30 de julho de 2011

Ribeirão 0 x 3 Varzim S.C



No segundo jogo de preparação o Varzim S.C venceu e convenceu, com uma vitória de três bolas a zero no terreno do Ribeirão, uma das equipas que irá defrontar esta época. Foi uma tarde bem passada em Ribeirão, coroada com uma boa exibição da nossa equipa. O treinador Dito vai ter (boas) dores de cabeça para formar a equipa.

O primeiro golo surgiu na primeira parte do encontro, numa recuperação de bola a meio-campo, muito bem aproveitada por Poulson.

Na segunda parte a equipa poveira aumentou a contagem após contra-ataque rápido na direita, com o cruzamento a ser efectuado por Vinicius (á experiência) para Duarte concretizar.
A dez minutos do final, Moreira (também á experiência) estabeleceu o resultado final.

O Varzim alinhou com: João Ferreira, Tiago Lopes, João Faria, Jorge Humberto e Telmo, André, Nelsinho, Jaime Poulson, Diogo Andrade, Pato e Rui Figueiredo.

A apresentação aos associados está marcada para esta quarta-feira ás 19h no Estádio Municipal.

Esta manhã, os Juniores do Varzim derrotaram o Rio Ave por 1 x 0, golo apontado por Vasco, de canto direto.

Fotos: Tiago Oliveira

28 de julho de 2011

Juniores defrontam o Porto na primeira jornada

O Varzim S.C arranca o seu campeonato Nacional de Juniores frente ao FC Porto no Olival.
Este será mais um campeonato extremamente difícil para os pupilos de Rúben Cunha, que terão pela frente, duas deslocações á Madeira.
O Blog Lobos do Mar deseja toda a sorte do mundo á equipa de Juniores, e que consigam alcançar os seus objectivos.

1ª Volta

13/08 J1 FC Porto x Varzim S.C
17/08 J2 Varzim S.C x Gil Vicente
20/08 J3 SC Braga x Varzim S.C
27/08 J4 Varzim S.C x Leixões
03/09 J5 Boavista x Varzim S.C
7/09 J6 Varzim S.C x Marítimo
10/09 J7 V. Guimarães x Varzim S.C
19/09 J8 Varzim S.C x Gondomar
24/09 J9 Feirense x Varzim S.C
15/10 J10 Nacional x Varzim S.C
22/10 J11 Varzim S.C x Rio Ave

Diogo Andrade é reforço

Segundo o jornal OJogo, o extremo direito Diogo Andrade (ex. Farul, da Roménia) é o mais recente reforço.


(ACT) Confirmado no Site oficial

27 de julho de 2011

Varzim S.C 2 x 0 Sindicato



O Varzim venceu esta tarde o Sindicato de Jogadores por duas bolas a zero. O primeiro tento foi efectuado na primeira parte do encontro, por intermédio de Rui Figueiredo, o segundo por Jaime Poulson (boa exibição) na segunda parte.

A equipa poveira realizou uma boa primeira parte, e dispôs de algumas oportunidades, a primeira por Rui André que não conseguiu concretizar, mas logo de seguida Rui Figueiredo colocou a equipa Varzinista na frente.

No segundo tempo o ritmo de jogo baixou, com o Varzim a efectuar as mexidas na equipa, mas Jaime Poulson fez o resultado final através de um remate forte, após boa jogada de equipa.

O Varzim alinhou com: Miguel, Emanuel, João Faria, Jorge Humberto e Telmo, André, Nelsinho, Jaime Poulson e Rui Figueiredo, Pato e Rui André.

Jogaram ainda: Rabaldo, Tiago Lopes, Tita, Rui Coentrão, Nelson Agra, Claudio Herbert, Zé Diogo, Moreira, Duarte, Marquinhos Maranhão e Diogo Andrade.

Mais detalhes sobre o jogo nas próximas horas

APELO

O Blog Lobos do Mar apela a todos os Varzinistas para se dirigirem ao Estádio do Varzim S.C ou ao Mercado Municipal, e regularizarem as sua quotas referentes a esta época. Este será um ano muito complicado a nível monetário, sendo a quotização uma das únicas fontes de receita do nosso clube. Este ano os preços são muito acessíveis, principalmente o de lugar anual (Clique aqui).

Sócio sem lugar anual
Tem de adquirir bilhete (3€ - que no final de 15 jogos dá 45 euros). Normalmente, aguarda numa enorme fila, para adquirir o seu bilhete.

Sócio com lugar anual
Não precisa de adquirir bilhete, porque já o fez no início da temporada (15 jogos = 25 euros), e assim evita as habituais filas na bilheteira. Poupa na carteira e no tempo.

Dentro das quatro linhas, o Varzim S.C defronta hoje o Sindicato dos Jogadores a partir das 17h no Estádio Municipal, este que será, o primeiro jogo de preparação.

P.S - O pagamento das quotas estarão deponíveis só a partir de amanhã (devido a uma avaria no sistema).

Faça parte da família Varzinista!
Viva o Varzim S.C!

