisão (+ 6 salvo erro e um maior número de jogos). Muito sucintamente é isto, mas aconselho a verem as duas propostas e a apresentá-as aqui para debate.
Quanto ao alargamento sou a favor, mas não nos moldes atuais. A minha forma de ver o futebol em portugal está na proposta apresentada à FPF pela AFA.

Anónimo disse...

Por mim era a liguilha isso seria mais justo mas o mais correcto seria so para o proximo ano isto acontecer pois ja estamos na fase final do campeonato

PFGFR disse...

Anónimo da 01.05, ninguém está a embandeirar em arco, mas decerto concordará comigo quando digo que, mais tarde ou mains cedo (não disse já na próxima época) é na Orangina ou na Zon/Sagres que vamos estar. Além disso, falei em alargamentoS, o que sim, nos diz respeito para já, pois deles poderá depender o número de clubes que vai subir à Orangina na próxima época.
Li ontem sobre as propostas apresentadas, e também me parece que a de Aveiro é a mais equilibrada, com o senão de que penso que haveria espaço para alargar o 3º escalão.
Num sistema ideal, penso que geraria mais receitas e jogos mais emotivos colocar o primeiro escalão com 12 equipas, em que após duas voltas os 6 primeiros disputariam o campeonato e os lugares europeus e os 6 de baixo lutariam pela permanência. Isto garantiria mais jogos entre os grandes (mais emoção e mais receitas) e mais jogos entre aflitos (mais emoção e mais receitas). O segundo escalão ficaria dividido em 3 zonas também com doze equipas cada, e seria disputado nos mesmos moldes do primeiro, sendo que subiriam três (ou quatro?) equipas. Acabava-se com a 2ª B e criava-se uma 3ª com 6 zonas.
Apenas concordo com 18 equipas no 1º escalão se for de facto o único puramente profissional, mas estou muito céptico quanto às receitas que ele possa gerar.

O que não deviam era alterar as regras do jogo com ele a decorrer, nisso todos parecemos estar de acordo.

Anónimo disse...

Eu sou a favor. Basta de as equipas grandes serem beneficiadas. Mais duas equipas na 1ª é sinal de muito dinheiro da TV, é melhor do que essas duas equipas estejam no 2ª com uma migalha de receitas da TV. Os clubes grandes não querem, porque querem poucos jogos, para ganharem milhões nas competições europeias e os clubes pequenos que se arranjem sem dinheiro e sem jogos para fazerem receitas.

Lobos do Mar disse...

Alargamento SIM! Mas não se podem tomar este tipo de decisões a oito jornadas do final do campeonato.

Devem alargar, e fazer aquilo que faziam à dez anos atrás. Sobe três equipas da Liga de Honra, e desce três da Primeira Liga.

Anónimo disse...

people do blog ... o jogo no domingo na Madeira começa às 16 horas (4 da tarde)... lá estarei onde aproveito sempre para uma visita à casa do meu Tio Alberto J. J.

... espero dar-vos noticias e das boas no fim do jogo ... apenas sei que se o Camacha perder o meu tio vai ficar pior que estragado mas ele compreende tanto é que tem um apartamento na Póvoa e sempre que cá vem abrimos uma garrafa de vinho tinto (por causa dos gases)da marca VARZIM ... não é que goste de vinho mas bebe ... parece uma esponja acompanhado de uma bela pescada à poveira ... pelo menos duas garrafosas ele mama... ou vocês pensamn que aquelas cores dele quando o veem na TV é de quê?...

IVA - Ivo Varela Almeida

Anónimo disse...

Quando quero ler "novelas" venho a este blogue!

vou assinar todos os post´s para ver senão sou censurado porque aqui a máxima é

" a bem do VARZIM não se pode criticar...não se pode destabilizar os meninos, temos de tar todos juntos" não importa quando as coisas tão bem ou quando tao mal... o importante é bajular, bajular, bajular!


Só queria alertar para a corrida à Câmara Municipal, começou agora... pessoas que não gostam do VARZIM começam a aparecer pa fotografia... hehe e os poveiros, pumba... acreditam!


Vou assinar, Carlos André!

José Peixoto Silva

PICÃO disse...

EU SOU A FAVOR DO RIO AVE PAGAR O QUE DEVE...CALOTEIROS!!!!!!!!