25 de dezembro de 2010

Varzim - 95º aniversário lembrado em tempo de Natal

O clube poveiro deu inicio às comemorações com a habitual cerimónia solene no estádio seguindo-se as romagens aos cemitérios da Póvoa e Aver-o-mar. Os discursos de Lopes de Castro e Macedo Vieira foram marcantes na vida futura do Varzim

Pouco depois da 11 horas e depois do içar da bandeira no estádio, algumas dezenas de associados dirigiram-se para a sala de troféus do clube situada por debaixo da bancada norte.

Lopes de Castro presidente do Varzim proferiu algumas palavras a propósito do actual momento do clube. Falou do ano difícil em que o Varzim passou onde garantiu a permanência na II Liga e continua no mesmo lugar. Afirmou que desejou sair nos três actos eleitorais realizados.

“Os dirigentes do Varzim andam a fazer trapézio sem rede e o futebol está a ser vítima da crise no país. Os clubes pequenos não tem acesso à banca e os dirigentes não podem ser a salvação do Varzim, porque são os mesmos atravessarem-se”.

“Tudo indica que podemos colocar o novo estádio de pé em 2011. Falta o Plano de Urbanização. Agora disseram numa rádio que o problema do Varzim era o Lopes de Castro. Se assim é vou-me embora. Mas não é assim, porque se assim fosse, logo na primeira jornada, o treinador estava despedido.”

“Temos que arranjar uma solução directiva rapidamente. Não pensem que os mesmos vão ficar. A figura de estilo de quem entregamos as chaves à Câmara não é solução. Não podemos continuar com esta situação e sou apenas parte da solução. O ano de 2011 é complicado e devemos enfrentar a crise de frente. Precisamos do estádio novo que pode proporcionar fontes de rendimento que nunca teve”.

Por outro lado, Macedo Vieira presidente da Câmara falou da crise do qual todos já estamos habituados. “O Varzim está à beira de dar um salto e somos um clube com carisma”.

“O que vem aí vai ser mau, mas temos que enfrentar a crise, porque este é o caminho que devemos seguir ou seja a aposta na formação”.

“Devemos falar verdade e não como os dirigentes de outros clubes. Não devemos ter medo e apresentar soluções para os problemas”.

“Temos que solucionar o problema directivo depois dos actos eleitorais para o qual não apareceu ninguém. Não apareceram pessoas com a coragem suficiente para liderar o clube de modo a estabiliza-lo”.

“Defendo a Comissão Administrativa porque uma direcção que se candidate tem que fazer promessas. Não estamos em tempo disso”.

“Creio que dentro em breve, deve-se construir o estádio e o projecto na posse da empresa Hagen já devia estar aprovado. Agora sei que é difícil nesta altura porque os bancos não libertam dinheiro para a construção”.

“Agora quanto à capacidade da Hagen construir o estádio não sabemos. As empresas de um momento para o outro podem apresentar a insolvência. Mas vamos ter esperança assim como nestes dirigentes”.

Encerrou os discursos José M. Reina presidente da Assembleia Geral com palavras de alerta para a situação dificil que vive o clube. "Temos crédito perante um dos maiores clubes de Portugal porque a banca não nos dá isso".

"O Benfica teve atitudes e comportamento ao longo dos anos como mais nenhum teve. Confiou-nos uma verba avultada para a negociação de atletas. É importante que reconheçamos quem nos faz bem".

Seguiu-se uma romagem ao cemitério da Póvoa para homengear fundadores e o associado Isidro Ferreira e ao cemitério de Averomar onde o clube prestou uma homenagem ao associado nº 174 Abilio Bento.

in Póvoa Semanário

15 comentários:

Anónimo disse...

Parabéns Varzim! Rumo á primeira liga!

Anónimo disse...

É importante que ninguém saia em Janeiro.