25 de julho de 2011

Duarte Duarte reforça plantel alvinegro

O extremo-esquerdo Duarte Duarte é a mais recente contratação do Varzim para a época 2011/2012. O jogador de 23 anos, formado nas Camadas Jovens do Sporting de Braga, esteve ao serviço do Gil Vicente na temporada passada, tendo representado também o Vilaverdense, clube da sua terra natal...

Depois de uma época aquém das expectativas na equipa de Barcelos, Duarte encarou a vinda para o Varzim como uma oportunidade para relançar a carreira. Ao assinar contrato com o emblema poveiro, Duarte assume a vontade de ajudar o Clube a regressar à 2ª Liga.

O novo reforço da equipa alvinegra chegou, hoje, ao Clube e, amanhã, integrará os trabalhos. Apesar de ser uma das novidades no grupo de trabalho, há alguns rostos do plantel que Duarte Duarte já conhece, como por exemplo Rui André e João Faria, ex-colegas de equipa no Vilaverdense e no Gil Vicente, respectivamente.

Site do Varzim S.C.

Júlio Alves no Atlético de Madrid

Quanto iremos receber?

22 de julho de 2011

Vamos lá ajudar o nosso clube!

Já se encontra em pagamento os Lugares Anuais relativos à época 2011/2012.

(Clique na imagem para ampliar)

21 de julho de 2011

Uma proposta interessante...

A apresentação da nossa equipa aos associados está marcada para o dia 3 de Agosto pelas 19h no Estádio Municipal frente ao Gil Vicente.
O motivo que me leva a escrever este "post", é que na minha opinião, devia ser feito algo diferente este ano, assim como foi feito a alguns anos atrás (no Pavilhão Municipal, e na Rua da Junqueira). Mesmo mantendo a apresentação frente ao Gil Vicente.


Apresentação da nossa equipa aos associados

- Locais: Rua da Junqueira (Apresentação feita em 2007), Largo do Passeio Alegre (era o local ideal) ou Praça do Almada.


Porquê?

- Por ser mais próximo dos poveiros

- Por atraír muito mais gente (ainda por cima no Verão)

- Aproximar ainda mais o clube á cidade.

- Apresentação das equipas das camadas jovens

- Apresentação da equipa de futebol de praia

- Apresentação das secções (karaté, squash, etc.)

- Convidar os cantores poveiros: Rui Nova, Noé Gavina, Manuel Moura e Cido Marques para cantarem ao vivo as músicas do Varzim, e não só...

- Apresentação da equipa sénior

- Os jogadores seriam apresentados um a um com as suas roupas normais e pessoais. No momento da apresentação, no palco, receberiam a camisola do Varzim das mãos de uma das velhas glórias.

- Palavras das velhas glórias na entrega da camisola

- Palavras de sócios mais antigos ou fervorosos.

- Discurso do presidente, presidente da Câmara, e principais patrocinadores.


Estes seriam os alicerces para uma grande festa Varzinista. A proposta está feita, e será entregue á direcção do clube.

P.S - No entanto, o jogo de apresentação frente ao Gil Vicente mantêm-se.

Varzim quer estacionamento a norte das piscinas municipais

Clube "alvi-negro" quer começar a cobrança já em Agosto e está á procura de fornecedor para os equipamentos de controlo de entradas. Macedo Vieira vai levar o caso a reunião de Câmara.

O Varzim Sport Club quer ficar com a exploração da zona de estacionamento a seguir ás pescinas municipais da Varzim Lazer. O clube "alvi-negro" já está a estudar a solução técnica para a cobrança do parque. O presidente da Câmara da Póvoa, Macedo Vieira, diz que vai levar o pedido á reunião do executivo, mas, por enquanto, não quer prenunciar-se sobre o caso.

"Neste momento, estamos no mercado á procura de uma solução para a cobrança do parque que nos permita controlar as entradas e saídas", explicou, ao COMÉRCIO, o presidente do Varzim, Lopes de Castro, que tinha, para ontem, marcadas algumas reuniões para auscultação de empresas do sector.

A zona de estacionemento - a única de grandes dimensões, que não é paga ao llongo da marginal poveira - tem cerca de 150 lugares.
Para o Varzim, acrescenta Lopes de Castro, "seria uma receita interessante", sobretudo os meses de Verão. Por isso mesmo, o presidente do clube poveiro queria ver a situação definida até Agosto, altura em que a procura de estacionamento junto á praia é maior. Isto porque, explica, o investimento no sistema de controlo de entradas e de cobrança do parque será avultado para o clube e "é preciso que a receita prevista o justifique".

"Formalmente, ainda não temos uma resposta da autarquia, mas se já estamos em negociações com empresas é porque temos o consentimento da Câmara", afirmou ainda o presidente do clube poveiro, que não quer sequer pensar que o pedido do clube possa ser alvo de "chumbo" pelo executivo municipal e dá como exemplo os Bombeiros e o Desportivo que "também tem a exploração de parque naquela zona".

"BOMBEIROS E DESPORTIVO TAMBÉM TÊM"

"Temos, a sul, um parque gerido pelos Bombeiros. O Desportivo também tem um parque. Não me parece descabido que o Varzim Sport Club também o possa fazer", salientou.

No caso dos Bombeiros da Póvoa de Varzim, recorde-se, a associação humanitária tem a exploração de quatro parques de estacionamento: no Alto Martim Vaz, a sul das piscinas; no subsolo do quartel da corporação; e junto á Clipóvoa, onde inicialmente, onde inicialmente os bombeiros detinham dois parques e, hoje, um deles (junto á antiga pedreira) está desactivado. No caso do Desportivo da Póvoa, o clube tem, de facto, um parque na Avenida Vasco da Gama, mas em terrenos do clube, A consumar-se a entrega da zona de estacionamento a norte das piscinas ao Varzim, a marginal poveira ficará quase sem estacionamento gratuíto, á excepção de pequenos espaços que se poderão contar pelos dedos.

Na zona, o COMÉRCIO apurou, sobretudo entre os comerciantes, a questão não é pacífica, mas Lopes de Castro desvaloriza polémicas. "De facto, nem sempre é fácil conciliar interesses, mas não sei se eles estão a ver bem o problema: o estacionamento, sendo pago, obriga a uma rotatividade que só beneficia o negócio deles. Neste momento, o que acontece é que as pessoas deixam lá o carro de manhã para ir para a praia e só tiram á noite. Não deixam lugar para os clientes deles", frisou, acrescentando ainda que, uma vez iniciado o sistema de cobrança, os comerciantes da zona podem até firmar um protocolo com o clube, a fim de proporcionar algumas regalias aos seus clientes. O Varzim pretende cobrar estacionamento todos os dias durante o Verão e, aos fins-de-semana, durante o resto do ano.

Jornal Comércio da Póvoa

20 de julho de 2011

Quarteto ainda esperado para reforçar plantel

Faltam quatro jogadores para o Varzim fechar o plantel que vai atacar a nova temporada na Segunda Divisão com o objectivo de subir à Liga de Honra. Um defesa, um médio e dois atacantes devem chegar nos próximos dias para reforçar o grupo. O treinador Dito confirma esse cenário e revela que espera a resposta de alguns jogadores que já foram abordados mas ainda não decidiram o futuro. O novo timoneiro técnico dos alvi-negros sublinha que a primeira meta é formar uma equipa forte e trabalhar com responsabilidade para concretizar o regresso aos escalões profissionais. Dito não se esquece também dos sócios e adeptos, cujo apoio considera fundamental para o êxito. A equipa treina esta tarde no Municipal a partir das 17h. Rádio Onda Viva

19 de julho de 2011

Primeiro treino da época

O Plantel Varzinista realizou hoje o primeiro treino da temporada...

Neste primeiro treino, destaque para a integração de alguns jogadores á experiência, dos quais fazem parte, Tita e João Carvalho (ex. juniores).
Nota também para Nelsinho, André André, Nelson Agra e o Uruguaio Pato, que estiveram em bom plano.

O plantel realiza amanhã o segundo treino, á mesma hora, no Complexo Desportivo Municipal.

18 de julho de 2011

Apresentação 2011/2012



Os adeptos Varzinistas compareceram em bom número no estádio para receber os atletas que irão vestir a camisola Alvi-Negra esta temporada.
Foi uma recepção bastante calorosa, que até teve direito a foguetes, colocados pela claque "Rapazes da Superior", para espanto dos atletas.
Destaque também para o técnico Dito que se deslocou á bancada para falar com os adeptos.

É com estes atletas que vamos à guerra…

No fundo, para o ano lá estarão os mesmos de sempre, com as suas camisolas do Varzim, sem nomes nas costas...

Os mesmos que em 1995 estiveram na mesma IIB, os mesmos que em 1996 regressaram à então Liga de Honra. Os mesmos que em 1997 regressaram à I Divisão, o lugar que é definitivamente nosso. Esses, os ...mesmos que festejaram com a equipa dentro de água na estátua do touro...

Os mesmos mas mais fortes. Mais fortes porque por cada Varzinista que caia, estarão lá 10 para o levantar porque o nosso coração bate e sempre baterá ao ritmo da Alma e da Raça, do Orgulho e da Vida…

Nota: A apresentação aos sócios será no Estádio Municipal contra o Gil Vicente (data e hora por definir)



João Ferreira no Varzim




João Ferreira, guarda redes, que na época finda defendeu a baliza do Fão, assinou por uma temporada pelo Varzim.

17 de julho de 2011

Miguel em entrevista

Varzim S.C 6 x 2 Naval

Depois das excelentes indicações dadas, pelos pupilos de Francisco Tobias no jogo da véspera, hoje previa-se mais um desafio de grau de dificuldade acentuado para a equipa varzinista.

No 1º período, os poveiros começaram por assumir o controlo do jogo, no entanto o ritmo estava algo lento, cometiam-se precipitações ao nível do passe, o que retirava espectacularidade ao jogo ofensivo dos Lobos do Mar. Com o decorrer do período aumentava o perigo para a baliza adversaria e foi num remate espectacular de Marcos Areias, que o Varzim chegou à vantagem. Apesar do domínio poveiro a Naval chega à igualdade, num penálti que deixa muitas dúvidas, pois Giga de forma alguma, parece ter lançado a bola para a frente fora de área. No entanto, o Varzim coloca-se imediatamente na frente do marcador pelo nosso bem conhecido Alexandre que voltou a vestir a nossa camisola e a marcar golos pelo nosso Varzim. Chegou o final do 1º período com vantagem por 2-1.