Anónimo disse...

não se preocupem que ninguém sai...mas não se esqueçam do acordo com o Benfica...é que ainda ninguém explicou os numeros envolvidos...percebemos porquê mas temos que confiar nos nossos dirigentes...a propósito agora ninguém diz mal do treinador???...desculpem ainda estamos no Natal e não se pode dizer mal de ninguém...

Anónimo disse...

Não sei se é o espaço adequado mas também queria dar os parabéns ao Alexandre pelo livro que lançou.
Não é o livro "perfeito" mas vê-se que quis dar destaque ao maior número de pessoas que fizeram o Varzim, ao contrário do anterior com os notáveis do costume e histórinhas...

"Orgulho de um Povo"

Anónimo disse...

meu caro anónimo das 20:37... se não sabe fique a saber que esse livro de que fala foi feito por uma pessoa que não é da Póvoa e infelizmente já morreu...mas se pretende fazer outro sem histórinhas e notáveis tem uma boa oportunidade para daqui a cinco anos fazer de borla o livro dos 100 anos do Varzim...aceita a proposta? ou vai continuar a falar do que não sabe?
Quanto ao livro do Alexandre (hoje em dia qualquer um (a) é escritor (a))teve o mérito de juntar a familia varzinista ... ainda não li o livro embora à partida tenha cometido um lapso de gratidão...

TROMBOCID FC

Anónimo disse...

E para quem é o dinheiro da venda do livro? Para o Varzim não é de certeza.

Anónimo disse...

400 mil euros o acordo entre o varzim e o benfica

Anónimo disse...

o autor ou autores que respondam...se assim for pode ser que qualquer dia seja uma boa fonte de rendimento

Anónimo disse...

Óbvio que é para o Alexandre, ou não fosse dele o trabalho de fazer este livro...
Depois ele decide o que fazer com o dinheiro...

Anónimo disse...

??? para o Alex ??? então e o Picão que foi o homem que entrou com a massa ...não vai ver nenhum??? então prá semana vou apresentar um livro sobre as MAIS IMPORTANTES TASCAS DA PÓVOA...quero ver quem vai aparecer no dia do lançamento...preço do livro (para amigos?) 450 euros com direito a um autógrafo ...uma patanica e um copo de maduro (cheio)...

Anónimo disse...

o alex se fosse honesto dizia quem fez a maor parte do livro

Anónimo disse...

Na 1.º vista de olhos que passei pelo livro pareceu-me que existe ali mais trabalho que os anteriores, no entanto deu para ver uma incorrecção numa das fotos, falha de técnicos (pelo menos 1) e noutras não houve cuidado em descrever pela respectiva ordem os atletas.
No entanto é de louvar o trabalho e, daqui, endereço os meus parabéns ao Alexandre e realçar o contributo do Sr. Picão.
No entanto, meus senhores, está por fazer o LIVRO que descreva toda a história do Varzim, com o rigôr que o nosso Clube merece.
Aproximam-se os 100 anos de vida e que melhor altura para o lançar? A fazer-se, julgo, que se tinha que começar já a trabalhar porque é obra de muita monta. A actual Direcção poderia até já aproveitar o facto de nos seus quadros ter uma jornalista que parece indicada
para este trabalho. Pelo menos gostei do que fez para o Clube Desportivo da Póvoa.
Ela ou outra pessoa sou de opinião que o Centenário do nosso Varzim merecerá uma obra dessa envergadura.

Anónimo disse...

Quem e o PICAO'?

Anónimo disse...

Quem e o PICAO'?...não és da Póvoa de certeza...é o sr. ARMANDO FORTUNATO EX DIRIGENTE DESTA DIRECÇÃO LIDERADA POR LOPES DE CASTRO QUE SAIU SEM AINDA NINGUÉM EXPLICAR PORQUÊ...QUE É MAIS DOS DOS TABUS QUE O VARZIM TEM...PODE SER QUE VENHA NO LIVRO DOS 100 ANOS DO VARZIM...

Anónimo disse...

boas ja que se fala em fazer um livro os cem anos do varim!! que tal falar mos com o senhor jornalista joao couto?? ele é homem para isso??