O 2º período foi idêntico ao primeiro, embora se começasse a notar uma tendência da equipa de arbitragem para equilibrar a partida. O Varzim chega ao 3-1 numa excelente jogada de Abílio que serve de bandeja Alexandre para este aumentar a vantagem para 3-1. O domínio acentuava-se mas mais uma vez surge uma grande penalidade muito duvidosa contra a equipa poveira. O adversário não desperdiçou e estabeleceu o resultado em 3-2, com que terminou o 2º período.

O 3º período foi excepcional por parte dos Lobos do Mar, autentico vendaval de futebol ofensivo com jogadas extremamente bem delineadas. Com naturalidade para quem assistia Abílio fez o 4-2 favorável ao Varzim, Palhinha dilatou a vantagem para 5-2 e Patrício fechou a contagem em 6-2. O resultado poderia ter sido avolumado ainda mais para premiar os adeptos poveiros presentes mesmo com chuva, mas o guarda-redes adversário esteve em grande nível.

Francisco Tobias: Quero dar os parabéns aos meus atletas pelo excelente desempenho que demonstraram ao longo do jogo. Foi sem sombra de dúvida mais uma prova de qualidade da nossa parte, começando a cimentar cada vez mais o nosso clube no panorama do futebol praia nacional. Conseguimos tornar o jogo mais fácil do que se previa inicialmente, contudo a partida foi sendo equilibrada por outros factores. Acho estranho a nossa equipa em 2 jogos ter sofrido 4 golos no total, sendo 3 deles penáltis ridículos e completamente inventados. Mas estes factores só vêm realçar ainda mais a nossa boa prestação até ao momento.

Antevisão: VARZIM – RIO AVE

Francisco Tobias: Vamos defrontar a equipa organizadora da prova e todos sabem os benefícios que quem organiza os torneios normalmente consegue tirar. Neste momento sabemos que se ganharmos não só nos qualificamos para a fase final, como ficamos em 1º de grupo, como melhoramos a melhor classificação de sempre do Varzim. Todas as equipas estarão a torcer por uma derrota do Varzim, aliado ao facto do apoio que o rio ave terá e por estar apurado o Rio Ave jogará com muita confiança perante o seu público.
Tudo faremos para honrar a nossa camisola e surpreender o país com a presença do Varzim na fase final. Pedimos mais uma vez o apoio dos nossos excedíveis adeptos que tanto se tem feito ouvir.

Hoje vamos todos deslocar-nos em força até á praia das Caxinas para apoiar o nosso Varzim que tem uma partida decisiva frente ao Rio Ave. Traz a tua camisola e o teu cachecol!

Força Varzim S.C!

Rui Figueiredo poderá ser o próximo reforço

Segundo um jornal desportivo, Rui Figueiredo já tem tudo acertado com o Varzim S.C.

Rui Figueiredo tem 28 anos, é avançado, e jogou na época anterior no Nea Salamis, Chipre. Representou também clubes como o Gil Vicente e Desportivo das Aves.

16 de julho de 2011

João Faria no Varzim

O internacional sub-21 João Faria (ex.Ribeirão) é reforço para a próxima época.

Gostei bastante desta contratação, penso que a direcção está a mexer-se bem. Vamos aguardar por mais novidades até segunda-feira (apresentação aos jornalistas).

Varzim S.C 2 x 2 (0 x 1 gp) Vitória de Guimarães



A estreia no campeonato nacional afigurava-se complicada, para os Lobos do Mar, que iriam defrontar um adversário com grandes aspirações na prova, nomeadamente a equipa do Vitória de Guimarães.

O primeiro período começou com dificuldades, para os poveiros que na posse de bola tomavam decisões precipitadas. O adversário aproveitava a falta de esclarecimento dos varzinistas e começavam a criar perigo para a baliza de Giga. No entanto a espaços, os poveiros também colocavam a baliza do adversário em sobressalto. Com muita raça conseguiram segurar o nulo até final do 1º período.

O segundo período foi espectacular, com os poveiros a começar a subir de rendimento e a disputar cada lance e cada espaço de terreno com o adversário. No entanto contra corrente de jogo o adversário chega à vantagem num penalti no mínimo duvidoso, com Ruben Pereira de costas para a bola levou com a bola no braço. O Varzim reagiu de imediato, numa excelente jogada Giga coloca a bola em Abílio, que de primeira serve Palhinha, que na cara do guarda-redes, fez o golo do empate a uma bola. Mesmo no final do segundo período, o adversário num lance precedido de vários ressaltos, consegue colocar-se em vantagem de 2-1.

O terceiro período, o Varzim reage e arrisca tudo para conseguir chegar à igualdade, e num lance infeliz do guarda-redes adversário, chega à igualdade por intermédio de Abílio, que provocou esse mesmo erro. O Varzim subia de rendimento e mostrava-se cada vez mais confiante e denotava superioridade em alguns momentos da partida. Com as melhores oportunidades a surgirem para a equipa do Varzim, chegou o final do 3º período.
Por se encontrar empatado o jogo foi levado para prolongamento de 3 minutos, aqui o Varzim continuou por cima do adversário. No entanto, os guarda-redes levavam a melhor sobre os avançados. Mesmo no final, Alex de cabeça na cara do guarda-redes não conseguiu desfeitear o guarda-redes adversário.
Seguiram-se os penaltis por morte súbita, em que levou a melhor a equipa do Vitoria de Guimarães, já que os lobos-do-mar não tiveram a pontaria afinada.

Francisco Tobias: Quero dar os parabéns aos meus atletas pela boa partida que realizaram. Foi um jogo de grande nível entre duas boas equipas. Crescemos ao longo do jogo, o que nos leva a pensar que por ser o nosso primeiro jogo oficial pode ter pesado na entrada que tivemos. Fomos aumentando a nossa qualidade no decorrer do jogo, no entanto foi pena a sorte na lotaria dos penaltis não nos ter sorrido, porque fizemos por merece-la. O adversário também está de parabéns pela vitória que alcançou. Quero agradecer a presença dos adeptos varzinistas, porque o seu apoio foi sentido dentro do campo


Antevisão: Varzim S.C x Naval

Francisco Tobias: A equipa do Varzim está destroçada pelo resultado nos penaltys, sendo essa agora a minha preocupação, porque tenho que recuperar os índices de confiança e motivação para o jogo de hoje que será difícil. Além disso junta-se o desgaste físico e emocional pelo prolongamento e penaltis do jogo contra o Guimarães.
Será difíceis os jogos que restam, mas temos que nos unir cada vez mais e procurar com mais afinco atingir os nossos objectivos. Uma vitória hoje é determinante e consolida o nosso projecto de cimentar o Varzim Sport Club no panorama do futebol praia nacional. Peço aos adeptos do Varzim venham-nos apoiar porque vamos precisar do vosso apoio.

15 de julho de 2011

Varzim S.C 63/64

A estreia do Varzim na 1ª. Divisão Nacional remonta à temporada de 1963/64, de parceria com outro inédito na competição, o Seixal, por troca com os despromovidos da época anterior, Feirense e Atlético. Campeão Nacional da 2ª. Divisão, o Varzim entrava num nova etapa da sua história.

No torneio em que os poveiros eram neófitos, eram as 14 equipas em presença, Benfica, F.C.Porto, Sporting, Vitória de Guimarães, Desportivo de CUF, Belenenses, Vitória de Setúbal, Leixões, Académica, Lusitano de Évora, Olhanense, Barreirense e os recém-chegados Varzim e Seixal. No termo do Campeonato - ganho pelo Benfica, à frente de portistas e sportinguistas - o Varzim classificava-se num meritório 10º. lugar, com 8 triunfos, 4 empates e 14 derrotas, um goal-average de 37-57 e um total de 20 pontos, precedendo o Lusitano de Évora, o Seixal, o Olhanense e o Barreirense (despromovidos).

Aqui está mais uma relíquia do nosso clube (esta dedicada aos mais velhos). A estreia do Varzim S.C na Primeira Divisão.
Eu sei que os mais velhos visitam o nosso Blog, portanto, desafio esses nossos visitantes a descobrir os nomes da equipa (na imagem).

13 de julho de 2011

Dito em entrevista


Nelsinho regressa ao Varzim

O Varzim anunciou no seu site oficial, o regresso de Nelsinho, que já representou a camisola Alvi-Negra em épocas anteriores (08/09 - 09/10).

Varzim S.C 76/77

Regressando aos tempos gloriosos do nosso clube...

O Varzim, treinado por António Teixeira, adornado com o título de campeão nacional da 2ª Divisão, regressa ao patamar superior em 1976/77, já com o Campeonato integrando 16 clubes. Uma carreira que surpreende muita gente leva os poveiros ao sétimo lugar final, por força de 10 triunfos, 11 empates e, apenas nove derrotas, para um total de 31 pontos - menos três do que o quarto classsificado, o Boavista.

Alguém arrisca este onze?

11 de julho de 2011

Guarda-redes Miguel regressa ao Varzim

O Varzim assegurou hoje a contratação do guarda-redes poveiro Miguel, de 37 anos, que na temporada passada actuou no Lousada.

Será o “regresso a casa” do experiente guardião, que além de fazer toda a sua formação no emblema poveiro, actuou 11 temporadas na equipa sénior dos alvi-negros, antes de sair para o Vitória de Guimarães, tendo ainda representado as equipas do Maia, Trofense, Chaves e Moreirense.

Como curiosidade, Miguel regressa ao Varzim na mesma altura que o seu irmão, Octávio Moreira, que também fez a sua formação como atleta no clube, e que será adjunto do novo técnico da equipa Dito.

Noutro âmbito, a direcção encabeçada por Lopes de Castro, que venceu o acto eleitoral, no último sábado, vai tomar posse de funções esta terça-feira (12 de Julho), às 21h30, numa cerimónia marcada para o Diana Bar. Póvoa Semanário

Excelente reforço. Bem-vindo, de regresso a casa, grande Miguel!

Dito vai treinar o Varzim

A temporada dos poveiros ainda não arrancou e o Varzim já vai no terceiro treinador.

Depois de Rui Quinta, que foi para adjunto de Vítor Pereira no FC Porto, e do anúncio de Carlos Garcia, que era o treinador do candidato Lopes de Castro, que venceu as eleições para a presidência do clube, afinal, o comando técnico será entregue a Dito, que, recentemente, venceu a Taça das Regiões da UEFA. ABola

O compromisso de Carlos Garcia estabelecido com Lopes de Castro não passou a acordo por desentendimento quanto aos jogadores que viriam reforçar o clube. O treinador apostava em certos atletas da sua confiança para atacar o objectivo da subida, mas foi-lhe dito que o Varzim não poderia suportar os salários pretendidos.

Varzim Campo de Férias

Na semana de 4 a 8 de Julho do corrente, realizou-se, na Póvoa de Varzim, uma iniciativa inédita nos 95 anos de história do clube. O Varzim Sport Club realizou um campo de férias desportivas, denominado Varzim Campo 2011, onde foram realizadas inúmeras actividades desportivas, entre as quais: Ténis, Squash, Peddy-Papper, Canoagem, Futebol Praia, Natação, Polo Aquático, Basquetebol, Ténis de Mesa, karaté, Fut-Volei, Voleibol, Arborismo, Slide, Andebol de Praia, Voleibol de Praia e Futsal. Para a realização destas actividades, foram utilizadas as excelentes estruturas, que a Povoa de Varzim tem para a prática de desporto, entre as quais: Pavilhão Municipal, Piscinas Municipais, Estádio do Varzim, Varzim Lazer (courts de ténis), Parque da cidade, Rates Park, Praias da Lagoa e da Fragosa, Pavilhão do Clube Desportivo da Povoa e Escola Pratica dos Serviços Militares.

O Varzim Campo mobilizou mais de 77 pessoas, das quais 62 inscrições de rapazes e raparigas, sendo 34 participantes internos, que ficaram as 24 horas do dia ao encargo da organização e com alojamento no quartel, e 28 participantes externos, que no final das actividades da tarde, regressavam às suas residências.

A diversão foi a nota dominante, numa semana completamente diferente e de grande entusiasmo, onde a euforia apoderou-se dos participantes, que cresceram em responsabilidade, solidariedade desportivismo. Várias estrelas do desporto da Póvoa de Varzim juntaram-se a esta iniciativa e vieram demonstrar os seus atributos aos mais jovens. Bruno Alves, Adriano Niz, Eduardo Coelho, Nuno Oliveira e a equipa de Polo Aquático do CPN, orientada por Silvério, foram algumas estrelas Poveiras das diversas modalidades, que animaram e deram outra cor ao campo de férias.

O lucro do campo de férias destinou-se à aquisição de um desfibrilhador para o VSC melhorar as suas condições na prestação dos primeiros socorros aos atletas, colaboradores e assistência nas áreas destinadas ao Clube.

Francisco Tobias: A cidade da Póvoa de Varzim e o Varzim Sport Club proporcionaram às crianças e aos jovens da cidade, uma semana de férias de sonho, no que demonstraram ser duas instituições de grandeza considerável no nosso país. Foi este facto que alimentou o nosso projecto, sendo que fizemos tudo para que todos os participantes se sentissem extremamente felizes. Na hora de realizar o balanço do Varzim Campo, o resultado tem de ser forçosamente positivo, porque julgamos ter atingido todos os nossos objectivos, ultrapassando mesmo alguns deles. De realçar, que não existiu nenhuma desistência, o que comprova a qualidade do nosso campo de férias.

Gostaria agora de agradecer a todos que colaboraram no Varzim Campo, desde patrocinadores (Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, RCM Etiquetas, António Trocado Seguros, Agros, Pastelaria Luar, Pastelaria Doçura da Póvoa), aos monitores, pelo seu trabalho de qualidade, aos colaboradores, pela generosidade e empenho que demonstraram ao longo da semana, à secção de Squash e karaté do Varzim, ao Vila do Conde Kayak Club, aos Delfins por disponibilizarem uma nadadora salvadora na actividade de canoagem e aos motoristas, porque sem estas pessoas todas jamais seria possível concretizar este projecto. Por fim, deixo o meu apreço à secção de Futebol Praia do Varzim, responsável pela organização e que me serviu de suporte, nomeadamente Carlos Mateus e Nuno Ribeiro.

10 de julho de 2011

Impressões...

Olhando para o desfecho do processo eleitoral no Varzim, ocorrem-me algumas notas que convém que fiquem registadas.
Atenção: são as minhas notas. Admito que haja outros pontos de vista a aditar e até aceito debatê-los, mas dispenso bem a pobreza de espírito que já li em alguns comentários que a administração deste blogue, OBVIAMENTE, não irá publicar.

1. Não há soluções perfeitas e qualquer direcção que saísse destas eleições teria (e terá) imensas dificuldades para prosseguir a gestão do clube;

2. Ressaltam, no entanto, dados positivos:
2.1. depois do "jogo do empurra", dos candidatos que o eram e deixaram de o ser, e que obrigaram Lopes de Castro a prolongar o mandato por tempo indeterminado, o clube volta a ter uma direcção para três anos com plenos poderes para governar;
2.2. os que diziam que esta direcção estava ilegítima e ilegalmente em funções, à luz dos estatutos do Varzim, podem bem "meter a viola no saco", porque a decisão dos sócios (goste-se ou não) é soberana. Seja por 300, 400, 500, 10, 20 ou 1 voto;

3. Sob essa lógica, que resulta dos mais elementares princípios democráticos, os sócios escolheram Lopes de Castro e rejeitaram Pedro Faria. Puro e duro. Sem subterfúgios! Insultar o presidente eleito (e a maioria que o escolheu), ameaçar partir ou entregar os cartões de sócio na sede do clube, ameaçar deixar de ir ao futebol nos próximos três anos, são atitudes eivadas de facciosismo de quem não é varzinista, nem interessa ao clube.
EVIDENTEMENTE, o mesmo princípio se aplicaria se fosse a lista B a vencedora.
Não há lista A nem lista B. Há um clube que amamos: VARZIM SPORT CLUBE!
O mínimo que podemos E DEVEMOS exigir é que o clube seja governado com muito mais competência e muito menos sobressaltos do que até aqui;
4. No entanto, defendo (como defendi sempre) que qualquer, que fosse a lista perdedora, teria no seu elenco elementos válidos para ajudarem o projecto vencedor, qualquer que ele fosse;

5. Em observância a esse princípio, sugiro ao elenco directivo reeleito que considere a possibilidade de incorporar no seu grupo de trabalho o único elemento da lista B que, estou certo, poria o seu varzinismo acima de outros interesses: João Alexandre Vila Cova. Há que pôr pés no chão e ao caminho, dialogar, clarificar mal-entendidos, esquecer o passado infeliz e unir a família em torno do objectivo de levantar o Varzim neste momento difícil. Situações excepcionais requerem soluções excepcionais, orgulho a menos e dedicação a mais;

6. Parece-me que temos um bom princípio: Lopes de Castro já disse que conta com os elementos da lista derrotada e Pedro Faria prometeu ajudar o clube "no que for possível". Esperamos para ver até que ponto irá a declaração de boas intenções do candidato derrotado;

7. A diferença de 20 votos é uma prova de confiança na actual direcção. Mas é uma escolha caucionada. A diferença é muito curta: de 442 para 422. Lopes de Castro tem de entender bem este sinal: faltava sustentação e nomes credíveis à lista adversária mas, mesmo assim, ela conseguiu averbar votos suficientes para equilibrar a contenda eleitoral. Erros cometem-se. Esta direcção também os cometeu. O futuro exige muito mais competência;

8. O resultado de Pedro Faria acaba por não ser um mau resultado, e até lhe dá alguma reserva moral para pensar numa recandidatura daqui a três anos;

9. No entanto, Pedro Faria deu tiros certeiros no pé de que destaco o seguinte: para já não falar na súbita aparição de Bruno Alves, apresentar Fábio Coentrão como apoiante. O mesmo que, há umas épocas atrás, fez tristes ceninhas ao festejar os golos do Rio Ave na Póvoa. O mesmo (agora galáctico de Madrid) que, terminado o empréstimo do Benfica ao Saragoça de Espanha (recordo que, na altura, ele regressou ao Rio Ave), respondeu que "um retrocesso na carreira seria ir jogar para o Varzim". Estava o Sr. Pedro Faria à espera de quê? Por mais que digam que o Fábio não é o mesmo que estava no Rio Ave, os varzinistas têm memória. E a memória é um bem precioso. A amnésia conveniente fica mal. Mas isso pratica-se noutras paragens onde não faria mal uma boa nortada para levantar o nevoeiro;
10. Admito que, com mais dois ou três nomes de peso (leia-se CREDÍVEIS) na lista B, Lopes de Castro correria o risco sério de não ser reeleito;

11. O período eleitoral já passou: o presidente eleito é o presidente de TODOS os VARZINISTAS. Merece o nosso respeito e tem por obrigação prestar contas da sua gestão de forma transparente. Tem de ouvir os sócios não apenas nas Assembleias Gerais. Há que criar pontes de diálogo que permitam pensar a melhor forma de dar a volta a este momento difícil que atravessamos. Pontes de diálogo e não críticas gratuitas que, para além de carecerem de verdade, revelam-se inúteis e retiram influência a quem as profere.

12. Por último: TRABALHAR, TRABALHAR, TRABALHAR! A partir desta segunda-feira, o Varzim inicia a trajectória que, assim nós sejamos competentes (e Deus o queira), irá provar que esta despromoção à II Divisão Nacional foi, apenas, um incidente de percurso.

9 de julho de 2011

Lopes de Castro vence por 20 votos eleições no Varzim

Lopes de Castro vai continuar como presidente do Varzim. a lista A conseguiu 442 votos (50,05%) contra 422 (49,95%) votos da lista B de Pedro Faria. Votaram 883 associados, dos quais 14 brancos e 5 nulos.

Lopes de Castro reconheceu "que estes resultados devem ter uma leitura, porque apresentam alguma insatisfação pelo nosso trabalho, mas que a partir de agora somos todos pelo varzim". O líder varzinista não pode dar um abraço a Pedro Faria, porque o candidato da lista B já não estava no local, mas aguarda que as ideias que foram apresentadas por este candidato sejam transmitidas à direcção.

Pedro Faria, candidato derrotado afirmou que está disponivel para colaborar com a direcção eleita e que caso Lopes de Castro pretenda, pode apresentar o investidor que apoiava a lista derrotada.

Entretanto Lopes de Castro, divulgou que o Varzim contratou Rui Silva, médio ex-junior do Benfica e Guimaraes e Paulo Roberto, avançado ex- Mirandela. Póvoa Semanário

6 de julho de 2011

Lopes de Castro confirma Garcia para treinador

Carlos Garcia vai ser o treinador do Varzim se Lopes de Castro vencer as eleições. O candidato da lista A revelou que o poveiro Octávio será o preparador físico e Rui Barbosa continua como adjunto, estando o início do trabalho marcado para dia 11. Lopes de Castro reassume que o objectivo da equipa passa pela subida à Liga de Honra (ouça as declarações nos nossos noticiário em podcast). O actual dirigente do Varzim anunciou que o plantel está em formação, mas divulgou ter chegado a acordo com mais três jogadores: o central Ginho (ex-Penafiel), o lateral-esquerdo Vítor Bruno (ex-Ribeirão) e o avançado Jaime Poulson (ex-Paredes).

Quem afinal não vai continuar é o médio Tito - mais um poveiro a desvincular-se do clube. Lopes de Castro fez estas revelações ontem, numa sessão de apresentação que serviu para justificar que vai a votos devido ao fracasso desportivo em que o clube mergulhou. A lista A revelou ainda que vai promover sessões de esclarecimento com os sócios nas sedes do Barreiros, Juvenorte e Leões da Lapa entre hoje e sexta-feira à noite.

A lista B vai fazer o mesmo ao final da tarde de amanhã na sede da Matriz. Nessa altura, Pedro Faria vai aproveitar para reafirmar que se candidata porque acredita que o Varzim é viável e tem de voltar aos grandes palcos do futebol português. Pedro Faria é um homem do futebol e promete dar o máximo pelo Varzim, pedindo aos sócios uma oportunidade para mostrar o trabalho de que é capaz. João Eusébio continua a ser o treinador escolhido pela lista B, tendo Miranda como adjunto, mas com jogadores não há qualquer compromisso. As eleições para o Varzim estão marcadas para sábado, entre as 10 da manhã e as 5 da tarde. A Rádio Onda Viva dedica-lhe uma emissão especial. Rádio Onda Viva

Tito no Desportivo das Aves

A sua saída é certa, vai assinar uma época pelo Desportivo das Aves.

Boa sorte Tito!

(ACT) Rafael no Setúbal.

5 de julho de 2011

Terroso no Leiria

Segundo o Jornal ABola, Tiago Terroso assinou um contrato válido para as próximas três temporadas com a União de Leiria.

O Blog Lobos do Mar deseja as maiores felicidades, e a maior sorte do mundo a Tiago Terroso, que deu sempre tudo pelo nosso clube.

Tiago Terroso deixa mensagem aos adeptos Varzinistas
"Queria agredecer por todo carinho e apoio que me deram, espero ver o grande Varzim a crescer daqui para a frente, vou estar sempre atento."

Boa sorte Terroso!

4 de julho de 2011

1 de julho de 2011

Alexandre integra Lista B liderada por Pedro Faria

Foi entregue ao fim da tarde, desta sexta feira, a lista de Pedro Faria concorrente ao acto eleitoral, marcado para o dia 9, deste mes. Alexandre ex atleta do Varzim, surge como a novidade

Depois de cumpridas as formalidades, a lista B pode concorrer com a de Lopes de Castro (Lista A). Deste modo Pedro Faria apresentou os restantes nomes do elenco directivo e do qual fazem parte Alexandre Vilacova, Andre Castro, Jose Rui Correia e J. Ramos Agra.

Na A. Geral, foi apresentado o nome de Jose Gavina e no Conselho Fiscal Carlos Batista. Póvoa Semanário

Varzim pode recuperar Honra via "secretaria"

O Varzim estará preparado para competir na Liga de Honra se eventualmente for repescado por impossibilidade legal de outro clube.

A garantia foi dada pelo presidente Lopes de Castro, que antevê problemas em muitas formações e não se admiraria de uma subida varzinista na secretaria.


Para poder beneficiar deste cenário, o dirigente lembra que é preciso ter os salários em dia e afirma que isso está a ser resolvido com verbas que estão para chegar via autarquia.

Entretanto, a saída do treinador Rui Quinta não vai alterar os objectivos e está para breve o anúncio jogadores experientes para atacar a nova temporada.

Por fim, Lopes de Castro não deixa de revelar alguma mágoa e estranheza pelas recentes rescisões de jogadores formados no clube. Rádio Onda Viva